Inventário


Sumário
 
 

1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a realização do Inventário de Produto acabado e semiacabado e de materiais.
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se aos setores, Fiscal, PPCP, Produção, Almoxarifado e Controladoria no apoio aos processos de inventário.
 
3.Pré Requisitos
 
Pré-requisitos: Cadastro de Centros de Custo e Contas Contábeis, Cadastro de Produtos, Cadastro de Materiais, Cadastro de Ficha técnica, Cadastro de Filiais.
 
4. Fluxograma
 
Figura 1: Fluxograma
 
5.Procedimento                                                                                              
 
5.1 Inicialização do Inventário
Nota 1
 
Quando a empresa possuir filiais com estoques de produtos, o controle do inventário será separado para cada filial.
 
No caso de inventário de produtos, quando a empresa está em atividade normal, ou seja, está faturando, despachando mercadorias é necessário primeiramente bloquear o faturamento, devolução etc., ou seja, quaisquer movimentações no estoque lógico destes produtos. Uma forma de garantir este bloqueio é utilizar o parâmetro de inventário rotativo, que bloqueia qualquer movimentação lógica dentro do sistema. 
 
 
ü Tela INR001 – Inicialização do Inventário
 
O primeiro passo para iniciar um inventário dentro do sistema é executar o relatório INR001 para preparar todos os parâmetros que serão utilizados no decorrer do Inventário.
 
Figura 2: Tela INR001 – Inicialização do Inventário
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
 
·     Informe a opção do Inventário: Produto ou materiais
 
·     Informe o mês/ano do Inventário 
 
·     Se for Inventário de produto: informe se será acabado ou semiacabado ou ainda ambos
 
·     Informe o código da filial inventariante
 
·     Informe se será Inventário Rotativo (Nota 1)
 
·     Se for Inventário em processo, informe a quantidade de contagens: uma duas, ou três.
 
Informando as opções da tela INR001, basta clicar no ícone Incluir , para que o relatório se encaminhe para a fila de produção.
 
5.2 Solicitação das Fichas                                                                                                        
 
ü Tela INR002 – Gera Fichas para Inventário
Nota 2
 
 Para materiais, se desejar fazer o inventário somente em alguns locais (Almoxarifados), basta solicitar fichas somente dos locais determinados. Os demais locais não serão atualizados, já para produto, todos os depósitos serão atualizados. A ficha precisa ser emitida por depósito, e cada ficha, respeitar a sua contagem/local.
 
 
 
Figura 3: Tela INR002 – Gera Fichas para Inventário
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
 
·     Informe para qual tipo de inventário, será gerado a ficha:  de produto ou material
 
·     Escolha o tipo de movimento que será adotada no inventário
 
·     Informe o mês/ano a considerar o movimento
 
·     Caso seja produto, informar o mercado (interno ou externo)
 
·     Se desejar, informe a divisão, caso a opção for produtos
 
·     Caso deseje um produto específico, basta informar o código
 
·     Se desejar uma determinada estação, informe-a
 
·     Se desejar desconsiderar uma determinada estação, informe-a
 
·     Informe o nível do produto (acabado ou semiacabado)
 
·     Informe a natureza da venda, se será só produtos unitários
 
·     Informe o código da filial
 
·     Para utilizar o coletor para a contagem, indicar o parâmetro 22 deste relatório
 
Os demais campos do relatório, seguem a mesma lógica de parametrização.
 
Informando as opções da tela INR002, basta clicar no ícone Incluir , para que o relatório se encaminhe para a fila de produção.
 
5.3 Solicitação de Fichas Individual                                                                      
 
5.3.1 Solicitação de Fichas Produto/Cor
 
ü Tela IN501 – Solicitação de Fichas Produto/Cor – Individual
 
Nesta tela, solicitamos as fichas de produto para inventário, de forma individualizada.
 
Figura 4: Tela IN501 – Solicitação de Fichas por Produto/Cor
 
·     Informe: A filial, código do produto, cor, o número do deposito, o lote, o número da filial, a quantidade (quantidade de fichas por produto).
 
Após inserir as informações, clique sobre o ícone Atualizar , para que o sistema possa gerar as fichas solicitadas.
 
5.3.2 Solicitação de Fichas de Materiais                                                           
 
ü Tela IN502 – Solicitação de Fichas de Material - Individual
 
Nesta tela, solicitamos as fichas para inventário de materiais, de forma individualizada.
 
Figura 5:Tela IN502 – Solicitação de Fichas de Materiais
 
·     Informe: Código do material, selecione almoxarifado na lista e a quantidade de fichas impressas por material
 
Após inserir as informações, clique sobre o ícone Atualizar , para que o sistema possa gerar as fichas solicitadas.
 
5.4 Listar Fichas para Inventário                                                                
 
ü Tela INR003 – Listar Fichas para Inventário
 
Este relatório, lista as fichas ainda não emitidas ou a relação de todos os produtos em elaboração, uma vez a ficha listada no INR003 ela não aparecerá mais para ser listada.
 
Figura 6: Tela INR003 – Lista de Fichas para Inventário
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
 
·     Informe o tipo de ficha deseja listar (produto, materiais ou processo)
 
·     Caso for de produto, existe a possibilidade de informar uma classificação
 
·     Informe uma filial
 
·     Caso for de material, existe a possibilidade de informar uma classificação
 
·     A ficha pode ser resumida ou completa
 
Os demais campos do relatório, seguem a mesma lógica de parametrização.
 
Informando as opções da tela INR003, basta clicar no ícone Incluir , para que o relatório se encaminhe para a fila de produção.
 
Nota 3
 
 Para produtos em processo as fichas serão criadas no apontamento da contagem, nas telas IN506 e IN507.
 
Se você desejar cancelar tudo o que foi feito até o momento (por redefinição dos parâmetros gerais ou erro na solicitação das fichas, por exemplo), você poderá reinicializar o inventário (reexecutando o INR001) removendo assim todas as fichas e recomeçando o inventário do zero. Porém, apenas quem abriu o inventário pode reiniciar o mesmo.
 
ü Exemplo de Fichas de Inventário
 
Figura 7: Exemplo 1 – Ficha de Inventário de Produto – Inventário Contato Manualmente
 
 
Figura 8: Exemplo 2 - Ficha de Inventário de Materiais –Resumido - Inventário Contato Manualmente
 
 
5.5 Digitação da Contagem                                                                                          
 
A digitação das contagens de produtos e materiais será feita nas telas IN503 – Digitação da Primeira Contagem e IN504 – Digitação da Segunda Contagem. No caso de a empresa optar por registrar a terceira contagem, a sua digitação será feita na tela IN509 - Digitação da Terceira Contagem.
 
5.5.1 Digitação da Primeira Contagem
 
ü Tela IN503 – Digitação da Primeira Contagem
 
Nesta tela, informamos as quantidades de material ou produto, encontrados na primeira contagem.
 
Figura 9: IN503 – Digitação da Primeira Contagem
 
·     Informe o tipo de contagem que será lançada (Produto ou Material)
 
·     Escolha a Filial na lista
 
·     Informe código da ficha
 
·     Informe a quantidade
 
Após inserir as informações em tela, basta clicar no ícone Incluir , para que o sistema realize a atualização das informações do inventário.
 
5.5.2 Digitação da Segunda Contagem                                                                                          
 
ü Tela IN504 – Digitação da Segunda Contagem
 
Nesta tela, informamos as quantidades de material ou produto, encontrados na segunda contagem.
 
Figura 10: IN504 – Digitação da Segunda Contagem
 
·     Informe o tipo de contagem que será lançada (Produto ou Material)
 
·     Escolha a Filial na lista
 
·     Informe código da ficha
 
·     Informe a quantidade
 
Após inserir as informações em tela, basta clicar no ícone Incluir , para que o sistema realize a atualização das informações do inventário.
 
5.5.3 Digitação da Terceira Contagem                                                           
 
ü Tela IN509 – Digitação da Terceira Contagem
 
Nesta tela, informamos as quantidades de material ou produto, encontrados na segunda contagem.
 
Figura 11: IN509 – Digitação da Terceira Contagem
 
·     Informe o tipo de contagem que será lançada (Produto ou Material)
 
·     Escolha a Filial na lista
 
·     Informe código da ficha
 
·     Informe a quantidade
 
Após inserir as informações em tela, basta clicar no ícone Incluir , para que o sistema realize a atualização das informações do inventário.
 
Nota 4
 
 Optando por registrar a terceira contagem, quando a primeira e a segunda contagem não baterem, será realizada a terceira contagem normalmente. Neste processo o que muda é a forma de registrá-la, que ao invés de comparar manualmente com as contagens anteriores para lançar as contagens corretas como acertos na tela IN505, a terceira contagem será digitada na tela IN509, e o sistema é quem fará a comparação com as contagens anteriores. A terceira contagem batendo com uma das duas contagens anteriores, o sistema vai considerar a ficha “sem diferenças”. A terceira contagem não fechando com nenhuma das duas contagens anteriores, o sistema cancelará automaticamente esta ficha, e gerará uma nova ficha para reiniciar todas as contagens do item com diferença. Enquanto as contagens desta nova ficha não forem digitadas e estiverem “sem diferenças”, o inventário não poderá ser finalizado.
 
 
 
5.5.4 Contagem On-Line                                                                                         
 
5.5.4.1 Primeira Contagem On-line
 
ü Tela IN516 – Primeira Contagem
 
Esta tela é utilizada apenas em coletores, realizando a bipagem do código de barras das etiquetas de inventário de Produtos na primeira contagem.
 
 
Figura 12: Tela Coletor
 
Após entrar com usuário e senha, basta clicar no ícone Atualizar , para o coletor conectar com o sistema.
 
Figura 13: Tela do Coletor – IN516
 
Nesta etapa, bipamos as fichas de inventário (Figura 14), da primeira contagem. Bip a bip, até finalizar as fichas.
 
ü Exemplo Ficha de Inventário on-line - Produto                                                                                                                                      
 
Figura 14: Ficha de Inventário on-line - Produto
 
5.5.4.2 Segunda Contagem                                                                          
 
ü Tela IN517 – Segunda Contagem
 
Esta tela é utilizada apenas em coletores, realizando a bipagem do código de barras das etiquetas de inventário de Produtos na segunda contagem.
 
Figura 15: Tela Coletor
 
Após entrar com usuário e senha, basta clicar no ícone Atualizar , para o coletor conectar com o sistema.
 
 
Figura 16: Tela do Coletor – IN517
 
Nesta etapa, bipamos as fichas de inventário (Figura 14), da segunda contagem. Bip a bip, até finalizar as fichas.
 
5.5.4.3 Terceira Contagem                                                                                                        
 
ü Tela IN518 – Terceira Contagem
 
Esta tela é utilizada apenas em coletores, realizando a bipagem do código de barras das etiquetas de inventário de Produtos na terceira contagem.
 
Figura 17: Tela do Coletor
Após entrar com usuário e senha, basta clicar no ícone Atualizar , para o coletor conectar com o sistema.
 
 
 
Figura 18: Tela Coletor – IN518
 
Nesta etapa, bipamos as fichas de inventário (Figura 14), da terceira contagem. Bip a bip, até finalizar as fichas.
 
Nota 5
 
 Optando por registrar a terceira contagem, quando a primeira e a segunda contagem não baterem, será realizada a terceira contagem normalmente. Neste processo o que muda é a forma de registrá-la, que ao invés de comparar manualmente com as contagens anteriores para lançar as contagens corretas como acertos na tela IN505, a terceira contagem será na tela IN518, e o sistema é quem fará a comparação com as contagens anteriores. A terceira contagem batendo com uma das duas contagens anteriores, o sistema vai considerar a ficha “sem diferenças”. A terceira contagem não fechando com nenhuma das duas contagens anteriores, o sistema cancelará automaticamente esta ficha, e gerará uma nova ficha para reiniciar todas as contagens do item com diferença. Enquanto as contagens desta nova ficha não forem digitadas e estiverem “sem diferenças”, o inventário não poderá ser finalizado.
 
 
5.6 Listar Diferenças                                                                                              
 
ü Tela INR004 – Lista Diferenças Não Digitadas
 
Nesta tela, executamos o controle das fichas do inventário, que contém várias opções de seleção: todas as fichas, somente com diferença, não digitadas ou digitadas. Pode ser listado detalhado, resumido, para segunda contagem, ou com espaço para anotações de mais contagens. Quando a opção “Somente com diferenças” for solicitada e nenhuma ficha for encontrada com diferença, atualizará o controle de situação do inventário para “Sem diferenças”.
 
Nota 6
 
 Fica a critério de cada empresa/gestor a melhor forma de análise do relatório, única opção que precisa ser executada para finalizar o inventário é “Somente com diferença”, para atualizar o status do inventário se o mesmo estiver apto para o encerramento.
 
 
Figura 19: INR004 – Lista Diferenças Não Digitadas
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
 
Após inserir as informações em tela, basta clicar no ícone Incluir , para que o sistema realize a atualização das informações do inventário.
 
Após ter o inventário com o status de “Sem diferença”, deve-se remover todas as reservas de produto/pedido. Caso seja um inventário de produtos geral, todo estoque, remover esta reserva de pedido pode ser feito logo após iniciar o inventário. Caso tenha alguma reserva de produto o inventário não vai poder ser salvo, vai gerar um erro no relatório INR005.
 
5.7 Verificação de Mercadorias Faturadas e não Despachadas                                                      
 
ü Tela ESR022 – Produtos Sugeridos e não Despachados
 
Este relatório verifica se existem mercadorias faturadas e não despachadas, atualizando a quantidade não despachada para que na atualização do inventário seja desconsiderada do que foi contado no físico.
Marcar a opção “Limpar dados” quando for atualizar dados para inventário, pois caso esta opção não esteja marcada a quantidade do Relatório ESR022 vai se somando as já existentes em caso de mais de uma execução do mesmo. Caso haja a necessidade de incluir, alterar ou excluir manualmente a quantidade em sugestão de algum item, pode ser feito diretamente na tela IN510 – Produtos em Sugestão.
 
Figura 20: Tela ESR022 – Produtos Sugeridos Não Despachados
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
 
Após inserir as informações em tela, basta clicar no ícone Incluir , para que o sistema realize a atualização das informações do inventário.
 
5.8 Salvar/Recuperar Inventário                                                                                          
 
ü Tela INR005 – Salva/Recupera Inventário
 
Este relatório, salva as posições de estoque, antes da finalização do Inventário.
 
Figura 21: Tela INR005 – Salva/Recupera Inventário
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
 
·     Informando o tipo de inventário, a ação (Salvar/recuperar) e Filial
 
Após inserir as informações em tela, basta clicar no ícone Incluir , para que o sistema realize a atualização das informações do inventário.
 
5.9 Atualização do Inventário                                                                                    
 
ü Tela INR006 – Atualização de Inventário
 
Este relatório é responsável por realizar a atualização e manutenção de estoque. Para inventário de produtos, o relatório vai listar um backup com todos os produtos que ficaram com estoque zerado e que tem alguma pendência de separação/despacho, produtos que já foram vendidos e irão ter falta no momento da separação, nestes casos precisa verificar com o Comercial/PPCP a ação a ser tomada para cada caso.
 
Figura 22: INR006 – Atualização do Inventário
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
 
·     Informando o tipo de inventário, a ação (Salvar/recuperar) e Filial
 
Após inserir as informações em tela, basta clicar no ícone Incluir , para que o sistema realize a atualização das informações do inventário.
 
Nota 6: As fichas não digitadas/canceladas serão ignoradas pela atualização.
 
5.10 Registro de Inventário                                                                                    
 
ü Tela INR007 – Registro de Inventário
 
Este relatório emite o registro do Inventário, e para produtos, somente será listado após a valorização do estoque pelo cálculo de custos.
 
Figura 23: INR007 – Registro de Inventário
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
 
Após inserir as informações em tela, basta clicar no ícone Incluir , para que o sistema realize a atualização das informações do inventário.
 
5.11 Verificação de Status de Inventário                                                                          
 
ü Tela IN500 – Consulta Parâmetros de Inventário
 
Nesta tela, consultamos o status do andamento do Inventário, podendo realizar a consulta a qualquer momento do inventário.
 
Figura 24: Tela IN500 – Consulta Parâmetros de Inventário
 
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para consultar os inventários de produtos/materiais realizados
 
Ícone Consultar Inventários
 
 
Utilizado para consultar inventários por tipo de produto, cor ou período
 
 
Para realizar a consulta, basta selecionar a filial desejada (campo Filial), e clicar sobre o ícone Consultar, para que o sistema liste os inventários em andamento/encerrado.
 
Figura 25: Tela IN500 – Consulta Parâmetros de Inventários
 
A consulta traz informações sobre o andamento, o tipo de inventário, o usuário que executou, a data, entre outras informações. Quando o inventário estiver com status de digitação, um novo ícone se tornará visível, para que o anexo possa ser consultado a ficha do inventário.
 
Figura 28: Tela IN500 – Consulta Parâmetros de Inventário
 
Clicando sobre o ícone Anexo, é possível consultar o que foi inventariado (ficha).
 
Figura 27: Tela IN500 – Consulta Parâmetros de Inventário
 
 
Para consultar um inventário por:
 
·     Produto
 
·     Cor
 
·     Período
 
 
Basta clciar sobre o ícone Consultar Inventário , onde uma nova guia será exibida para que a consulta possa ser parametrizada.
 
 
Informando os campos, basta clciar sobre a tecla Enter do teclado para realizar a consulta. Para que o sistema encontre o inventário, é ncessário um inventário realizado no periodo consultado.