Cadastro e Consulta de Saídas


 
Sumário
 
 

 
1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo exemplificar como efetuar o cadastro e consulta das entradas e saídas de funcionários da empresa durante o expediente de trabalho.
 
2.Campo de Aplicação
 
O processo aplica-se aos colaboradores da Portaria para automatizar os processos que antes eram feitos de forma manual. 
 
3.Pré Requisitos
N/A
 
4.Fluxograma
N/A
 
5.Procedimento
 
5.1 Consulta de Autorizações de Saída 
 
Nesta atividade/aba (A), podemos efetuar a consulta de saída, a confirmação da saída, confirmação da volta, bem como a geração de uma planilha Excel (.CSV) para consulta:
 
Figura 1 Tela: AS500 - Autorização de Saída
 
 
 
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para consultar as autorizações de saída.
 
 
Ícone Pesquisar Funcionário
 
 
Utilizado para consultar listagem de funcionários da empresa.
 
 
Ícone Anterior
 
Utilizado para voltar/retroceder informações consultadas em tela
 
Ícone Próximo
 
Utilizado para avançar informações consultadas em tela
 
Ícone Excel
 
Utilizado para exportar as informações consultadas para Excel (.CSV)
 
 
A tela funciona com filtros que podem ser utilizados de forma isolada, ou combinados para facilitar a pesquisa; sendo os seguintes filtros:
 
·     Cartão Ponto: utilizando este campo a pesquisa será realizada através do código do cartão ponto atrelado ao colaborador(a), caso não se recorde de qual seria o código, pode-se clicar no campo de lupa e efetuar a consulta por nome dentro do pop-up que será aberto;
 
Figura 2 Tela: AS500 - Consulta de Cartão Ponto Colaboradores
 
 
·     Seção: assim como o campo de cartão ponto, pode-se efetuar a consulta pela seção ou centro de custos do colaborador(a) que está efetuando a saída da empresa;
 
·     Turno: filtro utilizado para busca através do turno que o funcionário(a) está cadastrado;
 
·     Expediente: campo responsável pelo filtro de consulta através do expediente que o colaborador(a) trabalha no momento da saída;
 
·     Saída: também pode-se efetuar pesquisas por determinados períodos de datas das saídas dos colaboradores, informando o início e fim do período a ser consultado; assim facilitando a busca quando os dados da atividade já estão extensos;
 
·     Mostrar somente quem saiu?: este campo deve-se ser utilizado quando é preciso encontrar dados específicos de usuários já desligados; ao marcar, apenas saídas de colaboradores(a) demitidos serão listadas;
 
·     Mostrar somente Cancelados?: ao marcar este campo, os dados apresentados serão apenas relacionados as autorizações que foram canceladas; no caso, que foram clicadas no botão de cancelamento ;
 
·     Pesquisar...: para facilitar a busca mais direta, pode-se utilizar o campo pesquisar, onde qualquer item que esteja dentro das colunas presentes na tela e que seja digitado, irá filtrar os resultados em tempo real para consulta.
 
Ao informar um ou mais filtros, apenas é preciso clicar no botão de consultar disponível no topo da atividade ; vale ressaltar que se a listagem apresentada for maior que a tela permite, pode-se utilizar os ícones de próximo e anterior disponíveis na parte inferior da atividade.
 
Nota
Caso for necessário, a atividade também conta com a opção da exportação dos dados consultados para Excel (.CSV), disponível em um ícone ao lado de botão de consultar no topo da página ; desta forma, todos os itens e filtros aplicados na atividade, serão transferidos para Excel e facilitando na visualização física, pois estará disponível em um documento para impressão.
 
 
5.1.1 Autorização de Saída e Volta 
 
Quando o colaborador(a) estiver efetuando a sua saída da empresa, deverá ser confirmada a saída na atividade AS500:
 
Figura 3 Tela: AS500 - Confirmação de Saída
 
·     O primeiro passo é ser marcado o campo de CONFIRMAR SAÍDA?;
 
·     Posteriormente clicar no na janela que estará aberta, assim a saída do funcionário(a) estará confirmada.
 
Quando o funcionário voltar de sua saída deverá efetuar um processo semelhante, porém deverá marcar o campo de CONFIRMAR VOLTA? e confirmar no novamente.
 
Figura 4 Tela AS500 - Confirmação de Volta
 
Também existirão casos que o colaborador(a) não irá retornar para a empresa após a sua saída, assim o campo de volta não estará ativo, mas pode-se efetuar o mesmo processo repassado anteriormente para saída e após a autorização será finalizada corretamente.
 
Figura 5 Tela: AS500 - Autorização de Saída sem Volta
 
 
5.1.2 Cancelamento de Solicitações de Saída
 
Podem ocorrer casos que o cadastro da saída tenha sido efetuado de forma errônea ou até mesmo não é mais necessário, assim existe a possibilidade de cancelamento da solicitação.
 
Figura 6 Tela: AS500 - Cancelamento de Solicitação de Saída
 
 
Para efetuar o processo é necessário clicar no ícone de cancelar e posteriormente confirmar no que será aberto na janela pop-up; com isso uma próxima janela será aberta solicitando o motivo do cancelamento:
 
Figura 7 Tela: AS500 - Motivo Cancelamento de Solicitação de Saída
 
 
Deverá ser informado o motivo e após clicar no botão de novamente, assim os processos de cancelamento estarão concluídos e a solicitação permanecerá em tela apenas para consultas de históricos.
 
 
5.2 Cadastro de Saídas 
 
Nesta atividade/aba (B), podemos efetuar o cadastramento das autorizações de saída dos colaboradores(as):
 
Figura 8 Tela AS500 - Cadastro de Saídas
 
 
 
Ícone Cadastrar/Incluir
 
 
Utilizado para cadastrar/incluir uma autorização de saída no sistema.
 
 
Para efetuar o cadastro todos os campos desta aba devem ser informados, sendo eles:
 
·     Cartão Ponto: informar o código do cartão ponto atrelado ao colaborador(a), caso não se recorde de qual seria o código, pode-se clicar no campo de lupa e efetuar a consulta por nome dentro do pop-up que será aberto;
 
·     Data Saída: utilizado para informar a data que o colaborador estaria se ausentando da empresa; vale mencionar que a data pode ser digitada ou pode-se clicar no ícone de calendário para selecionar a data de forma mais facilitada;
 
·     Hora Saída: assim como o campo de data saída, neste item deve-se informar o horário que o colaborador(a) se ausentará, podendo ser digitado o horário ou utilizando o ícone de relógio para efetuar a marcação de forma mais facilitada;
 
·     Vai voltar?: neste campo é preciso informar os itens “não” ou “sim”, sendo “não” para quando o funcionário(a) não irá retornar para o trabalho e “sim” quando irá retornar;
 
·     Motivo: necessário descrever de forma compreensível o motivo da ausência do colaborador(a).
 
Ao concluir a inclusão de todos os itens repassados acima, apenas é preciso selecionar o botão de cadastrar disponível no topo da atividade e o processo estará finalizado.