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Aprovação de Pedidos
 

 

Sumário

 
 

 

1.Objetivo

 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para realizar a aprovação eletrônica dos pedidos de vendas. 
 
 

2.Campo de Aplicação

 
Este procedimento aplica-se ao módulo Comercial, atividades de aprovação de pedidos de vendas.
 
 

3.Pré Requisitos

 
Pedido digitado.
 
 

4.Fluxograma

 
Figura 1: Fluxograma
 
 

5.Procedimento

-

Relatório Pedidos Digitados

 
📌 Tela AVR063 – Pedidos Digitados até o Dia
 
Este relatório, é responsável por carregar os pedidos na tela AV603 – Aprovação Eletrônica de Pedidos, onde eles serão conferidos.
 
 
Figura 2: Tela AVR063 – Pedidos Digitados até o Dia
 
 
·     Informe a data de referência (formato dd/mm/aaaa)
 
 
NOTA
 
 Sempre programar a execução do relatório, no dia seguinte para carregar os pedidos do dia.
 
 
 
·     Informar se tratará somente pedidos novos
·     Caso queira filtrar por características do produto, informe o código
·     Caso queira filtrar os pedidos por data de embarque, informe a data inicial e final
·     Informe se será listado, todos os pedidos (1), todos excetos televendas (2) ou somente pedidos originados no televendas (3)
·     Informe o código do Representante
·     Caso queira filtrar por uma filial de vendas específica, selecione qual(is) serão listadas
 
Após o preenchimento das informações, basta clicar no ícone Incluir , para que o sistema inclua o relatório na fila de execução.
 
Para consultar o andamento dos relatórios, basta acessar a tela GS1005 – Consulta Fila de Relatórios.
 
 
📌 Tela GS1005 – Consulta Fila de Relatórios
 
 
Figura 3: Tela GS1005 – Consulta Fila de Relatórios
 
 
INFORMAÇÃO
 
Na tela GS1005, é possível consultar a fila de todos os relatórios. A lista é exibida por usuário.
 
 
 
Para realizar a impressão ou geração de um arquivo do relatório, basta acessar a tela GS526 – Impressão de Relatórios:
 
Clicando sobre o nome do relatório, o sistema gera um download de um arquivo, onde pode ser impresso.
 
 
📌 Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
 
Figura 4: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
 

5.1 Aprovação Eletrônica de Vendas

 
📌 Tela AV603 – Aprovação Eletrônica de Vendas
 
Nesta tela, será feita a análise do pedido (preços, prazos, descontos, margens, bonificações e observações referentes ao pedido).
 
 
Figura 5: - Tela AV603 Aprovação Eletrônica de Vendas
 
 
A busca pelos pedidos, podem ser realizadas utilizando algum dos filtros:
·     Consultar
·     Filial
·     Origem
·     Representante
·     Pedido
·     Mês/Ano do embarque
·     Vip
·     Valor máximo do pedido
·     Ocultar produto dentro da política
 
Também podemos filtrar os pedidos que estão abaixo do pedido mínimo, neste caso se o cliente não tiver saldo ou pedidos na empresa deverá ser incluso taxa de embarque (taxa de frete).
 
 
Figura 6: Tela AV603 Aprovação Eletrônica de Vendas
 
 
Passando mouse sobre o prazo é possível verificar últimos pedidos e seus prazos, se passar mouse sobre pedido possibilita visualizar os pedidos que cliente tem com embarque, prazo médio, saldo ou valor do pedido, condição pedido, primeiro produto.
 
Clicando sobre o número do pedido, o sistema abrirá uma nova guia, onde podemos incluir algum produto do pedido.
 
 
Figura 7: Tela AV603 Aprovação Eletrônica de Vendas
 
 
Após incluir as alterações, basta clicar no ícone Incluir Produto , para que o sistema inclua as alterações.
 
Clicando sobre o código do produto, abrirá uma nova guia, onde podemos incluir um motivo para o cancelamento do item, ou ainda alterar/incluir uma cor/quantidade para o produto.
 
 
Figura 8: Tela AV603 Aprovação Eletrônica de Vendas
 
 
Após incluir as alterações, basta clicar no ícone Incluir , para que o sistema realize as alterações.
 
Clicando sobre o ícone Altera Comissão , o sistema abrirá uma nova guia com os itens do pedido, com o percentual das respectivas comissões. Após alterar as informações (ou não), basta clicar no ícone Atualizar , para o sistema salvar as alterações.
 
 
Figura 9: Tela AV603 Aprovação Eletrônica de Vendas
 
 
Clicando sobre o ícone Lista motivos de reprovação, o sistema abrirá uma nova guina, com as reprovações do pedido (caso haja), com suas respectivas justificativas.
 
 
Figura 10: Tela AV603 Aprovação Eletrônica de Vendas
 
 
Também mostra venda por categoria (esta informação tem sua base cadastrada na tela GS512 – Elementos de Itens Codificados.
·     No campo Código de item: inserir CDCATRES
·     No campo Elemento: inserir a categoria do produto (campo numérico de 16 posições)
·     No campo descrição: escrever categoria/nome do produto.
·     Marcar o campo Ação como: Inc para Incluir, Alt para alterar e Exc para excluir um elemento.
 
Após realizar o preenchimento das informações, basta clicar no ícone Alterar , para que o sistema realize a alteração das informações.
 
 
Figura 11: Tela GS512 – Elementos de Itens Codificados
 
 
Realizando as avaliações, e não havendo ajustes a serem feitos, basta clicar no ícone Aprovar , para que o sistema registre a aprovação.
 
Realizando as avaliações e não havendo possibilidade de realizar a aprovação:
·     Marcar o pedido como adiado, marcar para enviar e-mail para representante/gerentes
·     Ao final da avaliação de cada filial, basta clicar sobre o ícone Aprovar.
 
 
Figura 12: Tela AV603 Aprovação Eletrônica de Vendas
 
 
NOTA
 
A tela enviara os e-mails automaticamente conforme a opção que for marcada (Gerente Regional, Gerente Nacional ou Diretoria), aguardar retorno do e-mail com aprovação do gerente ou alteração solicitada pelo representante/gerente. Após incluir a justificativa no pedido marcar o pedido como aprovar, e clicar no ícone Aprovar , para o pedido seguir a aprovação.