Cadastro de Ficha Técnica
Sumário
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para o cadastro de Materiais e cadastramento de Produtos, para a composição da Ficha técnica.
Este procedimento aplica-se ao cadastro de Materiais e Cadastro e Consulta de Produtos.
Pré-requisitos: Cadastro de Matérias Primas e Embalagens, Cadastro das Operações, Cadastro Tipo de Máquina (TC514).

Figura 1: Fluxograma Cadastro de Ficha Técnica
As Matérias primas e embalagens deverão ser cadastradas via SU503 – Cadastro de Materiais, conforme Figura 2.

Figura 2: SU503 - Tela de Cadastro de Materiais
Cadastramos os campos referente ao material:
· Código do material: Campo numérico atribuído pelo sistema
· Descrição do Material: Descrição do nome do material
· Material com arte controlada: Campo para informar se existe arte final atrelado ao material
· Família: Campo para informar a família do material. Cadastro realizado na tela SU502 – Cadastro de Materiais
· Almoxarifado: Almoxarifado cadastrado para o material (Cadastrar na SU767 – Cadastro de Almoxarifado)
· Unidade de medida: Unidade comercializada do material (quilo, litro, metro etc.)
· Unidade de medida alternativa: Unidade alternativa para o material
· Unidade de Medida para Custos: Campo para escolha entre normal e a unidade alternativa
· Matéria prima: Campo para escolha em Químico, Corante e Não
· Densidade do Material: Campo para incluir densidade caso o material tenha
· Concentração: Campo para incluir a concentração caso o material tenha
· Peso do Material: Campo para incluir um peso para o material
· Peso Bruto: Peso total do material
· Produto Cor para revenda: Campo para informar o código de cor de revenda (caso seja um produto de revenda)
· Matéria Prima: Campo para informar se o material é matéria prima
· Químico/Corante: Campo para informar se o material é químico ou corante
· Cor: Cor atribuída ao material
· Materiais Substitutos: Campo para incluir um material substituto caso exista
· Observações: Campo para registrar alguma consideração sobre o material
· Comprimento, Largura, Altura, Diâmetro: Campo para p cadastro das dimensões do material
· % Componente: Campo para o registro da composição do material
· Revisão Pendente: Campo para registrar se existe revisão a ser feira para o material
· Situação: Campo para informar se o material está ativo, bloqueado, obsoleto ou ainda se foi substituído
· Prateleira: Campo para registrar a localização física do material no almoxarifado
· Condição do Material: Campo para informar se o material é normal, consignado, amostra ou ainda oriundo de empréstimo
· Fator de Conversão: Campo para registrar caso exista um fator para converter unidades de medida
· Curva ABC de Consumo: Campo para informar se o material faz parte da curva ABC de consumo
· Quantidade Emissão de Etiqueta: Campo para registrar a quantidade de etiquetas de identificação a ser impressa
· Cor: Campo para registrar a cor do material

Figura 3: SU503 - Tela de Cadastro de Materiais
· Dias de Ressuprimento: A quantidade de dias que o fornecedor demora para realizar a entrega do material
· Lote mínimo de compra: Campo para parametrizar o lote mínimo a ser comprado
· Quantidade mínima de estoque: Campo para parametrizar o lote mínimo permitido, criando um gatilho para a abertura de uma solicitação de compra
· Semanas de estoque mínimo: Campo para parametrizar quantas semanas são permitidas com estoque mínimo, geralmente relacionada à capacidade de embalagem do material
· Lote múltiplo de compra: Campo para informar de quantas em quantas unidades um produto pode ser comprado
· Quantidade máxima de estoque: Campo para parametrizar o estoque máximo permitido
· Dias de estoque de segurança: Campo para parametrizar quantos dias de estoque é considerado de segurança
· Lote máximo por entrega: Campo para parametrizar o lote máximo permitido por entrega
· Estoque de segurança: Campo para parametrizar o tamanho do estoque de segurança
· Semanas de estoque de segurança: Campo para parametrizar quantas semanas são permitidas com estoque máximo
ü Informações Contábeis
· Tipo de Item para EFD: Campo lista com informações nativas do sistema
· Posição Fiscal: Campo para o código de classificação fiscal da mercadoria
· % de Alíquota de ICMS interna: Percentual de ICMS cobrado pelo estado
· Código de exceção de NCM: Campo para o código de exceção do grupo NCM do material
· Código do gênero do item: Campo lista com informações nativas do sistema
· Código ANP: Campo para o código da Agência Nacional do Petróleo, para casos em que o material tenha
· CEST: Campo para o Código Especificador da Substituição Tributária
· Crédito de IPI: campo para informar crédito de IPI, caso o material tenha
Após realizar o preenchimento das informações referente ao cadastro do material, basta clicar no ícone Incluir
(Figura 4).

Caso deseje realizar a consulta de um cadastro existente no sistema, existem duas formas de se fazer: Informando o Código ou a Descrição do Material, e clicar no ícone Consultar
conforme a Figura 4.

Caso queira navegar através dos cadastros, basta clicar no ícone Próximo
conforme a Figura 4.


Figura 4: SU503 - Tela de Cadastro de Materiais
Nota 1
Operações deverão ser cadastradas pelo setor de Custos (CG510 – Cadastro de Centros de Custo).
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Figura 5: Tela CI601 - Cadastro de Operações
· Operação: Campo para informar o código da operação (110 – Tecelagem, 310 – Costura etc.)
· Ação: Campo para informar a ação de Incluir ou Alterar
· Descrição: Campo descritivo para a operação
· Unid.: Unidade de medida produtiva (Homem/Homem, Homem/Máquina)
· Tem Estoque Intermediário: Campo para informar onde há estoque intermediário (onde serão feitos os aprontamentos)
· Centro de Custo: Campo para informar o centro de custo da operação
Após realizar a inclusão das informações, basta clicar no ícone Atualizar
, para incluir as informações.

Acessando a tela TC1001 – Cadastro e Consulta de Cadastro, clique no ícone Incluir
, para iniciar o cadastro.


Figura 6: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos
O início do cadastro acontece na aba Dados Gerais.

Figura 7: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Dados Gerais
ü Informações Técnicas:
· Situação: Campo atribuído pelo sistema
· Código do produto: Campo para informar o código atribuído ao produto
· Descrição: Campo para informar o nome atribuído ao produto
· Mercado: Campo para informar qual mercado o produto será vendido (nacional, internacional etc.)
· Nível do produto: Campo para informar se é um produto acabado ou semiacabado
· Peso Líquido (g): Campo para informar o peso do produto em gramas
· Peso da embalagem: Campo que o sistema informar o peso da embalagem do produto realizando o cálculo Peso Bruto, menos Peso Líquido
· Peso bruto: Campo para informar o peso do produto, mais o peso da embalagem
· Dimensões do produto em milímetros: Campo para informar comprimento, largura, altura e diâmetro do produto
· Consultar por: Campo para informar como deseja realizar a uma consulta de um produto cadastrado (produto ou descrição)
· Código do Produto Base: Campo para informar, caso o produto tenha outro produto como base TC1000 – Cadastro e Consulta de Produto Base
· Unidade de Medida: Campo para informar qual unidade o produto é comercializado
· Formato: Campo para informar qual o formato da comercialização do produto (par, unidade etc.)
· Quantidade de pares: Quantidade de pares por embalagem
· Tamanho: Campo para informar para qual tamanho é indicado o produto (P, M, G etc.)
· EAN do produto: Campo para informar o código de barras do produto
· Quantidade de emissão de etiquetas: Campo para registrar a quantidade de etiquetas de identificação a ser impressa
· Descrição para a etiqueta: Campo para informar a descrição que vai nas etiquetas
· Natureza da Venda: Campo para informar qual tipo de venda recai sobre o produto (venda, revenda, serviço etc.)
· Código de tributação: Campo para receber o código de acordo com a origem do produto (CST)
· Código de tributação de IPI: Campo para informar qual regime tributário pertence o material
· Tributação alíquota Diferido: Campo nativo do sistema para informar o tipo de regime de diferimento
· Código do gênero do item: Campo para informar o gênero que o produto pertence (dois primeiros números do NCM)
· Linha de produção: Campo para informar qual linha de produção esse produto utilizará
· Classificação fiscal: Campo para o código de classificação fiscal do produto
· CEST: Campo para o Código Especificador da Substituição Tributária
· % de IPI: Campo para informar o percentual incidente de IPI sobre o material
· Código de exceção do NCM: Campo para o código de exceção do grupo NCM do produto
· % alíquota de ICMS interna: Percentual de ICMS cobrado pelo estado
ü Informações Comerciais:
· Múltiplo venda: Campo para informar um valor múltiplo de vendas para garantir que quantidade correta de produtos seja vendida
· Categoria: Campo para informar qual categoria pertence ao produto
· Divisão negócio: Campo para informar qual divisão industrial pertence o produto
· Característica: Campo para informar as características físicas do produto
· Subdivisão de características: Campo para informar as características secundárias do produto
· Coleção: Campo para informar qual coleção pertence o produto
· Seguimento de mercado: Campo para informar qual seguimento de mercado o produto se enquadra
Nota 2
No caso dos semiacabados deve-se selecionar a cor da poliamida de fundo, mais a cor predominante na meia (será útil na programação/sequenciamento da produção).
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ü Cadastro de Cores

Figura 8: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Cores
· Cor: Campo numérico que recebe o código da cor
· Ação: Campo que recebe a ação de Incluir ou Alterar uma cor
· Nome da Cor: Campo para receber o nome atribuído aquela cor
· Código do produto Cliente: Campo que recebe o código do produto do seu cliente (caso seja o caso)
· % de sortimento:
· Desativado para Produção: Campo que informa quando o produto foi inativado para a produção
· Desativação Vendas: Campo que informa quando o produto foi inativado para as vendas
· Lançamento: Campo que informa quando o produto foi lançado

Figura 9: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Cores
ü Anexando Imagem ao Produto

Figura 10: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Imagens
Após, buscar a imagem (1), realizando a escolha (2), confirmar no ícone Incluir (3)
, conforme a Figura 9.


Figura 11: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Ficha Técnica
· Sequência: Campo para informar a sequência da atividade, preenchido pelo sistema
· Ação: Campo para receber a ação de Incluir, Atualizar e Excluir o registro
· Tipo: Campo para informar se é uma Operação ou um Material para o semiacabado
· Tipo: Campo para informar se é uma Operação ou um Produto para o acabado
· Código: Campo que traz o código da operação, ao se selecionar uma operação (número 3 da Figura 10)
· Descrição: Campo que traz de forma automática o nome da operação
· Observação/Parte: Campo para informar alguma observação da operação ou material
· Bloco: Campo para informar o bloco de guias fio
· Guia Fio: Campo para informar o número do guia fio
· Quantidade Incorporada: Campo que recebe a quantidade de material incorporado ao produto
· Minutos/peças: Campo para informar a quantidade de minutos para se produzir uma peça
Nota 3
A quantidade dos materiais informado, para produtos semiacabados, usará unidade de medida alternativa, somente se estiver marcado o campo “Unidade med.p/custos?” na tela SU503 – Cadastro de materiais. Quando é para produto acabado, a unidade de medida é a do próprio produto semiacabado que vai compor aquele produto acabado.
Na aba de Ficha Técnica, quando o produto for cor zero, só será possível incluir as operações que serão replicadas para todas as cores do produto, para facilitar o cadastro. Desse modo, para as cores diferentes de zero do produto, é será cadastrado apenas os materiais, para os semiacabados, e produto para os acabados.
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Após incluir as informações e marcar a ação como Incluir, clicando
no ícone Atualizar, o sistema realiza o registro das informações.


Figura 12: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Operação Tipo de Máquina
· Tipo de Máquina: Campo que registra o tipo da máquina
· Descrição: Campo que carrega a descrição do tipo do equipamento (realizado pelo sistema após a escolha do código da máquina)
· Ação: Campo que registra a ação: Incluir, Excluir e Atualizar
· Base: Campo para escolha do material de base que forma o produto
· Minuto/Peça: Campo onde registra o tempo gasto em cada etapa do processo
Após incluir as informações e marcar a ação como Incluir, o sistema realiza o registro das informações.
ü Relação do Guia Fio

Figura 13: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Operação Tipo de Máquina
· Sequência: Sequência da passagem do fio pelo guia fio
· Material: Campo que recebe o nome do material de base do produto (carregado pelo sistema)
· Descrição: Campo que recebe a descrição do material
· Ação: Campo que recebe a ação Alterar, caso precise
· Parte: Campo que recebe a informação de qual parte do produto
· Bloco: Campo que recebe a informação de qual Bloco de guia fio
· Guia Fio: Campo que recebe a letra ou número do Guia Fio
Após incluir as informações na aba Ficha Técnica, acionando o ícone Atualizar, as essas informações serão carregadas na aba Relação Guias Fio dos Teares