Cadastro de Famílias e Contabilização para Consumo


Sumário
 

1.Objetivos
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para o cadastro das Famílias e das Contas para contabilização do consumo.
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se aos setores de Contabilidade e de Custos, nos processos de contabilização do consumo de cada conta/centro de custo por família.
 
3.Pré Requisitos
Pré-requisitos: N/A
 
4.Fluxograma
 
Figura 1: Fluxograma
 
5.Procedimento
 
5.1 Cadastro de Famílias
 
Nesta tela, cadastramos as famílias de Matéria Prima, Materiais, Materiais Diretos etc. Cada família cadastrada, abre em níveis detalhados.                           
 
Exemplo
 
 
·      (Família)Matéria Prima  - (Segundo nível)Algodão - Terceiro nível)Algodão Nacional
 
Figura 2: Fluxograma – Exemplo Cadastro de Família
 
 
 
Figura 3: Tela SU502 – Cadastro de Família
 
Legenda Ícones
 
 
Ícone Incluir 
 
 
Utilizado para incluir um registro no sistema.
 
Ícone Atualizar
 
 
Utilizado para validar a criação em um dado registro.
 
Ícone Excluir
 
 
Utilizado para excluir um item do sistema.
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para consultar um registro no sistema.
 
 
Cadastro de famílias 1º Nível:
 
Para iniciar o cadastro informe:
 
·     O Código da Família
·     Informe a Descrição da Família
·     Selecione o Grupo de Manutenção desta família                                                                                                                                                                                        
 
 
Figura 4: Tela SU502 – Cadastro de Família
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone incluir ,  para validar o cadastro no sistema.
 
Cadastro de famílias 2º Nível:
 
No cadastro do segundo nível, informamos:
 
·     O código para esta família
·     A descrição do material para este código
·     O grupo de Manutenção para este material
 
Figura 5: Tela SU502 – Cadastro de Família
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone incluir ,  para validar o cadastro no sistema.                                                                                    
 
 
Cadastro de famílias 3º Nível:
 
No cadastro do terceiro nível, informamos:
 
·     O código para esta família de materiais 
·     A descrição do material para este código
·     O grupo de Manutenção desta família
·     A Conta Contábil Estoque
·     A Conta Contábil acerto de Inventário
·     O Centro de Custos do acerto de Inventário
·     Selecionar o parâmetro Movimento como sim (a partir do terceiro nível)
·     Selecione o tipo de material
·     Informe o Código do Comprador (cadastrados anteriormente na tela SU635 - Dados do Comprador) deste material
·     Informe o Grupo de manutenção para este material 
 
Figura 6: Tela SU502 – Cadastro de Família
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone incluir ,  para validar o cadastro no sistema.
 
5.2 Contas para Contabilização do Consumo
 
ü Tela SU505 – Contas para Contabilização do Consumo
 
Nesta tela, criamos a relação entre a Família (cadastrada na tela SU502 – Cadastro de Famílias), Centro de Custo de Consumo e Conta Contábil.                                   
 
 
Figura 7: Tela SU505 – Contas para Contabilizar Consumo
Para criar a relação Família x Centro de Custo x Conta Contábil:
 
·     Selecione a Família que deseja criar os vínculos
·     Selecione o Centro de Custo de consumo (processos), que estará atrelado a família
·     Certifique-se que o campo Ação, esteja como Inc (Incluir)
·     No campo Conta Contábil, informe o número da conta contábil
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para criar o registro no sistema.
 
Figura 8: Tela SU505 – Contas para Contabilizar Consumo
Caso necessite alterar alguma informação na Família x Centro de Custo x Conta Contábil, após realizar a alteração desejada, selecione o campo Ação como Alt (Alterar) e clique sobre o ícone Atualizar ,  para validar a alteração no sistema.
 
Ficará registrado na coluna Alterado por, o nome (nome.sobrenome) do usuário que realizou a alteração, a data, hora e a atividade que foi utilizada para gerar a alteração.
 
Figura 9: Tela SU505 – Contas para Contabilizar Consumo