Cadastro de Representante
 

 

Sumário

 
 

 

1.Objetivo

 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para realizar do cadastro de Representantes.
 
 

2.Campo de Aplicação

 
Este procedimento aplica-se a ao setor Comercial, nos processos envolvidos no cadastro dos Representantes.
 
 

3.Pré Requisitos

 
N/A
 
 

4.Fluxograma

 
N/A
 
 

5.Procedimento - Cadastro de Representante

 
📌 Tela AV504 – Cadastro de Representante
 
Nesta tela, cadastramos os representantes e seus dados comerciais. 
 
 
Figura 1: Tela AV504 – Cadastro de Representantes
 
 
Para cadastrar um novo Representante:
 
·     Informar o código do Representante no campo Código
·     Selecionar o campo Tipo, com Representante
·     Informar o Nome sem abreviações no campo de mesmo nome
·     Informar no campo Nome, o nome do Representante
·     Informar, o Nome Comercial do Representante
·     No campo Pessoa Física, informar o nome Pessoa Física do Representante
·     No campo Dt. Nascimento, informe a data de nascimento do Representante
·     Selecionar o Parâmetro Emite Etiqueta, como “Sim
·     Os parâmetros: Bloqueio, Possuiu Vendedor, Comissão por Seguimento, e Dasat. Cons. Pagamento, devem ser marcados com “Não
 
 
Campos de Endereço:
 
📌 Representada
·     No campo Endereço, o nome da rua da Representada e também o número
·     Bairro
·     País
·     Cep Local
 
 
📌 Endereço para Correspondência:
Caso o endereço para correspondências, seja o mesmo, basta clicar sobre o ícone Repetir , para que o sistema preencha de forma automática o endereço para correspondência, com base no endereço da Representada.
 
 
Figura 2: Tela AV504 – Cadastro de Representantes
 
 
Dados de contato do Representante:
·     Telefone (fixo)
·     Telefone Celular
·     Telefone Celular da Empresa
·     Ramal (caso houver)
·     E-mail
·     Selecionar um Tipo de Envio: Retira, Correio, Transportadora
 
 
Dados da Região, Estatísticas e Supervisão/Gerência
·     Selecionar qual será a Filial de vendas do Representante
·     Selecionar o Supervisor de vendas do Representante
·     Selecionar o Mercado que o Representante atenderá
·     Selecionar o Gerente do Representante
·     Selecionar o campo Região tabela preço como “Nulo”
·     Selecionar a Região Estatística do Representante
·     Selecionar o Estado Estatístico do Representante
·     O campo Repres. Subst (Representante Substituído) serve quando um Representante vai ser substituído por Outro. Neste campo, informamos o código do Representante que irá substituir
·     Selecione o Campo Tipo como Representante
 
 
Dados PJ, Bancários e Comissão
Para o relatório FNR136 - Crédito em Conta Representante considerar a comissão do Representante, no cadastro do representante, deve constar o banco cadastrado.
 
 
Figura 3: Tela AV504 – Cadastro de Representantes
 
 
·     Informe o CNPJ do Representante
·     Informe a Data de Contratação do Representante
·     Informe a Conta Contábil da Comissão do Representante
 
 
ATENÇÃO
 
A conta contábil é necessário solicitar ao setor de contabilidade, informando código do representante, CNPJ e razão social. É necessário também buscar a informação se o Representante faz parte do simples nacional no site http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes.aspx?id=21 , caso faça parte, o campo % I.R.R.F. s/com. deverá ficar em branco, caso não seja optante o percentual é de 1,5%.Este documento deve ser impresso e guardado junto com os demais documentos.
 
 
 
·     Selecione o Banco  e agência que o Representante utilizará
·     Informe o número da Conta Corrente
·     Informe o CPF do Representante
·     Informe o número do CORE do Representante
·     Informe o número do Cliente Faturamento do Representante
·     Para preencher o campo % IRRF sobre a Comissão, seguir a regra: Se for Simples Nacional, campo permanece em branco. Caso não faça parte do Simples Nacional, informar 1,5%.
·     Selecionar como “Sim” o campo Possui Contrato
·     Informar o número da Identidade do Representante
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Incluir , para que o sistema realize a inclusão do Representante na base de dados da empresa. 
 
 
Figura 4: Tela AV504 – Cadastro de Representantes
 
 
Após a inclusão do Representante no sistema, acessar a tela AV504 – Comissão de Representantes, para cadastrar a comissão a que o representante terá direito.
 
 

5.1 Cadastro de Comissão de Representantes

 
📌 Tela AV564 – Comissão Representantes
 
Nesta tela, informamos a comissão que o Representante terá direito.
 
 
Figura 5: Tela AV564 – Comissão de Representantes
 
 
Para cadastrar uma comissão:
·     Informe no campo Representante, o código do Representante
·     Informe no campo Código 1 (Comissões)
·     No campo Comissão sobre Pagamentos, informar na coluna Rep. o percentual de comissão pago ao Representante
·     Certifique que o campo Ação esteja como Inc(Incluir), para cadastrar a comissão
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para cadastrara comissão. Após cadastra a comissão, acessar a tela AVR084 – Comissão Especial do Produto Representante, para cadastrar a comissão dos demais produtos/categorias que o percentual é diferente do que está acordado em contrato.
 
 

5.2 Comissão Especial

 
📌 Tela AVR084 – Comissão Especial do Produto
 
 
Figura 6: Tela AVR084 – Comissão Especial do Produto para Representante
 
 
Para incluir o relatório na fila de execução:
·     Informe no campo Repetitivo 6, a categoria de produtos que tem a comissão diferenciada
·     Informe no campo Opcional 4, o percentual da comissão dos produtos com comissão diferenciada
·     No campo Repetitivo 5, informe o código do Representante
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Incluir , para enviar o relatório para a fila de execução.
 
 
Figura 7: Tela AVR084 – Comissão Especial do Produto para Representante
 
 

5.3 Filial que não Participa da Comissão por Desconto

 
📌 Tela AV912 – Filial que não Participa da Comissão por Desconto
 
Nesta tela, cadastramos o Representante para a venda de cordéis, pois ele não participar da Comissão por Desconto.
 
 
Figura 8: Tela AV912 – Filial que não Participa da Comissão por Desconto
 
 
Para cadastrar o Representante como filial que não participa da comissão por desconto:
·     Selecione o campo Tipo como Representante
·     No campo Código, informe o código do Representante
·     Certifique que o campo Ação, esteja como Inc (incluir)
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Atualizar
 
 
Figura 9:  Tela AV912 – Filial que não Participa da Comissão por Desconto
 
 

5.4 Incluir/Substituir Cidades

 
📌 Tela AVR005 – Substituição Representante nos Clientes
 
Para incluir as cidades/clientes que o representante vai atender, é necessário executar o relatório AVR005. Se o Representante herdar a região integral de outro Representante seguir o “modelo 1” da execução do relatório.
 
Se o Representante for contratado para a divisão da área de vendas, é necessário ter a informação de qual Representante/área que será cedida e executar o relatório AVR078 para buscar os cep da cidade para informar no relatório AVR005, neste caso usar o “modelo 2”.
 
 
Modelo 1: Área Integral
Quando um representante herdar a área integralmente:
 
 
Figura 10: Tela AVR005 – Substituição Representante no Cliente
 
 
Para incluir o relatório na fila de execução, informe:
·     No campo Obrigatório 1, informe o código do Representante antigo
·     No campo Obrigatório 2, informe o código do Representante atual
·     No campo Opcional 3, marque o parâmetro como “Sim”
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Incluir , para enviar o relatório para a fila de execução.
 
 
Modelo 2: Divisão de Área
Quando um Representante Dividir uma área com outro Representante:
 
Executar o relatório AVR078 – Municípios Atendidos pelo Representante
 
 
Figura 11: Tela AV078 – Municípios Atendidos para Representantes
 
 
Para incluir o relatório na fila de execução, informe:
·     No campo Obrigatório 1, informe o Estado do Representante
·     No campo Repetitivo 2, informe o código do Representante
 
Caso necessite listar os clientes a partir de uma data específica, informe no campo Opcional 4.
 
Caso queira extrair o relatório para o Excel, utilize o campo Opcional 6.
 
 
Figura 12: Tela AVR005 – Substituição Representante nos Clientes
 
 
Após buscar o CEP básico das áreas a serem divididas, basta executar o relatório AVR005, com os parâmetros abaixo:
 
 
Figura 13: Tela AVR005 – Substituição Representante nos Clientes
 
 
Para incluir o relatório na fila de execução, informe:
·     No campo Obrigatório 1, informe o código do Representante antigo
·     No campo Obrigatório 2, informe o código do Representante atual
·     No campo Opcional 3, marque o parâmetro como “Sim”
·     No campo Repetitivo 4, informe o CEP Básico, das áreas a serem divididas
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Incluir , para enviar o relatório para a fila de execução.
 
 
NOTA
 
Quando um Representante novo substituir algum Representante, é necessário preencher na tela AV504 – Cadastro de Representante, (no cadastro do representante substituído) o campo “Repr.subst.”
 
Exemplo usado do representante 613 que foi substituído pelo representante 677.
 
 
Figura 14: Tela AV504 – Cadastro de Representante