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Cadastro de Ficha Técnica


Sumário
 
 

1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para o cadastro de Materiais e cadastramento de Produtos, para a composição da Ficha técnica.
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se ao cadastro de Materiais e Cadastro e Consulta de Produtos.
 
3.Pré Requisitos
 
Pré-requisitos: Cadastro de Matérias Primas e Embalagens, Cadastro das Operações, Cadastro Tipo de Máquina (TC514).
 
4.Fluxograma
 
Figura 1: Fluxograma Cadastro de Ficha Técnica
5.Procedimento         
                                                                                              
5.1 Cadastro de Materiais
 
As Matérias primas e embalagens deverão ser cadastradas via SU503 – Cadastro de Materiais, conforme Figura 2.
 
 
Figura 2: SU503 - Tela de Cadastro de Materiais
 
Cadastramos os campos referente ao material:
 
·     Código do material: Campo numérico atribuído pelo sistema
 
·     Descrição do Material: Descrição do nome do material
 
·     Material com arte controlada: Campo para informar se existe arte final atrelado ao material
 
·     Família:  Campo para informar a família do material. Cadastro realizado na tela SU502 – Cadastro de Materiais
 
·     Almoxarifado: Almoxarifado cadastrado para o material (Cadastrar na SU767 – Cadastro de Almoxarifado)
 
·     Unidade de medida: Unidade comercializada do material (quilo, litro, metro etc.)
 
·     Unidade de medida alternativa: Unidade alternativa para o material 
 
·     Unidade de Medida para Custos: Campo para escolha entre normal e a unidade alternativa
 
·     Matéria prima: Campo para escolha em Químico, Corante e Não
 
·     Densidade do Material: Campo para incluir densidade caso o material tenha
 
·     Concentração: Campo para incluir a concentração caso o material tenha
 
·     Peso do Material: Campo para incluir um peso para o material
 
·     Peso Bruto: Peso total do material
 
·     Produto Cor para revenda: Campo para informar o código de cor de revenda (caso seja um produto de revenda)
 
·     Matéria Prima: Campo para informar se o material é matéria prima
 
·     Químico/Corante: Campo para informar se o material é químico ou corante
 
·     Cor: Cor atribuída ao material
 
·     Materiais Substitutos: Campo para incluir um material substituto caso exista
 
·     Observações: Campo para registrar alguma consideração sobre o material
 
·     Comprimento, Largura, Altura, Diâmetro: Campo para p cadastro das dimensões do material
 
·     % Componente: Campo para o registro da composição do material
 
·     Revisão Pendente: Campo para registrar se existe revisão a ser feira para o material
 
·     Situação: Campo para informar se o material está ativo, bloqueado, obsoleto ou ainda se foi substituído
 
·     Prateleira: Campo para registrar a localização física do material no almoxarifado
 
·     Condição do Material: Campo para informar se o material é normal, consignado, amostra ou ainda oriundo de empréstimo 
 
·     Fator de Conversão: Campo para registrar caso exista um fator para converter unidades de medida
 
·     Curva ABC de Consumo: Campo para informar se o material faz parte da curva ABC de consumo
 
·     Quantidade Emissão de Etiqueta: Campo para registrar a quantidade de etiquetas de identificação a ser impressa
 
·     Cor: Campo para registrar a cor do material
 
ü Parâmetros de Ressuprimento                                                                                                                                                                                                                                               
 
Figura 3: SU503 - Tela de Cadastro de Materiais
 
·     Dias de Ressuprimento: A quantidade de dias que o fornecedor demora para realizar a entrega do material
 
·     Lote mínimo de compra: Campo para parametrizar o lote mínimo a ser comprado
 
·     Quantidade mínima de estoque: Campo para parametrizar o lote mínimo permitido, criando um gatilho para a abertura de uma solicitação de compra
 
·     Semanas de estoque mínimo: Campo para parametrizar quantas semanas são permitidas com estoque mínimo, geralmente relacionada à capacidade de embalagem do material
 
·     Lote múltiplo de compra: Campo para informar de quantas em quantas unidades um produto pode ser comprado
 
·     Quantidade máxima de estoque: Campo para parametrizar o estoque máximo permitido
 
·     Dias de estoque de segurança: Campo para parametrizar quantos dias de estoque é considerado de segurança
 
·     Lote máximo por entrega: Campo para parametrizar o lote máximo permitido por entrega
 
·     Estoque de segurança: Campo para parametrizar o tamanho do estoque de segurança
 
·     Semanas de estoque de segurança: Campo para parametrizar quantas semanas são permitidas com estoque máximo
 
ü Informações Contábeis
 
·     Tipo de Item para EFD: Campo lista com informações nativas do sistema
 
·     Posição Fiscal: Campo para o código de classificação fiscal da mercadoria
 
·     % de Alíquota de ICMS interna: Percentual de ICMS cobrado pelo estado
 
·     Código de exceção de NCM: Campo para o código de exceção do grupo NCM do material
 
·     Código do gênero do item: Campo lista com informações nativas do sistema
 
·     Código ANP: Campo para o código da Agência Nacional do Petróleo, para casos em que o material tenha
 
·     CEST: Campo para o Código Especificador da Substituição Tributária
 
·     Crédito de IPI: campo para informar crédito de IPI, caso o material tenha
 
Após realizar o preenchimento das informações referente ao cadastro do material, basta clicar no ícone Incluir (Figura 4).
 
Caso deseje realizar a consulta de um cadastro existente no sistema, existem duas formas de se fazer: Informando o Código ou a Descrição do Material, e clicar no ícone Consultar conforme a Figura 4.
Caso queira navegar através dos cadastros, basta clicar no ícone Próximo conforme a Figura 4.
 
Figura 4: SU503 - Tela de Cadastro de Materiais
Nota 1
 
Operações deverão ser cadastradas pelo setor de Custos (CG510 – Cadastro de Centros de Custo).
 
 
5.2 Cadastro de Operações                                                                                                        
 
ü Tela CI601 – Cadastro de Operações
Figura 5: Tela CI601 - Cadastro de Operações
 
·     Operação: Campo para informar o código da operação (110 – Tecelagem, 310 – Costura etc.)
 
·     Ação: Campo para informar a ação de Incluir ou Alterar
 
·     Descrição: Campo descritivo para a operação
 
·     Unid.: Unidade de medida produtiva (Homem/Homem, Homem/Máquina)
 
·     Tem Estoque Intermediário: Campo para informar onde há estoque intermediário (onde serão feitos os aprontamentos)
 
·     Centro de Custo: Campo para informar o centro de custo da operação
 
Após realizar a inclusão das informações, basta clicar no ícone Atualizar , para incluir as informações.
 
5.3 Cadastro e Consulta de Produtos                                                                          
 
Acessando a tela TC1001 – Cadastro e Consulta de Cadastro, clique no ícone Incluir , para iniciar o cadastro.
 
Figura 6: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos
 
O início do cadastro acontece na aba Dados Gerais.
 
Figura 7: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Dados Gerais
 
ü Informações Técnicas:
 
·     Situação: Campo atribuído pelo sistema
 
·     Código do produto: Campo para informar o código atribuído ao produto
 
·     Descrição: Campo para informar o nome atribuído ao produto
 
·     Mercado: Campo para informar qual mercado o produto será vendido (nacional, internacional etc.)
 
·     Nível do produto: Campo para informar se é um produto acabado ou semiacabado
 
·     Peso Líquido (g): Campo para informar o peso do produto em gramas
 
·     Peso da embalagem: Campo que o sistema informar o peso da embalagem do produto realizando o cálculo Peso Bruto, menos Peso Líquido
 
·     Peso bruto: Campo para informar o peso do produto, mais o peso da embalagem
 
·     Dimensões do produto em milímetros: Campo para informar comprimento, largura, altura e diâmetro do produto
 
·     Consultar por: Campo para informar como deseja realizar a uma consulta de um produto cadastrado (produto ou descrição)
 
·     Código do Produto Base:  Campo para informar, caso o produto tenha outro produto como base TC1000 – Cadastro e Consulta de Produto Base
 
·     Unidade de Medida: Campo para informar qual unidade o produto é comercializado 
 
·     Formato: Campo para informar qual o formato da comercialização do produto (par, unidade etc.)
 
·     Quantidade de pares: Quantidade de pares por embalagem
 
·     Tamanho: Campo para informar para qual tamanho é indicado o produto (P, M, G etc.)
 
·     EAN do produto: Campo para informar o código de barras do produto
 
·     Quantidade de emissão de etiquetas: Campo para registrar a quantidade de etiquetas de identificação a ser impressa
 
·     Descrição para a etiqueta: Campo para informar a descrição que vai nas etiquetas
 
ü Informações Contábeis:                                                                                                                                                                                                  
 
·     Natureza da Venda: Campo para informar qual tipo de venda recai sobre o produto (venda, revenda, serviço etc.)
 
·     Código de tributação: Campo para receber o código de acordo com a origem do produto (CST)
 
·     Código de tributação de IPI: Campo para informar qual regime tributário pertence o material
 
·     Tributação alíquota Diferido: Campo nativo do sistema para informar o tipo de regime de diferimento
 
·     Código do gênero do item: Campo para informar o gênero que o produto pertence (dois primeiros números do NCM)
 
·     Linha de produção: Campo para informar qual linha de produção esse produto utilizará
 
·     Classificação fiscal: Campo para o código de classificação fiscal do produto
 
·     CEST: Campo para o Código Especificador da Substituição Tributária
 
·     % de IPI: Campo para informar o percentual incidente de IPI sobre o material
 
·     Código de exceção do NCM: Campo para o código de exceção do grupo NCM do produto
 
·     % alíquota de ICMS interna: Percentual de ICMS cobrado pelo estado
 
ü Informações Comerciais:
 
·     Múltiplo venda: Campo para informar um valor múltiplo de vendas para garantir que quantidade correta de produtos seja vendida
 
·     Categoria: Campo para informar qual categoria pertence ao produto
 
·     Divisão negócio: Campo para informar qual divisão industrial pertence o produto
 
·     Característica: Campo para informar as características físicas do produto
 
·     Subdivisão de características: Campo para informar as características secundárias do produto
 
·     Coleção: Campo para informar qual coleção pertence o produto
 
·     Seguimento de mercado: Campo para informar qual seguimento de mercado o produto se enquadra
 
Nota 2
 
No caso dos semiacabados deve-se selecionar a cor da poliamida de fundo, mais a cor predominante na meia (será útil na programação/sequenciamento da produção).
 
 
ü Cadastro de Cores
 
Figura 8: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Cores
 
·     Cor: Campo numérico que recebe o código da cor              
                                                                                                                                                                                        
·     Ação: Campo que recebe a ação de Incluir ou Alterar uma cor
 
·     Nome da Cor: Campo para receber o nome atribuído aquela cor
 
·     Código do produto Cliente: Campo que recebe o código do produto do seu cliente (caso seja o caso)
 
·     % de sortimento:
 
·     Desativado para Produção: Campo que informa quando o produto foi inativado para a produção
 
·     Desativação Vendas: Campo que informa quando o produto foi inativado para as vendas
 
·     Lançamento: Campo que informa quando o produto foi lançado
 
Figura 9: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Cores
 
ü Anexando Imagem ao Produto
 
Figura 10: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Imagens
 
Após, buscar a imagem (1), realizando a escolha (2), confirmar no ícone Incluir (3), conforme a Figura 9.
 
ü Cadastro de Ficha Técnica                                                                                                                                                                                                                                                                    
 
Figura 11: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Ficha Técnica
 
·     Sequência: Campo para informar a sequência da atividade, preenchido pelo sistema 
 
·     Ação: Campo para receber a ação de Incluir, Atualizar e Excluir o registro
 
·     Tipo: Campo para informar se é uma Operação ou um Material para o semiacabado
 
·     Tipo: Campo para informar se é uma Operação ou um Produto para o acabado
 
·     Código: Campo que traz o código da operação, ao se selecionar uma operação (número 3 da Figura 10)
 
·     Descrição: Campo que traz de forma automática o nome da operação
 
·     Observação/Parte: Campo para informar alguma observação da operação ou material
 
·     Bloco: Campo para informar o bloco de guias fio
 
·     Guia Fio: Campo para informar o número do guia fio
 
·     Quantidade Incorporada: Campo que recebe a quantidade de material incorporado ao produto
 
·     Minutos/peças: Campo para informar a quantidade de minutos para se produzir uma peça
 
Nota 3
 
 A quantidade dos materiais informado, para produtos semiacabados, usará unidade de medida alternativa, somente se estiver marcado o campo “Unidade med.p/custos?” na tela SU503 – Cadastro de materiais. Quando é para produto acabado, a unidade de medida é a do próprio produto semiacabado que vai compor aquele produto acabado.
 
 Na aba de Ficha Técnica, quando o produto for cor zero, só será possível incluir as operações que serão replicadas para todas as cores do produto, para facilitar o cadastro. Desse modo, para as cores diferentes de zero do produto, é será cadastrado apenas os materiais, para os semiacabados, e produto para os acabados.
 
 
Após incluir as informações e marcar a ação como Incluir, clicando no ícone Atualizar, o sistema realiza o registro das informações.
 
ü Operação e Tipo de Máquina                                                                                                                                                                                                                                                                                       
 
Figura 12: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Operação Tipo de Máquina
 
·     Tipo de Máquina: Campo que registra o tipo da máquina
 
·     Descrição: Campo que carrega a descrição do tipo do equipamento (realizado pelo sistema após a escolha do código da máquina)
 
·     Ação: Campo que registra a ação: Incluir, Excluir e Atualizar
 
·     Base: Campo para escolha do material de base que forma o produto
 
·     Minuto/Peça: Campo onde registra o tempo gasto em cada etapa do processo
 
Após incluir as informações e marcar a ação como Incluir, o sistema realiza o registro das informações.
 
ü Relação do Guia Fio
 
Figura 13: TC1001 – Cadastro e Consulta de Produtos – Aba Operação Tipo de Máquina
 
·     Sequência: Sequência da passagem do fio pelo guia fio
 
·     Material: Campo que recebe o nome do material de base do produto (carregado pelo sistema)
 
·     Descrição: Campo que recebe a descrição do material
 
·     Ação: Campo que recebe a ação Alterar, caso precise
 
·     Parte: Campo que recebe a informação de qual parte do produto
 
·     Bloco: Campo que recebe a informação de qual Bloco de guia fio
 
·     Guia Fio: Campo que recebe a letra ou número do Guia Fio
 
Após incluir as informações na aba Ficha Técnica, acionando o ícone Atualizar, as essas informações serão carregadas na aba Relação Guias Fio dos Teares