Cadastro de Contas e Bens

 

Sumário
 

 
1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para o cadastro Contas e Bens.
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se a cadastrar as contas com os bens para controle, baixas e contabilização.
 
3.Pré Requisitos
 
Pré-requisitos: Cadastro de Centros de Custo e Contas Contábeis, Cadastro dos Parâmetros Contábeis.
 
4. Fluxograma
 
Figura 1: Fluxograma
 
5.Procedimento
 
5.1 Cadastro de Contas do Patrimônio
 
ü Tela PA501 – Contas do Patrimônio
 
Nesta tela, cadastramos as contas de patrimônio, contas contábeis e os históricos.
 
                                             Figura 2: Tela PA501 – Contas Patrimônio
 
 
Ícone Incluir
 
Utilizado para Incluir um registro de uma conta de patrimônio
 
 
Ícone Atualizar
 
 
Utilizado para atualizar/validar qualquer alteração realizada em um registro
 
Ícone Excluir
 
 
Utilizado para excluir um registro no sistema
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para realizar a consulta de um registro de uma conta  no sistema
 
Ícone Próximo
 
 
Utilizado para navegar entre os registros do sistema
 
Para criar o cadastro de uma conta no sistema informe:
 
·     Descrição da Conta
 
·     Grupo que a conta pertence
 
·     Sinal da Conta (conta positiva ou negativa)
 
·     Sinalizar se é Conta de Edifícios
 
·     Informar se é Conta sem Correção
 
·     Informar se a conta está vinculada a um Centro de Custo
 
·     Se houver Taxa de Depreciação Oficial, informar neste campo
 
·     Se houver Taxa de Depreciação Gerencial, informar neste campo
 
·     Taxa de Depreciação Vida Útil informada para as contas de bens
 
·     caso hoiuver Indice Amortização, selecionar este parâmetro
 
·     Selecione o Grupo para Sped  que a conta fará parte
 
·     Selecione no campo Utilização do Bem, a que se destina a conta
 
ü Contas Contábeis:
 
·     Valor Original: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Depreciação: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Depreciação no Resultado: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Valor Original Vida Útil: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Depreciação Vida Útil: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Depreciação Resultado Vida Útil: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Correção Monetária: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Correção Monetária Depreciação: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Correção Monetária do Resultado: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Resultado da Baixa: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Devolução: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Inventário: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Obsolescência: Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento
 
·     Perda:  Campo numérico para informar a conta contábil para este lançamento (para casos de roubo, desfragmentação do bem etc.)
 
ü Históricos:
 
·     Depreciação: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
 
·     Depreciação Vida Útil: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
 
·     Correção Monetária: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
 
·     Transferência de: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
 
·     Transferência para: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
 
·     Baixa: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
 
·     Devolução: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
 
·     Inventário: Campo formato lista, nativo do sistema para informar o tipo de histórico a ser cadastrado
 
·     Obsolescência: Campo formato lista, com os motivos informando o porquê do bem não ser mais utilizado
 
·     Perda: Campo formato lista, com os motivos informando o porquê da perda do bem
 
Apósparametrizar o tipo de conta, basta clicar no ícone Incluir , para realizar o cadastro das informações.
 
  Figura 3: Tela PA501 – Contas Patrimônio
 
Caso necessite alterar algum dado do cadastro, após a realizar a alteração, clicar sobre o ícone Atualizar .
 
Para realizar a exclusão de algum registro, basta clicar no ícone Excluir , para que o sistema realize a exclusão do registro.
 
Para realizar uma consulta aos registros, basta informar o código da conta, e clicar no ícone Consultar .
 
Caso queira navegar entre os cadastros, basta clicar no ícone Próximo para navegar pelos cadastros .
 
5.2 Cadastro do Patrimônio
 
ü Tela PA502 – Bens de Patrimônio
 
 
Figura 4: Tela PA502 - Bens de Patrimônio
 
 
Ícone Incluir
 
Utilizado para Incluir um registro de um bem de patrimônio
 
 
Ícone Atualizar
 
 
Utilizado para atualizar/validar qualquer alteração realizada em um registro
 
Ícone Excluir
 
 
Utilizado para excluir um registro no sistema
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para realizar a consulta de um registro de patrimônio no sistema
 
Ícone Próximo
 
 
Utilizado para navegar entre os registros do sistema
 
 
·     Parcela Principal: Campo para marcar se é parcela principal                                                                                                                                                                                                                                
 
·     Código da Conta: Campo numérico sequencial, atribuído pelo sistema
 
·     Número do Bem: Campo numérico para informar o número do bem
 
·     Número da Parcela: Campo para informar o número da parcela que corresponde ao bem
 
·     Número da Reavaliação: Campo numérico usado para casos em que o bem foi reavaliado, reformado ou reparado, onde reparo adiciona vida útil ao bem
 
·     Recebimento: Campo numérico para informar o número do recebimento do bem, (entrada no Almoxarifado)
 
·     Fluxo de Caixa: Não obrigatório
 
·     Centros de Custo: Campo formato lista, cadastrado previamente na tela CG510
 
·     Código do Penhor: Não obrigatório
 
·     Código da Planta: Não obrigatório
 
·     Número da Máquina/Equipamento: Campo numérico para informar a Tag (número do patrimônio) da bem
 
·     Marca: Campo para informar a marca do Bem
 
·     Modelo: Campo para informar o modelo do Bem
 
·     Ordem de Investimento: Campo para informar o número da ordem de investimento (não obrigatório)
 
·     Proposta de Investimento: Campo para informar o número da proposta de investimento (não obrigatório)
 
·     Nota Fiscal: Campo para informar o número da nota fiscal do Bem
 
·     Depreciação Gera Crédito de PIS?: Campo para informar se a depreciação gera créditos
 
·     Depreciação Gera Crédito de COFINS?: Campo para informar se a depreciação gera créditos
 
·     Depreciação Vida Útil: Campo para informar em caso em que o bem foi reavaliado e a vida útil do Bem, será maior que o tempo de depreciação
 
·     Bem Adquirido por Importação?: Campo para informar se o bem foi adquirido através de importação
 
·     Taxa de Depreciação Vida Útil
 
·     Data de Início da Depreciação Vida Útil: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar o início da depreciação
 
·     Data de Incorporação Original do Bem: Campo formato data (dd/mm/aaaa)
 
·     Data da Incorporação: Campo formato data (dd/mm/aaaa)
 
·     Taxa de Depreciação Oficial: Campo numérico para informar o valor da depreciação do bem (este campo usa virgula como separador)
 
·     Taxa de Depreciação Gerencial: Não é mais utilizado (não obrigatório)
 
·     Data Início da Depreciação: Campo formato data (dd/mm/aaaa)
 
·     Valor Original em Reais: Campo para informar o valor do bem expresso em R$
 
·     Valor Original Vida Útil: Campo para informar a vida útil do Bem
 
·     Valor Original UMC: Campo numérico para informar o valor em moeda corrente do bem (este campo usa virgula como separador)
 
·     Valor Original UMG: Não é mais utilizado (não obrigatório)
 
·     Descrição do Bem: Campo para descrever o nome do Bem
 
·     Observação: Campo para inserir observações a respeito do Bem
 
Após realizar o preenchimento dos dados, basta clicar no ícone Incluir , para realizar o cadastro das informações.
 
Caso necessite alterar algum dado do cadastro, após a realização da alteração, clicar no ícone Atualizar .
 
Para realizar a exclusão de algum registro, basta clicar no ícone Excluir , para que o sistema realize a exclusão do registro.
 
Para realizar uma consulta aos registros, basta informar o código da conta, e clicar no ícone Consultar .
 
Caso queira navegar entre os cadastros, basta clicar no ícone Próximo para navegar pelos cadastros .
 
5.3 Parâmetros do Patrimônio
 
Nesta tela, criamos os parâmetros do patrimônio, ou seja, data inicio e fim do exercício, calculos e seguro.
 
ü Tela PA503 – Parâmetros do Patrimônio 
 
Figura 5: Tela PA503 – Parâmetros do Patrimônio
 
 
Ícone Atualizar
 
 
Utilizado para atualizar/validar qualquer alteração realizada em um registro
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para realizar a consulta de um registro de um exercício no sistema
 
Para cadastrar um exercício, informe:
 
·     A Data de início do Exercício (dd/mm/aaaa)
 
·     A Data de final do exercício (dd/mm/aaaa)
 
·     O Mês e ano do último cálculo (mm/aaaa)
 
·     O Mês e ano da última atualização
 
·     o Mês e ano da apólice do seguro
 
Após configurar as datas, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para que o sistema salve o registro. 
 
5.4 Planta de Localização do Bem                                                                                                                                                                              
Nesta tela, informamos a localização física dos bens de patrimônio cadastrados no sistema.
 
Figura 6: Tela PA505 - Planta de Localização dos bens
 
 
Ícone Atualizar
 
 
Utilizado para atualizar/validar qualquer alteração realizada em um registro
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para realizar a consulta de um registro de patrimônio no sistema
 
Ícone Próximo
 
 
Utilizado para navegar entre os registros do sistema
 
Para criar o cadastro, informe:
 
·     O código da Conta do bem
 
·     O Número do Bem, cadastrado no sistema
 
·     No campo Ação, certifique que esteja como Inc para incluir o registro
 
·     No campo Planta, selecione o local de destino do patrimônio, ou seja, a localização física do bem.
 
Após o preenchimento dos campos, basta clicar sobre o ícone Atualizar para que o sistema realize a confirmação do cadastro.
 
Figura 7: Tela PA505 - Planta de Localização dos bens
 
Caso queira realizar uma consulta, basta clicar no ícone Consultar e utilizar o ícone Próximo para navegar entre os cadastros.