Impressão de Relatórios


Sumário
 

1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a realização da impressão e compartilhamento de relatórios.
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se a todos os usuários do sistema.
 
3.Pré Requisitos
 
Pré-requisitos: N/A
 
4.Fluxograma
N/A
 
5.Procedimento
 
5.1 Impressão de Relatórios 
 
ü Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
Nesta tela, realizamos a gestão dos relatórios executados pelo sistema. Consultamos, salvamos, recuperamos e transferidos para outro usuário, os relatórios gerados.
 
Figura 1: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
 
Ícone Consultar
 
Utilizado para consultar os arquivos de relatório do usuário
 
 
Ícone Ajustar Dados
 
Utilizado para exibir/ocultar colunas da tela
 
 
Ícone Recuperar Relatório
 
Utilizado para recuperar um backup de um relatório
 
 
Ícone Selecionar Backup para Salvar
 
Utilizado para selecionar os backups que serão salvas
Seleciona os Backups que serão salvos
 
 
Ao acessar a tela, todos os relatórios executados pelos usuários, serão exibidos.
 
Figura 2: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
Os campos do cabeçalho da tela, funcionam como filtros. São os campos:
 
·     Solicitação: Informe neste campo o número da solicitação que originou a execução do relatório
 
·     Usuário Execução: Neste campo podemos selecionar o nome do usuário executante do relatório no formato (nome.sobrenome) Login do sistema
 
·     Usuário: Neste campo, podemos digitar o login do usuário no formato (nome.sobrenome)Login do sistema
 
·     Código Relatório: Neste campo, podemos buscar o relatório, pelo código da atividade. Exemplo: AVR030
 
·     Nome do Relatório: Neste campo, podemos buscar o relatório pelo nome da atividade: Exemplo: Notas Fiscais
 
·     Situação: Neste campo, podemos filtrar a pesquisa pela situação do relatório: Disaponível e Vizualizado
 
·     Visualizar: Nesta campo, podemos filtrar os relatórios pela seguinte forma: Todos, Somente Download ou Somente Erros 
 
·     Apresentar: Este parâmetro, permite filtrar os relatórios em duas opções: Não Salvas ou Todos
 
5.1.1 Ajustar Dados
 
Esta funcionalidade, permiti ocultar/exibir alguma das colunas da visualização de relatório e também exibir os relatórios com erros, no topo da tela. Clicando sobre o ícone Ajustar Dados , uma guia será exibida para que se possa remover uma das colunas ou agrupar os erros.
 
Figura 3: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
Para remover uma das colunas:
 
·     Basta selecionar a coluna que deseja remover
 
Para agrupar os relatórios com erros no topo da tela, basta selecionar o parâmetro Agrupar erros no Topo.
Após selecionar a coluna, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para registrar a alteração. Para a tela apresentar as modificações realizadas, basta clicar novamente sobe o ícone Consultar , para recarregar as informações com as modificações realizadas.
 
Figura 4: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
5.1.2 Recuperação de Backup
 
Esta funcionalidade, permite recuperar um backup de um relatório, a partir do número da solicitação gerada, no momento da inclusão do relatório na fila de produção tela GS1005 – Consulta Fila de Relatórios.
 
Figura 5: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
Para recuperar um backup de um relatório:
 
·     Informe o número da Solicitação no campo de mesmo nome
 
Após informar o campo, basta clicar sobre o ícone Consultar , para que o sistema recupere o backup.
 
5.1.3 Selecionar Backup para salvar
 
Esta funcionalidade serve para criar um backup de um relatório. Clicando sobre o ícone Selecionar Backup para Salvar , dois novos ícones serão habilitados na barra de ferramentas e também um checkbox em cada relatório da lista.
 
Figura 6: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
Clicando sobre o ícone Selecionar Todos , todos os relatórios serão selecionados.
 
Figura 7: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
Para confirmar o salvamento do backup, basta clicar sobre o ícone Salvar Backups Selecionados . Neste instante, o ícone de Restaurar será habilitado para que o backup possa ser restaurado quando necessitar.
 
Figura 8: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
5.2 Consulta Parâmetros do Relatório e Download
 
5.2.1 Consulta os Parâmetros
 
Figura 9: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
Para consultar os parâmetros utilizados para parametrizar o relatório, basta clicar sobre o número da solicitação, onde uma nova guia será exibida com os parâmetros utilizados.
 
Figura 10: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
5.2.2 Download
 
Para realizar o download, basta clicar sobre a descrição do relatório, onde o arquivo será baixado na pasta de download do computador. Basta acessar o arquivo e abri-lo.
 
a.     Formato Visualizador do SINGE
 
Figura 11: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
b.     Formato PDF
Para gerar o arquivo em PDF, basta clicar sobre o ícone Gerar PDF , onde uma cópia do relatório gerada neste formato.
 
Figura 12: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
Para realizar o download, basta clicar sobre a descrição do relatório, onde o arquivo será baixado na pasta de download do computador. Basta acessar o arquivo e abri-lo.
 
Figura 13: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
Clicando sobre o ícone Salvar , o relatórios ficaram salvos e exibidos agrupados.
 
Figura 14: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
5.2.3 Transferir Dados
 
Nesta funcionalidade, é possível transferir um relatório para outro usuário.
 
Clicando sobre o ícone Transferir Dados Desse Usuário , uma nova guia será exibida para que o nome do usuário possa ser informado.
 
Figura 15: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
Informe no campo:
 
·     Para usuário, o nome do usuário no formato (nome.sobrenome) Login do sistema
 
Após informar o campo, basta clicar sobre o ícone Transferir Arquivo , para que o relatório possa ser compartilhado com outro usuário do sistema.
 
Figura 16: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
5.2.4 Excluir Itens
 
Existe a funcionalidade de excluir os relatórios que já foram extraídos do sistema por um download.
 
Figura 17: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
Para Excluir um item:
 
·     Basta selecionar o(s) item(ns) e clicar sobre o ícone Excluir, para excluir o download do sistema.  Neste instante uma mensagem de advertência será exibida, informando da exclusão permanente do relatório.
 
Figura 18: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
Basta clicar sobre o botão OK , para que o sistema exclusa definitivamente o relatório do sistema.