Liberação de Periféricos

 

 
Sumário
 
 

 
1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo exemplificar como efetuar a consulta, alteração e liberação de periféricos cadastrados no sistema para utilização na empresa Plasvale.
 
 
2.Campo de Aplicação
 
O processo aplica-se aos de Expedição e Almoxarifado, sendo que anteriormente este processo era efetuado de forma manual, assim foi realizada a criação desta atividade para terem um controle assertivo dos itens disponíveis e indisponíveis dentro da empresa e uma maior agilidade nos processos necessários.
 
 
3.Pré Requisitos
 
N/A
 
 
4.Fluxograma
 
N/A
 
 
5.Procedimento - Apresentação de Ícones da Atividade – CP720
 
ü Tela CP720 – Liberação de Periféricos
 
A atividade CP720 seria uma extensão da CP647, pois na 647 foram realizados os cadastros dos periféricos e na 720 faremos a liberação para utilização dos mesmos; mas antes de prosseguirmos com a explicação da usabilidade da atividade, iremos abordar a apresentação dos ícones que são utilizados dentro da mesma e assim nos familiarizando melhor com seu funcionamento.
 
 
Figura 1 Atividade: CP720 - Apresentação de Ícones
 
 
 
Ícone Atualizar
 
 
Utilizado para atualizar as informações alteradas da atividade.
 
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para consultar todos os dados necessários com auxílio ou não os filtros disponibilizados na atividade.
 
Ícone Próximo
 
Utilizado para passar a outras páginas dentro da mesma consulta onde os dados ultrapassaram o limite de campos disponíveis para apresentação das informações, assim não sendo necessário realizar uma nova consulta com novos filtros.
 
 
 
5.1 Apresentação de Campos da Atividade
 
Com os ícones apresentados, iremos partir para a apresentação dos campos, que servem tanto para filtragem dos dados para consultas, como para alteração dos itens dentro da atividade, porém, vamos entender o que cada um deles é responsável dentro da tela para posteriormente efetuarmos os processos com os mesmos.
 
 
Figura 2 Atividade: CP720 - Apresentação de Filtros
 
 
·     Código: campo do tipo numérico, responsável por identificar os periféricos com um número, sendo este número seguindo uma sequência numérica, portanto, pode-se clicar no ícone Próximo até descobrir a numeração utilizada e realizar a liberação necessária.
 
·     Ação: este campo do tipo selecionável será responsável por definir o que a atividade efetuará caso clicarmos no ícone Atualizar no topo da página, sendo apenas a opção ALT, responsável pela alteração de descrição e afins. Vale ressaltar que se um dos campos estiver vazio e não foi alterado, não sofrerá mudanças ao atualizar a atividade, o mesmo vale se clicarmos no ícone de Consultar ; a atividade apenas trará os dados solicitados, sem alterar nenhum parâmetro.
 
·     Liberar Perif.: campo responsável por efetivar a liberação do periférico para uso, sendo do tipo selecionável, deve-se marcar o SIM para liberar e desmarcar para remover a liberação. Vale ressaltar que estes processos apenas serão realizados se o botão AÇÃO estiver no ALT e ao clicar no ATUALIZAR no topo da página.
 
 
INFORMAÇÃO
 
Existem outras colunas dentro da atividade que demonstram informações após a consulta realizada, porém as mesmas não são editáveis, segue uma explicação breve dos dados que as mesmas apresentam:
 
·     Tipo de Periférico: definido no momento do cadastro, seria a descrição de que tipo seria o periférico.
·     Código de Barras: geralmente ligado ao código do periférico, seria uma identificação única do item.
·     Situação: utilizado para identificar como está o status do item para utilização dentro da atividade.
 
Figura 3 Atividade: CP720 - Apresentação de Colunas não Editáveis
 
 
 
5.3 Utilização da Atividade
 
O modo de utilização da atividade ficou de fácil compreensão após a definição de seus ícones, filtros e funcionalidades; sendo que existem duas formas de iniciarmos a liberação de um periférico. A primeira delas é realizando a pesquisa com o código do periférico, mas como a descrição já menciona, é necessário ter conhecimento do código correto para encontrar o periférico a ser liberado. O segundo modo seria efetuar a pesquisa limpa na atividade e utilizar o ícone PRÓXIMO até localizar o código e periférico necessário para liberação dentro da tela.
 
Em ambas as opções é necessária a utilização do ícone de consulta , a única diferença que na primeira opção iremos informar o código antes da clicagem do ícone e na segunda opção, todos os campos ficarão em branco e clicaremos no ícone.
 
 
Figura 4 Atividade: CP720 - Opções de Consulta
 
 
Partindo para a alteração do periférico para liberado, devem se seguir algumas regras para ficar disponível a liberação do mesmo dentro da atividade; sendo que devem se encontrar fechados no estoque e ter uma ordem atrelada aos mesmos; estes processos podem ser consultados na própria atividade, quando o status está como FECHADO NO ESTOQUE, já na questão da ordem atrelada, deve ser efetuada via CP505 e consultada via CP510.
 
 
Figura 5 Atividade: CP720 - Situações de Disponibilidade
 
 
Caso nenhuma ordem esteja atrelada ao periférico dentro da CP505 será apresentada a seguinte mensagem em tela através de uma janela pop-up (flutuante) ao tentar efetuar a liberação do periférico.
 
 
Figura 6 Atividade: CP720 - Mensagem de Sem Apontamento de Ordem Atrelado
 
 
Também será apresentada uma mensagem caso o periférico selecionado para liberação não esteja fechado, neste caso, será o aviso listado abaixo.
 
 
Figura 7 Atividade: CP720 - Mensagem de Pallet Não Fechado
 
 
Se todas as regras foram seguidas e o periférico possa ser liberado, apenas é necessário marcar o campo AÇÃO como ALT, marcar o campo LIBERAR PERIF. Como SIM e clicar no ícone de ATUALIZAR no topo da atividade, que o periférico estará liberado para utilização.
 
 
Figura 8 Atividade: CP720 - Processo de Liberação de Periférico