Emissão da Invoice


Sumário
 

1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a geração da Invoice Comercial, documento obrigatório para o processo de Exportação.
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se ao setor Exportação, nos processos emissão de Pedidos de Exportação.
 
3.Pré Requisitos
 
Pré-requisitos:  Pedido emitido e faturado.
 
4.Fluxograma
N/A
 
5.Procedimento
 
5.1 Emissão da Invoice
 
ü Tela CE537 – Importa Comercial Invoice
 
Nesta tela, importamos a commercial invoice.
 
Figura 1: Tela CE537 – Importa Commercial Invoice
 
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para realizar a consulta de um registro em tela
 
Ícone Próximo
 
 
Utilizado para navegar entre os registros do sistema
 
Ícone Importar
 
 
Utilizado para importar a commercial invoice para o pedido/sequência
Para gerar a Invoice:
 
Informe no campo Número, o número da fatura
No campo Pedido, informe o número do pedido e a sequência
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Importar
 
5.2 Cadastro Comercial da Invoice
 
ü Tela CE523 – Cadastro Comercial da Invoice
 
Nesta tela, podemos editar as informações que vão constar na Invoice, como peso, quantidade, cubagem (), etc.
 
Figura 2: Tela CE523 – Cadastro Comercial da Invoice
 
 
Ícone Incluir
 
 
Utilizado para incluir um cadastro da comercial invoice
 
Ícone Atualizar
 
 
Utilizado para atualizar algum dados alterado em tela
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para consultar um registro no sistema
 
Ícone Próximo
 
 
Utilizado para navegar entre os registros do sistema
 
Ícone Importar
 
 
Utilizado para importar uma invoice
 
Ícone Ítens
 
 
Utilizado para acessar a tela de digitação dos itens da invoice
 
Ícone Gerar Invoice
 
 
Utilizado para gerar a invoice
 
Para consultar e editar uma Invoice:
 
·     No campo Número, informe o número/sequência da fatura
 
Após informar o campo, basta clicar sobre o ícone Consultar , para que o sistema retorne com as informações da Invoice.
 
Figura 3: Tela Cadastro Commercial Invoice
 
Nesta etapa, conferir com o que está declarado na DANFE, caso esteja diferente, corrigir conforme a DANFE, os campos:
 
·     Campo Peso Bruto (Gr. Weigth)
·     Campo Peso Líquido (Net Weigth)
·     Campo M³
·     Campo Quantidade de Caixas (Quantity)
·     Campo Montante Total (Total Amount)
 
Caso o valor do frete, esteja destacado na DANFE, informar o valor do frete em USD/EURO no campo Frete (Freigth)
 
Após informar os campos, basta clicar sobe o ícone Atualizar , para atualizar as informações.  Após a atualizar as informações, basta clicar sobre o ícone Importar , para gerar a Invoice.
 
Figura 4: Tela CE523 – Cadastro Commercial Invoice
5.3 Detalhamento da Invoice
 
ü Tela CER035 – Barcode Caixa Master
 
Este relatório, gera um arquivo em Excel com o detalhamento da Invoice.
 
Figura 5: Tela CER035 – Barcode Caixas Marte
 
Para incluir um relatório na fila de produção:
 
No campo Obrigatório 1: Informe o número da fatura do pedido
 
Após informar o campo, basta clicar sobre o ícone Incluir , para encaminhar o arquivo para a fila de produção.
 
Para recuperar o relatório, acessar a tela GS560 – Download de Arquivos.
 
5.3.1 Download de Arquivos
 
ü Tela GS560 – Download de Arquivos
 
Nesta tela, recuperamos os relatórios gerados em Excel.
 
Figura 6: Tela GS560 – Download de Arquivos
 
Para realizar o download do relatório, basta clicar sobre o relatório, para que o sistema inicie o download do arquivo.
 
Nota 1
 
·     Abrir uma planilha em branco e copiar o cabeçalho do detalhamento da última fatura.
·     Abrir a fatura que se encontra pasta dos processos e conferir o preço dos produtos. Multiplicar o preço dos produtos pela quantidade, comparar o total com o total da fatura.
·     Passar as informações dos produtos do Excel gerado pelo sistema, para a nova planilha de acordo com o cabeçalho. Pegar o valor unitário da Invoice.
·     Após adicionado todos os produtos da fatura, somar os totais e conferir se bate com o total da fatura.
·     Criar uma nova aba na mesma planilha caso tenha amostra e/ou bonificações.