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Consultas de Pedidos, Notas Fiscais e Carteira de Pedidos
 

 

Sumário

 
 

 

1.Objetivos

 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a utilização das telas de consultas que darão apoio ao módulo Comercial.
 
 

2.Campo de Aplicação

 
Este procedimento aplica-se ao processo de consultas de Pedidos, Pedidos Reprovados, Notas Fiscais e Carteira de Pedidos.
 
 

3.Pré Requisitos

 
Pedidos digitados, Notas Fiscais emitidas, Pedidos digitados.
 
 

4.Fluxograma

 
N/A
 
 

5.Procedimento - Consulta de Pedidos

 
📌 Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
Clicando sobre o ícone Itens , o sistema abre um filtro com os itens que podem ser exibidos ou não durante a pesquisa.
 
 
Figura 1: Tela AV103 – Consulta Pedidos
 
 
Marcando ou desmarcando os itens, esses campos, aparecerão ou não na tela de consulta. Também é possível, definir a quantidade máxima de pedidos exibidos por vez.
 
 
Figura 2: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
Nesta tela, conseguimos realizar a consulta de pedidos utilizando algum dos filtros:
 
 
Figura 3: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
·     Código do Cliente, CNPJ, Produto, Cor, Pedido e Data de Embarque.
 
 
📌 Pesquisa por Cliente:
 
·     Clicando sobre o ícone Pesquisa por Cliente, o sistema abrirá uma nova guia onde é possível realizar a busca de um determinado cliente, utilizando: Nome ou CPF/CNPJ
 
 
Figura 4: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
NOTA
 
 Ao utilizar o CNPJ na busca, despreze os últimos 6 dígitos, pois o sistema realiza a busca somente com os 9 primeiros dígitos do CNPJ.
 
 
 
Preenchendo os dados para a pesquisa, basta clicar sobre o ícone Pesquisar , para que o sistema carregue na tela, os clientes do filtro utilizado.
 
Para selecionar o cliente da pesquisa, basta clicar sobre o código do cliente para que os pedidos, carregue na tela AV1003.
 
 
Figura 5: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
A pesquisa traz nesta primeira visão, informações importantes do(s) pedido(s) como:
·     Número do pedido
·     Código do cliente
·     Representante da venda
·     Motivos de aprovação/reprovação
·     Valor do pedido
 
Clicando sobre o código do Pedido, o sistema carrega informações detalhadas do pedido.
 
 
📌 Aba Dados Gerais
 
 
Figura 6: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
📌 Ícones                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
 
Ao clicar no ícone Visualizar pedidos , o sistema abrirá uma nova guia com o tipo de sugestão de visualização:
 
 
Figura 7: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
Selecionando um tipo de visualização, e clicando no ícone Pesquisar, o sistema abrirá uma nova guia onde é possível: Imprimir Pedido, Enviar por e-mail ou Exportar para Excel.
 
 
Figura 8: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
Ao clicar sobre ícone Listar Comissão , o sistema abrirá uma nova guia, com as informações da comissão do Representante, referente ao pedido selecionado.
 
 
NOTA
 
Por ter dados sensíveis, segundo a LGPD, não ilustraremos esta guia.
 
 
 
Ao clicar sobre o ícone Manutenção dos Dados Gerais , abrirá uma nova guia, onde as informações sobre o pedido, que podem ser editadas, como:
 
Vencimento, número de parcelas, prazos, data de embarque, tipo de frete, etc. Para gravar as alterações, basta clicar no ícone Atualizar .
 
Figura 9: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
Ao clicar no ícone Sugestão/Pré/Cancelamento , abrirá uma nova guia, onde é possível incluir um motivo para o cancelamento do pedido, além de gerar relatórios.
 
 
Figura 10: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
Para cancelar um pedido, basta selecionar o motivo (campo Motivo, em formato lista, nativo do sistema), e clicar no ícone Atualizar , para que o sistema cancele o pedido e incluir o relatório AVR023 – Cancelamento de Saldo de Pedido, na fila de geração de relatórios (tela GS1005).
 
Clicando sobre o botão Sugestão , o sistema encaminha para a fila de geração de relatórios (tela GS1005) o relatório AVR056 – Sugestão de Pedidos Automática.
 
Clicando sobre o Botão Pré-Sugestão , o sistema encaminha para a fila de geração de relatórios (tela GS1005) o relatório AVR009 – Pré-Sugestão Automática.
 
Ao clicar sobre o ícone Calcula Valor de Frete , abrirá uma nova guia, onde o sistema calcula os valores referente ao frete do pedido em pesquisa.
 
 
Figura 11: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
Ao clicar sobre o ícone Lista Cancelamentos , abrirá uma nova guia com os itens cancelados nos pedidos do cliente, com os motivos do cancelamento.
 
 
Figura 12: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
📌 Aba Produtos
 
Nesta guia, o sistema traz os produtos referente ao pedido, com todas as informações sobre os produtos.
 
 
Figura 13: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
📌 Aba Itens
 
 Nesta tela consultamos os itens do pedido, cancelamos determinadas produtos/cores, ou ainda transferimos produtos/cores de um pedido para outro.
 
 
Figura 14: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
Podemos filtras os itens como:
·     Todas as cores
·     Com estoque a faturar
·     Sem estoque suficiente
·     Somente com saldo
 
 
Figura 15: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
Clicando sobre o ícone Cancelar Cores , o sistema abrirá uma nova guia, onde é possível realizar o cancelamento do produto/cor.
 
 
Figura 16: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
Informando o motivo do cancelamento, basta clicar no ícone Cancelar , que o sistema registrará a ação de canelar o item produto/cor.
 
 
NOTA
 
O cancelamento do produto/cor, estará atrelado a escolha do filtro com as opções: todas as cores, com estoque a faturar, sem estoque suficiente ou somente com saldo. Escolhendo todas as cores o sistema cancelará todas as cores e assim sucessivamente.
 
 
 
Clicando sobre o ícone Transferir Cores , o sistema abrirá uma nova guia, onde é possível transferir o produto/cor para um novo pedido. Para isso o novo pedido já deve estar digitado.
 
A sistemática segue a mesma lógica da Nota 2 (A transferência do produto/cor para um novo pedido, estará atrelado a escolha do filtro com as opções: todas as cores, com estoque a faturar, sem estoque suficiente ou somente com saldo)
 
 
Figura 17: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
Informando o número do novo pedido, basta clicar no ícone Cancelar , que o sistema registrará a ação de Transferir o item produto/cor.
 
Quando houver transferências de pedido, habilitará uma nova aba com as informações dos pedidos transferidos (produto, cor, quantidade transferida etc.).
 
 
Figura 18: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 
📌 Aba Notas Fiscais
 
Nesta aba, o sistema trará as notas fiscais, referente ao pedido.
 
 
Figura 19: Tela AV1003 – Consulta de Pedidos
 
 

5.1 Pedidos Reprovados

 
📌 Tela AV1005 – Pedidos Reprovados
 
 
Figura 20: Tela AV1005 – Pedidos Reprovados
 
 
📌 Ícones
 
·     Clicando sobre o ícone Exibir Colunas , o sistema abrirá uma nova guia, onde é possível incluir ou retirar uma coluna na tela de consulta. Para confirmar a alteração, basta clicar no ícone Atualizar .
 
 
Figura 21: Tela AV1005 – Pedidos Reprovados
 
 
Clicando sobre o ícone Filtros , o sistema abrirá uma nova guia, com mais opções de filtros
 
 
Figura 22: Tela AV1005 – Pedidos Reprovados
 
 
Para refinar a busca, basta preencher as opções desejadas, e clicar no ícone atualizar , para que o sistema carregue as informações em tela.
 
·     Para navegar entre os cadastros, basta utilizar o ícone Próximo . Caso necessite exportar para Excel, utilize o ícone Exportar .
 
 
📌 Consultar Pedidos Reprovados
 
Para a consulta aos pedidos reprovados, utilizamos os seguintes filtros:
·     Filial: Campo formato lista, com as filiais cadastradas previamente na tela AV509 – Cadastro de Filial de Venda
·     Representante: Campo numérico para receber o código do Representante
·     Cliente: Campo numérico para receber o código do cliente
·     Pedido: Campo numérico para receber o número do pedido
·     Data de Embarque: Campo formato data
 
Informando algum dado em algum filtro, basta clicar no ícone Consultar , para que o sistema liste os pedidos reprovados de acordo com o filtro utilizado.
 
 
Figura 23: Tela AV1005 – Pedidos Reprovados
 
 
O sistema trará os dados dos pedidos reprovados, como: Código e nome do cliente, representante da venda, tipo de cliente, número do pedido, data de embarque, código do representante, valor do pedido, percentual da margem de contribuição, motivo da reprovação, vencimento e valores bonificados.
 
Clicando sobre o número do pedido, o sistema redirecionará para a tela AV1003 – Consulta Pedidos, onde é possível realizar os procedimentos descritos no item 5. – Consulta de Pedidos
 
Também, será habilitado novas funções nesta tela. São elas:
·     Aprovar pedido por MC (margem de contribuição)
·     Aprovar pedido do Financeiro
·     Aprovar pedidos do Comercial
·     Aprovar pedidos de Bonificação
 
 
Figura 24: Tela AV1005 – Pedidos Reprovados
 
 
NOTA
 
As opções de aprovação, se habilitarão de acordo com o motivo de reprovação do pedido.
 
 
 
·     Clicando sobre o ícone Aprovar pedido por MC , o sistema abrirá uma nova guia para ser inserido uma observação para a aprovação por margem de contribuição. Após inserir as observações, basta clicar sobre o ícone Aprovar .
 
 
Figura 25: Tela AV1005 – Pedidos Reprovados
 
 
·     Clicando sobre o ícone Aprovar pedido do Financeiro, o sistema abrirá uma nova guia, para ser inserido uma observação para a aprovação do pedido do Financeiro. Após inserir as observações, basta clicar sobre o ícone Aprovar .
 
 
Figura 26: Tela AV1005 – Pedidos Reprovados
 
 
·     Clicando sobre o ícone Aprovar pedidos do Comercial, o sistema abrirá uma nova guia, para ser inserido uma observação para a aprovação do pedido. Após inserir as observações, basta clicar sobre o ícone Aprovar .
 
 
Figura 27: Tela AV1005 – Pedidos Reprovados
 
 
 
·     Clicando sobre o ícone Aprovar pedidos de Bonificação, o sistema abrirá uma nova guia, para ser inserido uma observação para a aprovação do pedido em bonificação. Após inserir as observações, basta clicar sobre o ícone Aprovar .
 
 
Figura 28: Tela AV1005 – Pedidos Reprovados
 
 
Caso queira consultar, o histórico das aprovações do pedido reprovado, basta acessar a tela AV1003 – Consulta pedidos, aba Dados Gerais. Trará o nome do aprovador, data e hora da aprovação, além do motivo.     
 
 
Figura 29: Tela AV1005 – Pedidos Reprovados
 
 

5.2 Consulta de Notas Fiscais Emitidas

 
📌 Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
Nesta tela, podemos realizar a consulta das notas fiscais, emitidas de acordo com os pedidos. 
 
 
Figura 30: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
·     Clicando sobre o ícone Itens, o sistema abrirá uma nova guia, onde é possível incluir ou retirar uma coluna na tela de consulta.
 
 
Figura 31: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
A busca pode ser realizada, utilizado os filtros:
·     Código/nome do cliente
·     CNPJ do cliente
·     Número da NF
·     Data de Emissão
·     Por Filial
·     Por modelo da NF
·     Número do pedido
·     Por produto/cor
·     Situação do pedido
·     Tipos de faturamento
 
Preenchendo algum dado em algum filtro, basta clicar no ícone Consultar , para que o sistema liste as notas fiscais referente aos dados utilizados nos filtros.
 
 
Figura 32: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
Marcando uma (ou as duas opções) XML ou PDF, o sistema habilitará o ícone de envio de E-mail (PDF ou XML) (Figura 33).
 
Clicando sobre o ícone Enviar E-mail , abrirá uma nova guia, já com o e-mail do cliente preenchido (cadastrado na tela AV501 – Cadastro de Clientes), para o envido do PDF ou XML da nota. Para realizar o envio basta clicar no ícone Enviar , para que o sistema realize o envio do documento.
 
 
Figura 33: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
 
Figura 34: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
Na tela AV1006, clicando sobre o número da nota fiscal, o sistema abrirá uma nova guia com as informações pertinentes a nota fiscal.                                                                                            
 
 
Figura 35: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
O sistema trará informações em sete abas, referentes a nota fiscal pesquisada.
 
 
📌 Aba Dados Gerais
 
 
Figura 36: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
Na aba Dados Gerais, clicando sobre o ícone Enviar E-mail referente a NF , o sistema abrirá uma nova guia, com as opções de envio de E-mail.
 
 
Figura 37: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
Incluindo um destinatário, em algumas das opções:
·     Enviar um PDF
·     Enviar E-mail ao Representante que efetuou o pedido referente a NF (informando o motivo, que é um campo lista nativo do sistema)
·     Pode ser enviado uma declaração de Cancelamento
·     Pode ser enviado o XML pertencente a NF em questão
 
 
NOTA
 
 O usuário que solicita o envio do e-mail, pode marcar o parâmetro Receber uma cópia, assim ele receberá uma cópia do e-mail.
 
 
 
Para confirmar o envio, basta clicar no ícone Enviar .
 
Clicando sobre o ícone Enviar E-mail referente ao motivo da ocorrência, o sistema abrirá uma nova guia, onde uma ocorrência, pode ser registrada. Informando a descrição, selecionando o motivo, selecionando o E-mail.
 
 
Figura 38: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
Clicando sobre o ícone Espelho da NF , o sistema exibe em uma nova guia, um espelho da nota fiscal.
 
 
Figura 39: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
📌 Aba Produtos
 
Nesta aba, o sistema traz informações, referente aos produtos da NF pesquisada
 
 
Figura 40: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
📌 Aba Total de Produtos
 
Na aba Total de produtos, o sistema traz o total de produtos da NF.
 
 
Figura 41: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
📌 Aba Impostos                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
 
Na aba Impostos, o sistema traz as informações sobre os impostos que incidem nos produtos.
 
 
Figura 42: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
📌 Aba Logística
 
Na aba Logística, o sistema exibe os dados aos envios do PDF das NF.
 
 
Figura 43: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
📌 Aba Duplicatas
 
Na aba Duplicatas, o sistema traz informações referente as duplicatas do pedido.
 
 
Figura 44: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 
📌 Aba Contabilização
 
Na aba Contabilização, o sistema traz as informações referente aos pagamentos, impostos, etc.
 
Figura 45: Tela AV1006 – Consulta de Notas
 
 

5.3 Consulta Nota Fiscal – Dados Gerais

 
📌 Tela AV549 - Consulta Nota Fiscal – Dados Gerais
 
Nesta tela, é possível realizar somente consulta aos dados gerais das Notas Fiscais.
 
 
Figura 46: Tela AV549 – NF Dados Gerais
 
 
Utilizando algum dos filtros:
·     Filial: Campo formato lista, onde constam todas as filiais de vendas cadastradas
·     Número da Nota Fiscal: Campo numérico para inserir o número da Nota Fiscal
·     Data da Emissão: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para inserir a data
·     Número do pedido: Campo numérico para inserir o número do pedido
·     Consulta por: Filtro para escolher entre Nota, data ou pedido
 
Após inserir algum dado em algum dos filtros, basta clicar sobre o ícone Consultar , para que o sistema liste a NF e, questão.
 
 
Figura 47: Tela AV549 – NF Dados Gerais
 
 

5.4 Carteira de Pedidos

 
📌 Tela AV1020 – Carteira de Pedidos
 
Nesta tela, é possível consultar a carteira de pedidos.
 
 
Figura 48: Tela AV1020 – Carteira de Pedidos
 
 
📌 Ícones
 
Clicando sobre o ícone Itens , o sistema abre um filtro com os itens que podem ser exibidos ou não durante a pesquisa.
 
Figura 49: Tela AV1020 – Carteira de Pedidos
 
 
Marcando ou desmarcando os itens da lista, esses campos, aparecerão ou não na tela de consulta. Após a seleção (ou desmarcar) dos itens na lista, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para que os campos apareçam (ou desapareçam) na tela.
 
Clicando sobre o ícone Filtro , o sistema abrirá uma nova guia, com as opções de filtro para esta tela.
 
 
Figura 50: Tela AV1020 – Carteira de Pedidos
 
 
A busca pode ser refinada, utilizando a combinação de filtros nesta guia Filtros, onde após o preenchimento das opções, basta clicar no ícone Pesquisar, para que o sistema realize a busca .
 
Para navegar entre os cadastros, basta clicar no ícone Próximo . Caso queira exportar os dados para Excel, basta utilizar o ícone Exportar .
 
 
📌 Consultar a Carteira de Pedidos
 
Para consultar a carteira de pedidos, podemos utilizar os seguintes filtros:
·     Filial: Campo formato lista, com as filiais de vendas cadastradas previamente
·     Cliente: Campo numérico para inserir o código do cliente
·     Representante: Campo numérico para inserir o código do Representante
·     Pedido: Campo numérico para inserir o número do pedido
·     Data de embarque: Campo formato data
 
Após inserir os dados nos filtros, basta clicar no ícone Consultar para que o sistema liste a carteira de pedidos, de acordo com os filtros utilizados.                                                           
 
 
Figura 51: Tela AV1020 – Carteira de Pedidos
 
 
Clicando sobre o número do pedido, o sistema redirecionará para a tela AV1003 – Consulta de Pedidos, onde é possível realizar os procedimentos descritos no item 5. Consulta Pedidos.
 
 
Figura 52: Tela AV1020 – Carteira de Pedidos
 
 
Já na coluna Aviso de Bloqueio, na tela AV1020, quando existe algum bloqueio referente a um pedido, nesta coluna será exibida um ícone Enviar aviso de bloqueio , que ao ser clicado, abre uma nova guia, para que uma mensagem de aviso de bloqueio possa ser enviada ao cliente.
 
 
Figura 53: Tela AV1020 – Carteira de Pedidos
 
 
Após inserir as observações, basta clicar no ícone Enviar , para que o sistema realize o envio da mensagem ao cliente.