Dossiê de Cobrança


Sumário
 
 

1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a realização dos cadastros e consultas ao histórico de crédito do cliente.
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se a ao setor Financeiro, nos processos de análise de crédito de clientes e cobrança.
 
3.Pré Requisitos
Pré-requisitos: N/A.
 
4.Fluxograma
N/A.
 
5.Procedimento
 
5.1 Parâmetros  
 
ü Tela FN506 – Dossiê de Cobrança
 
Nesta tela, realizamos o registro dos contatos de cobrança, formando um dossiê da cobrança ao cliente.         
 
Figura 1: Tela FN506 – Dossiê de Cobrança
 
Para iniciar o registro, basta informar o código do cliente no campo Cod. Cliente, e clicar sobre o ícone Consultar , ou realizar a busca pelo cliente, utilizando o ícone Buscar cliente , onde o sistema exibirá uma nova guia para a realização da pesquisa.
 
Informando o nome do cliente, e pressionando a tecla Enter do teclado do computador, o sistema exibirá na guia o cliente(s), sugerido na pesquisa.
 
Figura 2: Tela FN506 – Dossiê de Cobrança
 
Clicando sobre o código do cliente, o sistema carregará na tela FN506, o dossiê do cliente.
 
Figura 3: Tela FN506 – Dossiê de Cobrança
 
Clicando sobre o ícone Incluir Anexos, o sistema exibirá uma guia, para que um arquivo possa ser anexado ao dossiê do cliente:
 
Figura 4: Tela FN506 – Dossiê de Cobrança
 
Após incluir arquivos, é possível consultar a lista de anexos, clicando sobre o ícone Anexos, onde o sistema exibirá a lista com os anexos.
 
Figura 5: Tela FN506 – Dossiê de Cobrança
 
Caso deseje excluir um anexo, basta selecionar Excluir, que o sistema exibirá uma mensagem de afirmação da exclusão, clicando sobre OK, o anexo será excluído.
 
Figura 6: Tela FN506 – Dossiê de Cobrança
 
Para registrar um contato de cobrança:
 
ü Aba Contato
 
Figura 7: Tela FN506 – Dossiê de Cobrança
 
·     Incluir a data de verificação, ou seja, a data do contato (campo no formato dd/mm/aaaa)
 
·     Marcar ou não o parâmetro Incobrável (sem possibilidade de cobrança)
 
·     Marcar o parâmetro Ação de Cobrança
 
·     Incluir as tratativas do contato (campo contato)
Após a inclusão das informações, basta clicar no ícone Atualizar , para que p contato fique registrado. Ficam registrados: A data da última verificação, o usuário que realizou o contato e o parecer sobre o contato.
 
Passando o mouse, sobre o registro do contato, o sistema exibe uma guia com o parecer que foi incluído.
 
Figura 8: Tela FN506 – Dossiê de Cobrança
 
ü Aba Duplicas em aberto
Nesta aba, o sistema exibe as duplicatas em aberta do cliente, e as que estão vencidas, um ícone de alerta , aparece junto a duplicata, para sinalizar o vencimento.
 
Figura 9: Tela FN506 – Dossiê de Cobrança