Clientes que Ignoram a Política Financeira
 

 

Sumário

 
 

 

1.Objetivo

 
Este procedimento tem como objetivo exemplificar como efetuar o cadastro, consulta e exclusão de clientes que não se enquadram nas políticas internas relacionadas as áreas financeiras das empresas.
 
 

2.Campo de Aplicação

 
O processo aplica-se aos setores Financeiros das empresas, já que os mesmos irão efetuar o controle dos cadastrados e análise de quais possíveis clientes podem entrar nesta condição.
 
 

3.Pré Requisitos

 
N/A
 
 

4.Fluxograma

 
N/A
 
 

5.Procedimento - Cadastro de Clientes

 
📌 Tela AV854 – Clientes que Ignoram a Política Financeira
 
Nesta atividade, podemos efetuar o cadastro, consulta e exclusão de clientes que irão ignorar as políticas financeiras pré-estipuladas para empresa, isso enquadra questões de crédito, bloqueios e outras instancias.
 
 
Figura 1 Atividade: AV854 - Clientes que Ignoram a Política Financeira
 
 
 

Ícone Atualizar

 

Utilizado para atualizar os dados inseridos ou excluídos na atividade.

 

Ícone Consultar

 

Utilizado para efetuar consultas dos itens já presentes na atividade.

 

Ícone Próximo

 

Utilizado caso os itens apresentados na atividade extrapolem o limite permitido, assim clicando no ícone irá continuar a listagem.

 

Ícone Exportar para Excel

 

Utilizado para gerar um arquivo Excel (.CSV) de todos os dados apresentados em tela.

 

Ícone Excel Detalhado por Pedido

 

Utilizado para gerar um arquivo Excel (.CSV) detalhado por pedido de cada cliente consultado dentro de um espaço de tempo.

 

Botão de Ação

 

Utilizado para incluir ou excluir informações da tela quando utilizado em conjunto com o ícone atualizar.

 
 
O primeiro item que abordaremos será o cadastro de clientes dentro da atividade; para isso, terá que ter em mãos o CNPJ do mesmo, com isso deverá inserir a numeração no campo CNPJ e deixar o campo AÇÃO como INC , posteriormente clicar no botão de atualizar no topo da página.
 
 
Figura 2 Atividade: AV854 - Cadastro de Cliente/CNPJ
 
 
Ao realizar este processo a tela irá atualizar automaticamente e trará o cliente cadastrado na primeira linha de consulta e outros clientes já cadastrados subsequentes; assim finalizando o processo de cadastro.
 
 
Figura 3 Atividade: AV854 - Consulta Cliente após o Cadastro
 
 

5.1 Consulta de Clientes

 
Ao finalizar o processo de cadastro de um ou vários clientes, a listagem irá aumentar em determinado período; portanto, deveremos exemplificar como efetuar a consulta deste volume de dados.
 
Existem duas opções de realizar esta consulta, que seria incluindo diretamente o CNPJ do cliente no campo CNPJ da atividade e clicando no botão de consulta , ou efetuar apenas a consulta geral, caso não se recorde ou não possua a numeração do CNPJ, com isso trará a listagem por ordem numérica crescente; vale ressaltar que deverá acessar a atividade e clicar no botão de consulta sem informar nenhum dado adicional, caso não ser apresentado o cliente na primeira página, deverá clicar no botão de próximo até localizar o cliente necessário.
 
 
Figura 4 Atividade: AV854 - Opções de Consulta
 
 
Realizando este processo a listagem de clientes será apresentada e poderá encontrar as informações necessárias para a consulta ou constatação de divergência em pagamentos, descontos e afins; sendo que poderá consultar o nome do cliente, representante atrelado ao mesmo, o grupo de redes que o CNPJ faz parte, o usuário que efetuou a inclusão na atividade e a data desta inclusão.
 
 
Figura 5 Atividade: AV854 - Consulta Finalizada
 
 

5.2 Exclusão de Cadastros/Clientes

 
Como já abordamos os processos de cadastro e consulta, podemos repassar o processo de exclusão de cadastros de clientes da atividade AV854. Para iniciar o processo você deverá localizar o cliente que deseja efetuar a remoção, sendo que para efetuar está busca pode estar tirando as suas dúvidas no tópico acima.
 
Com o cliente localizado, você deverá alterar o campo ação para EXC , sendo que está opção será a responsável pela exclusão do cadastro deste cliente dentro dos parâmetros do sistema. Depois de marcar a ação, deve-se clicar no botão de atualizar no topo da página.
 
 
Figura 6 Atividade: AV854 - Opção de Exclusão de Cadastro
 
 
Efetuando este processo o cadastro já estará removido e não será mais apresentado na atividade, bem como não será mais desconsiderado dentro das políticas da empresa onde se encontrava o cadastro na AV854.
 
 

5.3 Exportação de Dados para Excel

 
Outra funcionalidade importante desta atividade é a exportação dos dados para Excel; sendo que possuímos dois ícones dentro da tela. O primeiro deles seria a exportação comum para Excel (.CSV) como já ocorre em outras atividades do sistema, quando clicado sobre o ícone será gerado um arquivo com todos os dados e filtros adicionados para consulta dentro da atividade naquele momento.
 
 
Figura 7 Atividade: AV854 - Exportar para Excel Simples
 
 
O segundo ícone disponível também efetua a exportação de um arquivo Excel (.CSV), porém ao clicar sobre o botão será gerado um arquivo detalhado por pedido de cada cliente; porém para isso será aberta uma janela pop-up onde deverá ser informado o período que o documento deve buscar estas informações e clicar em confirmar para o arquivo ser gerado.
 
 
Figura 8 Atividade: AV854 - Confirmação Exportar Excel Detalhado por Pedido
 
 
Ao efetuar este processo a tela gerará o arquivo e será apresentado no canto superior direito do seu navegador para abertura; lembrando que devem ser utilizados os aplicativos Microsoft Excel ou Libre Office Calc para efetuar a abertura destes documentos.
 
 
Figura 9 Atividade: AV854 - Excel Detalhado por Pedido Exportado