Expedição de Pedidos de Exportação


Sumário
 

1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a realização Expedição dos pedidos de Exportação.
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se ao setor Exportação, nos processos Expedição de Pedidos do tipo Exportação.
 
3.Pré Requisitos
Pré-requisitos: Pedido de Exportação no sistema
 
4.Fluxograma
 
Figura 1: Fluxograma Expedição de Pedidos de Exportação
 
5.Procedimento
 
5.1 Acompanhamento do Pedido
 
ü Tela CT530 – Acompanhamento Pedidos de Exportação
 
Nesta tela, consultamos todos os pedidos de exportação, que estejam digitados no sistema.
 
Figura 2: Tela CT530 – Acompanhamento de Pedidos de Exportação
 
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para consultar o acompanhamento de um pedidido.
 
Ícone Imprimir
 
 
Utilizado para realizar a impressão
 
Ícone Exportar CSV (Excel)
 
 
Utilizado para exportar os  pedidos de exportaçãp.
 
Ícone Acrescentar 
 
 
Utilizado para acrescentat um produto para ser pesquisado pedidos por produto
 
Ícone Limprar Campos
 
 
Utilizado para limpar os produtos acrecentados na pesquisa por produtos/pedidos
 
 
Para realizar uma consulta, podemos combinar alguns dos filtros:
 
·     Mês/Ano
·     Número do Pedido
·     Por Categoria
·     Por Produto/Cor ou F.A.L (número de ordem de produção)
·     Por um Cliente específico
·     Natureza da Venda
·     Por Estágio
·     Por Tipo de Produto
·     Por Setor
·     Marcando o parâmetro Somente pendente na produção, o sistema listará somente estes pedidos com pendência
·     Marcando o parâmetro Abrir por mês/ano, o sistema exibe os pedidos com este detalhamento
 
Para verificar os pedidos de exportação que existem produto/sequência prontos para separação, desmarque a opção Somente pendentes na produção.
 
Figura 3: Tela CT530 – Acompanhamento de Pedidos de Exportação
 
Clique sobre o ícone Consultar , para que o sistema liste todos os pedidos que estão prontos para separação e também os pedidos que ainda estão na fase de produção.
 
Figura 4: Tela CT530 – Acompanhamento de Pedidos de Exportação
 
Nota 1
 
Clicando sobre o ícone Altera data de conclusão , é possível alterar a data conclusão do pedido.
 
Figura 5: Tela CT530 – Acompanhamento de Pedidos de Exportação
 
 
•  Em verde () estão as sequências/ produtos que já foram concluídas na produção e podem gerar a Packing List de separação do pedido.
• Em amarelo () estão as sequências/ produtos que já foram concluídas, mas que contém produtos em falta na produção ou foi efetuado outras entradas na tela AV751 – Dados Gerais – Solicitação de Movimento de Estoque.
• Em vermelho () estão as sequências/ produtos que ainda estão em fase de produção.
Passando o mouse sobre os ícones verde (), amarelo (), ou vermelho (), será exibido uma mensagem para auxiliar no entendimento do status do pedido. 
 
Figura 6: Tela CT530 – Acompanhamento de Pedidos de Exportação
 
No campo Tipo de produto, temos 4 tipos de produtos tipo exportação:
 
Figura 7: Tela CT530 – Acompanhamento de Pedidos de Exportação
 
·     Private Label: Produto desenvolvido específico para mercado de exportação
·     Transferência: Produto idêntico ao produto do mercado interno
·     Etiqueta ao acondicionar:
·     Etiqueta Informação do cliente no produto: São produtos embalados como os produtos do mercado interno, porém com acréscimo de uma etiqueta com as informações do cliente
·     Troca de embalagem: São produtos que são enviados para a produção, substituir a embalagem para tipo exportação
 
5.1.1 Consulta Dados Técnicos do Pedido
 
Clicando sobre o número do pedido, o sistema será redirecionado para outra guia, onde será possível consultar os Dados Gerais do pedido e o Status de produção do pedido. 
 
Figura 8: Tela CT530 – Acompanhamento de Pedidos de Exportação
ü Aba Dados Gerais
 
De acordo com a sequência do produto é possível consultar as informações gerais do produto, a provável forma de embarque e a quantidade que contêm uma caixa master do produto e modelo que será utilizado para separar o pedido.
 
Figura 9: Tela CT530 – Acompanhamento de Pedidos de Exportação
 
ü Aba Status Produção
 
Na aba Status da produção, é possível verificar o que já foi transferido e se precisa colar etiqueta no pacote com informação do cliente.
Além de saber se a entrada foi feita corretamente no código da exportação.
 
Figura 10: Tela CT530 – Acompanhamento de Pedidos de Exportação
 
O código e modelo da etiqueta a ser colada em cada pacote, estará na aba Dados Gerais, e para realizar a impressão das etiquetas, acesse a tela CT1003 – Emissão de Etiqueta Código de Barras Livre.
Figura 11: Tela CT530 – Acompanhamento de Pedidos de Exportação
 
5.2 Emissão de Etiquetas
 
ü Tela CT1003 – Emissão de Etiquetas Código de Barras Livre
 
Nesta tela, imprimimos as etiquetas com as informações do cliente, para colar sobre o rótulo do produto, quando é uma exigência do cliente (Tipo de produto: Etiqueta Informação do cliente no produto).
 
Figura 12: Tela CT1003 – Emissão de Etiqueta Código de Barra Livre
 
Para realizar a impressão das etiquetas:
 
·     Informe no campo Código Informação do Cliente, consultado na tela CT530 – Acompanhamento de Pedidos de Exportação na Aba Dados Gerais.
·     Clique sobre o ícone Consultar , para o sistema listar as informações da etiqueta
 
FIgura 13: Tela CT1003 – Emissão de Etiqueta Código de Barra Livre
 
·     No campo Tipo padrão, informe o tipo de etiqueta que se deseja imprimir (código 15)
·     Selecione a impressora (no caso a impressora 1 – Zebra)
·     Informe a quantidade de etiquetas que se deseja imprimir
 
Figura 14: Tela CT1003 – Emissão de Etiqueta Código de Barra Livre
 
Após preencher os campos, basta clicar sobre o ícone Imprimir , para realizar a impressão.
 
5.3 Geração da Pecking List
 
ü Tela CER004 – Criação do Romaneio de Embarque Exportação
 
Nesta tela geramos o romaneio de embarque dos pedidos de Exportação. Para gera o romaneio, devemos informar o número do pedido que deseja gerar.
Para os pedidos que todos os produtos/ sequência tenham sido fechados não é preciso informar os códigos dos produtos. Também É preciso executar duas vezes o relatório CER004, informando as opções abaixo.
 
§ Primeira Vez:
 
·     Informamos no campo Obrigatório 1, o número do pedido
·     No campo Obrigatório 3, informamos a opção 1 (Todas as cores com produção)
·     No campo Obrigatório 4, informamos a opção 2 (Atualizar)
·     No campo Opcional 6, informamos a opção 1 (Juntar cores, quando não completarem uma caixa)
·     No campo Opcional 5: informar a opção 2 (Não juntar produtos na caixa)
 
Nota 2
 
Caso for preciso tem a possibilidade de gerar 9 sequências para cada pedido, no zero não é preciso informa o número da primeira sequência. A partir da próxima sequência do mesmo pedido, será necessário informar os números.
 
 
Figura 15: Tela CER004 – Criação de Romaneio de Embarque de Exportação
 
Para incluir o relatório na fila de produção, clique sobre o ícone Incluir .
 
§ Segunda vez
 
§ Informamos no campo Obrigatório 1, o número do pedido
§ No campo Obrigatório 3, informamos a opção 2 (Romaneio final - volumes)
§ No campo Obrigatório 4, informamos a opção 2 (Atualizar)
§ No campo Opcional 6, informamos a opção 1 (Juntar cores quando estas não completarem uma caixa)
§ No campo Opcional 5: informar a opção 2 (Não juntar produtos na caixa)
 
Figura 16: Tela CER004 – Criação de Romaneio de Embarque de Exportação
 
Para incluir o relatório na fila de produção, clique sobre o ícone Incluir .
 
Após a finalização da geração do relatório (consultar a tela GS1005) é preciso consultar as informações na tela CE532 – Romaneio Exportação – Produtos/Volumes, para realizar a conferência da Packing List.
 
5.4 Conferência da Packing List
 
ü Tela CE532 – Romaneio Exportação - Produtos/Volumes
 
Nesta tela, realizamos a conferência dos dados da Packing List como caixa/volume e peso bruto e líquido.
 
Figura 17: Tela CE532 – Romaneio Exportação – Produtos/Volumes
 
Para realizar a conferência da Packing Lista:
 
·     Informe o número do Pedido/Parcela
 
Clique sobe o ícone Consultar , para que o sistema retorne com os dados da Packing Lista em tela.
 
Figura 18: Tela CE532 – Romaneio Exportação – Produtos/Volumes
 
Caso necessite atualizar informações do peso bruto/líquido, ou modelo de caixa:
 
·     Realizar as alterações necessárias
·     Alterar o campo Ação para Alt(Alterar)
 
Após realizar todas as alterações necessárias, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para validar a alteração.
 
Caso não apresente nenhum erro, basta incluir na fila de produção o Relatório CER005 - Romaneio de Embarque de Exportação.
 
Nota 3
 
É preciso verificar com atenção os números das caixas/ volumes, pois não pode repetir o mesmo número em dois pedidos do cliente ou na próxima sequência a ser gerada. Caso ocorra a necessidade de realizar alguma alteração sobre o Volume Inicial, será necessário executar o relatório CER005 – Romaneio de Embarque de Exportação, antes de acessar a tela CE534 – Alteração do Volume Inicial, para realizar a correção.
 
 
Após a correção do volume inicial, o relatório CE534 - Romaneio de Embarque de Exportação, deverá ser executado novamente e impresso.
 
5.4.1 Correção do Volume Inicial
 
ü Tela CER005 - Romaneio de Embarque de Exportação
 
Nesta tela realizamos a criação do arquivo para realizar a impressão do romaneio de embarque, tanto para a correção do volume inicial, quanto para os casos sem correção. 
 
Figura 19: Tela CER005 – Romaneio Embarque Exportação
 
Para incluir o relatório na fila de execução:
 
·     Informe o número do Pedido/Sequência no campo Repetitivo 1
·     No campo Opcional 2, informe a opção “Sim”
·     No campo Opcional 3, informe a opção “Não”
·     No campo Opcional 4, informe a opção “Sim”
Para incluir o relatório na fila de produção, clique sobre o ícone Incluir . Para realizar a impressão do relatório, acesse a tela GS526 – Impressão de Relatórios.
 
Nota 5
 
O relatório CER005, deve ser parametrizado da mesma forma, para realizar a correção do volume inicial, e também quando não houver correção a ser realizada.
 
 
5.4.2 Alteração do Volume Inicial
 
ü Tela CE534 – Alteração do Volume Inicial
 
Nesta tela, realizamos a manutenção do volume inicial dos romaneios de exportação. 
 
Figura 20: Tela CE534 – Alteração do Volume Inicial
 
Para realizar a manutenção do volume inicial de um pedido de exportação:
·     Informe o número do pedido/sequência
·     Informe o Volume inicial correto
·     Altere a Situação do Pedido para Provisório (este parâmetro é importante, não permite que o pedido seja faturado, para que ocorra a manutenção)
Após informa os campos, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para que o sistema altere o volume inicial do pedido.
 
Nota 6
 
Para a correção de volumes/ número da caixa é só alterar o volume inicial na tela CE534, para corrigir todos os volumes do Packing List gerado. Depois é só Executar o relatório CER005 e continuar o processo.
 
 
Para informações de peso e quantidade é preciso volta na tela CE532 com a situação do pedido no provisório (na tela CE534) e repetir processo.
Não se pode deixar o pedido no provisório, depois de qualquer alteração é necessário gerar um novo Packing List, executando o relatório CER005.
 
5.5 Impressão da Etiqueta de Exportação
 
ü Tela CE587 – Emissão de Etiquetas Caixas de Exportação
 
Nesta tela, realizamos a impressão das etiquetas de identificação das caixas de pedidos para Exportação, geradas no Packing List de separação e consulta. 
 
Figura 21: Tela CE587 – Emissão de Etiquetas Caixas Exportação
 
Para realizar a impressão das etiquetas das caixas de exportação:
 
·     Informe o número do Pedido/Sequência
 
Clique sobre o ícone Consultar, para que o sistema busque as informações do pedido. Caso não retorne com as informações, é necessário realizar o cadastro da etiqueta (Ver Nota 8).
 
Figura 22: Tela CE587 – Emissão Etiquetas Caixas Exportação
 
Caso deseje visualizar a etiqueta entes de realizar a impressão informe:
 
·     No campo Imprimir, informe o número de um volume nos dois campos, para que possa realizar a visualização. Após inserir os números, clique sobre o ícone Visualizar Etiqueta, para que uma nova guia se abra com a etiqueta a ser impressa
 
Figura 23: Tela CE587 – Emissão Etiquetas Caixas Exportação
 
Nota 7
 
 Caso informe números diferentes no campo imprimir, o sistema não exibirá a etiqueta, surgirá uma mensagem de advertência.
 
Figura 24: Tela CE587 – Emissão Etiquetas Caixas Exportação
 
 
 
·     Após a visualização da etiqueta, basta informar no campo Imprimir, o número da sequência de volumes que de deseja imprimir as etiquetas.
·     Selecione a impressora para enviar a impressão
·     Após definir as etiquetas que serão impressas, basta clicar sobre o ícone Consultar
 
Figura 25: Tela CE587 – Emissão Etiquetas Caixas Exportação
 
Nota 8
 
Caso não apareça as informações da etiqueta, será necessário realizar o cadastro da mesma. Neste caso temos que copiar os códigos de produtos que não tem etiquetas pronta e acessar à tela CE591. Sempre é preciso conferir as informações para não ser diferente do que o cliente solicitou, para cada idioma tem um modelo de etiqueta pré-estabelecido.
 
Figura 26: Tela CE591 – Copia Etiqueta Exportação
 
 
5.5.1 Copiar Etiqueta de Exportação
 
ü Tela CE591 – Copia Etiqueta de Exportação
 
Nesta tela, informamos o código do cliente e o produto que está sem etiqueta cadastrada. Tem que realizar o processo duas vezes, com a sequência 1 e depois a sequência 2.
 
Figura 27: Tela CE591 – Copia Etiqueta Exportação
 
Para copiar uma etiqueta de um produto:
 
ü Etiqueta de Origem
 
·     Informe o Código do cliente
·     Informe o Código do Produto
·     Informe a Sequência do Produto
 
ü Etiqueta de Destino
 
·     Informe o Código do cliente
·     Informe o Código do Produto
·     Informe a Sequência do Produto
 
Para copiar para o destino, basta agora clicar sobre o ícone Atualizar , para o sistema validar a informação.
 
Figura 28: Tela CE591 – Copia Etiqueta Exportação
 
Depois de cadastrar o primeiro produto será necessário fazer o cadastro do produto geral, neste caso sem informar o código do produto.
Caso não houver nenhuma etiqueta cadastrada do cliente (casos de primeira compra), é possível copiar de um outro cliente já tenha o cadastro feito, mas para isso, tem que ser do mesmo país. Se precisar efetuar alguma alteração a mais na etiqueta, acessar tela CE586 para mudar as informações copiada.
 
Para cada idioma é usado um código padrão de cliente para efetuar as copias:
 
§ Espanhol:
 
·     Cliente – 910201
·     Produto – 84123
 
§ Inglês:
 
·     Cliente – 885070
·     Produto – 390909
    
Depois de concluir o cadastro, é só acessar a tela CE587 e realizar impressão das etiquetas.
 
5.5.2 Cadastro de Etiquetas de Exportação
 
ü Tela CE586 – Cadastro de Etiquetas Caixas
 
Nesta tela, informamos o número do cliente e do produto, para realizar a alteração na etiqueta. Não é preciso fazer em todos os códigos de produto, se faz em um e depois volta na tela CE591 – Copia Etiqueta de Exportação e continuar copiando para os demais produtos do pedido.
 
Nota 9
 
Nas 3 primeiras linhas não é preciso alterar, pois são referentes a marcação da caixa com o nome do cliente e endereço. Essa informação é fornecida pelo sistema/Exportação no momento que o pedido é lançadona produção.
 
 
Figura 29: Tela CE586 – Cadastro Etiqueta Caixas
 
Para Cadastrar uma etiqueta:
 
·     Informe o Código do Cliente
·     Informe o Código/Sequência/Linha do Produto
·     Informe uma descrição para a etiqueta
Após informar os dados para o cadastro da etiqueta, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para criar o cadastro.
 
Figura 30: Tela CE586 – Cadastro Etiqueta Caixas
 
Após a inclusão do cadastro da etiqueta, novas funcionalidades serão habilitadas na tela. Caso deseje imprimir uma cópia da etiqueta, basta clicar sobre o ícone Imprimir . Para visualizar o layout da etiqueta, basta clicar sobre o ícone Visualizar , para que uma nova guia será exibida com o layout cadastrado.
 
Figura 31: Tela CE586 – Cadastro Etiqueta Caixas
 
5.6 Separação do Pedido – Coletor
 
ü Tela TR1072 – Coletor
 
Nesta tela/coletor, realizamos a separação dos pedidos de exportação. No coletor de separação TR1072 será informado o número do pedido que deseja separar. Na tela do coletor mostrará todos os volumes do listados no relatório CER005.
 
Depois de concluir toda a separação do Packing List é só transferir o arquivo via Tela GS526 para o setor da Exportação faturar o pedido.
 
Caso ocorra falta na separação e precise mudar as quantidades no Packing List tem que voltar no processo da tela CE534 – Alteração do Volume Inicial, até concluir novamente.
 
 
Figura 32: Tela TR1072 - Coletor
Para realizar a separação de um pedido:
 
·     Informe usuário e senha para acessar
·     Selecionar a opção Separação
 
Figura 33: Tela TR1072 – Coletor
 
·     Informe o número do pedido/sequência 
 
Figura 34: Tela TR1072 – Coletor
5.8 Quantidade de Caixas Faltantes
 
ü Tela CE612 – Quantidade de Caixas Faltantes
 
Nesta tela, será mostrado as faltas que ocorreram durante a separação dos pedidos exportação.
 
Informando o número do pedido e sequência que se deseja consultar, será destacado (em azul) as caixas com produtos em falta e as quantidades.
 
Figura 35: Tela CE612 – Quantidade de Caixas Faltantes
 
Para consultar as faltas de um pedido:
Informe o número do Pedido/Sequência
Após informar o campo, basta clicar sobre o ícone Consultar , para eu o sistema retorne com as informações solicitadas.
 
Figura 36: Tela CE612 – Quantidade de Caixas Faltantes
 
Será exibido um novo ícone, onde as cores restantes daquele produto, podem ser consultadas, clicando sobre o ícone Cores Faltantes
 
Figura 37: Tela CE612 – Quantidade de Caixas Faltantes