Cadastro de Contas e Bens
Sumário
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para o cadastro Contas e Bens.
Este procedimento aplica-se a cadastrar as contas com os bens para controle, baixas e contabilização.
Pré-requisitos: Cadastro de Centros de Custo e Contas Contábeis, Cadastro dos Parâmetros Contábeis.

Figura 1: Fluxograma
Nesta tela, cadastramos as contas de patrimônio, contas contábeis e os históricos.

Figura 2: Tela PA501 – Contas Patrimônio
Ícone Incluir
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Utilizado para Incluir um registro de uma conta de patrimônio
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Ícone Atualizar
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Utilizado para atualizar/validar qualquer alteração realizada em um registro
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Ícone Excluir
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Utilizado para excluir um registro no sistema
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Ícone Consultar
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Utilizado para realizar a consulta de um registro de uma conta no sistema
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Ícone Próximo
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Utilizado para navegar entre os registros do sistema
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Para criar o cadastro de uma conta no sistema informe:
· Descrição da Conta
· Grupo que a conta pertence
· Sinal da Conta (conta positiva ou negativa)
· Sinalizar se é Conta de Edifícios
· Informar se é Conta sem Correção
· Informar se a conta está vinculada a um Centro de Custo
· Se houver Taxa de Depreciação Oficial, informar neste campo
· Se houver Taxa de Depreciação Gerencial, informar neste campo
· Taxa de Depreciação Vida Útil informada para as contas de bens
· caso hoiuver Indice Amortização, selecionar este parâmetro
· Selecione o Grupo para Sped que a conta fará parte
· Selecione no campo Utilização do Bem, a que se destina a conta
ü Contas Contábeis:
· Valor Original: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Depreciação: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Depreciação no Resultado: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Valor Original Vida Útil: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Depreciação Vida Útil: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Depreciação Resultado Vida Útil: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Correção Monetária: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Correção Monetária Depreciação: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Correção Monetária do Resultado: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Resultado da Baixa: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Devolução: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Inventário: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Obsolescência: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
· Perda: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento (para casos de roubo, desfragmentação do bem etc.)
ü Históricos:
· Depreciação: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
· Depreciação Vida Útil: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
· Correção Monetária: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
· Transferência de: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
· Transferência para: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
· Baixa: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
· Devolução: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
· Inventário: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
· Obsolescência: Campo formato lista, com os motivos informando o porquê do bem não ser mais utilizado
· Perda: Campo formato lista, com os motivos informando o porquê da perda do bem
Apósparametrizar o tipo de conta, basta clicar no ícone Incluir
, para realizar o cadastro das informações.


Figura 3: Tela PA501 – Contas Patrimônio
Caso necessite alterar algum dado do cadastro, após a realizar a alteração, clicar sobre o ícone Atualizar
.

Para realizar a exclusão de algum registro, basta clicar no ícone Excluir
, para que o sistema realize a exclusão do registro.

Para realizar uma consulta aos registros, basta informar o código da conta, e clicar no ícone Consultar
.

Caso queira navegar entre os cadastros, basta clicar no ícone Próximo para navegar pelos cadastros
.


Figura 4: Tela PA502 - Bens de Patrimônio
Ícone Incluir
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Utilizado para Incluir um registro de um bem de patrimônio
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Ícone Atualizar
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Utilizado para atualizar/validar qualquer alteração realizada em um registro
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Ícone Excluir
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Utilizado para excluir um registro no sistema
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Ícone Consultar
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Utilizado para realizar a consulta de um registro de patrimônio no sistema
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Ícone Próximo
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Utilizado para navegar entre os registros do sistema
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· Código da Conta: Campo numérico sequencial, atribuído pelo sistema
· Número do Bem: Campo numérico para informar o número do bem
· Número da Parcela: Campo para informar o número da parcela que corresponde ao bem
· Número da Reavaliação: Campo numérico usado para casos em que o bem foi reavaliado, reformado ou reparado, onde reparo adiciona vida útil ao bem
· Recebimento: Campo numérico para informar o número do recebimento do bem, (entrada no Almoxarifado)
· Fluxo de Caixa: Não obrigatório
· Centros de Custo: Campo formato lista, cadastrado previamente na tela CG510
· Código do Penhor: Não obrigatório
· Código da Planta: Não obrigatório
· Número da Máquina/Equipamento: Campo numérico para informar a Tag (número do patrimônio) da bem
· Marca: Campo para informar a marca do Bem
· Modelo: Campo para informar o modelo do Bem
· Ordem de Investimento: Campo para informar o número da ordem de investimento (não obrigatório)
· Proposta de Investimento: Campo para informar o número da proposta de investimento (não obrigatório)
· Nota Fiscal: Campo para informar o número da nota fiscal do Bem
· Depreciação Gera Crédito de PIS?: Campo para informar se a depreciação gera créditos
· Depreciação Gera Crédito de COFINS?: Campo para informar se a depreciação gera créditos
· Depreciação Vida Útil: Campo para informar em caso em que o bem foi reavaliado e a vida útil do Bem, será maior que o tempo de depreciação
· Bem Adquirido por Importação?: Campo para informar se o bem foi adquirido através de importação
· Taxa de Depreciação Vida Útil
· Data de Início da Depreciação Vida Útil: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar o início da depreciação
· Data de Incorporação Original do Bem: Campo formato data (dd/mm/aaaa)
· Data da Incorporação: Campo formato data (dd/mm/aaaa)
· Taxa de Depreciação Oficial: Campo numérico para informar o valor da depreciação do bem (este campo usa virgula como separador)
· Taxa de Depreciação Gerencial: Não é mais utilizado (não obrigatório)
· Data Início da Depreciação: Campo formato data (dd/mm/aaaa)
· Valor Original em Reais: Campo para informar o valor do bem expresso em R$
· Valor Original Vida Útil: Campo para informar a vida útil do Bem
· Valor Original UMC: Campo numérico para informar o valor em moeda corrente do bem (este campo usa virgula como separador)
· Valor Original UMG: Não é mais utilizado (não obrigatório)
· Descrição do Bem: Campo para descrever o nome do Bem
· Observação: Campo para inserir observações a respeito do Bem
Após realizar o preenchimento dos dados, basta clicar no ícone Incluir
, para realizar o cadastro das informações.

Caso necessite alterar algum dado do cadastro, após a realização da alteração, clicar no ícone Atualizar
.

Para realizar a exclusão de algum registro, basta clicar no ícone Excluir
, para que o sistema realize a exclusão do registro.

Para realizar uma consulta aos registros, basta informar o código da conta, e clicar no ícone Consultar
.

Caso queira navegar entre os cadastros, basta clicar no ícone Próximo para navegar pelos cadastros
.

Nesta tela, criamos os parâmetros do patrimônio, ou seja, data inicio e fim do exercício, calculos e seguro.

Figura 5: Tela PA503 – Parâmetros do Patrimônio
Ícone Atualizar
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Utilizado para atualizar/validar qualquer alteração realizada em um registro
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Ícone Consultar
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Utilizado para realizar a consulta de um registro de um exercício no sistema
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Para cadastrar um exercício, informe:
· A Data de início do Exercício (dd/mm/aaaa)
· A Data de final do exercício (dd/mm/aaaa)
· O Mês e ano do último cálculo (mm/aaaa)
· O Mês e ano da última atualização
· o Mês e ano da apólice do seguro
Após configurar as datas, basta clicar sobre o ícone Atualizar
, para que o sistema salve o registro.

Nesta tela, informamos a localização física dos bens de patrimônio cadastrados no sistema.

Figura 6: Tela PA505 - Planta de Localização dos bens
Ícone Atualizar
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Utilizado para atualizar/validar qualquer alteração realizada em um registro
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Ícone Consultar
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Utilizado para realizar a consulta de um registro de patrimônio no sistema
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Ícone Próximo
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Utilizado para navegar entre os registros do sistema
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Para criar o cadastro, informe:
· O código da Conta do bem
· O Número do Bem, cadastrado no sistema
· No campo Ação, certifique que esteja como Inc para incluir o registro
· No campo Planta, selecione o local de destino do patrimônio, ou seja, a localização física do bem.
Após o preenchimento dos campos, basta clicar sobre o ícone Atualizar
para que o sistema realize a confirmação do cadastro.


Figura 7: Tela PA505 - Planta de Localização dos bens