Lançamento das Despesas do P.O


Sumário
 

1. Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a realização do lançamento das projeções de despesas dos centros de custos, para o planejamento do Plano Operacional.
 
2. Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se a todos os setores (centros de custos), no procedimento de planejamento das despesas.
 
3. Pré-Requisitos
Pré-requisitos: Cadastros dos Parâmetros do Orçamento, Cadastro dos Centros de Custos, Usuário resposável por preenchimento, vinculado ao centro de custo
 
4. Fluxograma
N/A
 
5. Procedimento
 
5.1 Lançamento das Despesas do Planejamento Operacional
 
ü Tela PO1001 – Lançamento das Despesas do P.O
 
Nesta tela, realizamos o lançamento da projeção de orçamento para os centros de custo, que posteriormente, serão submetidos a aprovação do Gestor/Diretor, responsável pela área em questão. Cada responsável por um centro de custo/setor, só consegue visualizar os lançamentos do setor que de sua responsabilidade.
Os usuários serão vinculados ao centro de custo, através da tela PO529 – Relaciona Usuário ao Centro de Custo.
 
Figura 1: Tela PO1001 - Lançamento das Despesas do P.O
 
 
Ícone Atualizar
 
 
Utilizado para validar uma alteração realizada em um dado registro em tela
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para consultar um registro no sistema
 
Ícone Próximo
 
 
Utilizado para navegar entre os registros
 
 
Ícone Imprimir
 
 
Utilizado para realizar a impressão das despesas, em formato de planilha.
 
 
Ícone Exportar CSV
 
 
Utilizado para exportar um arquivo em Excel, das despesas
 
Ícone Aprovar Lançamento
 
 
Utilizado para submeter os lançamentos ao fluxo de aprovação
 
Os meses para realizar o lançamento, estarão de acordo com os adotados através da tela PO521 - Cadastro do Plano Operacional.
 
Para iniciar os lançamentos dos valores do Orçamento/Despesas:
 
·     Selecione o Centro de Custo da criação do orçamento
 
·     Informe a versão do P.O, no campo Versão PO (de acordo com a versão criada na tela PO516 – Cadastro de Versão de P.O. e utilizada como oficial)
Após informar a versão do P.O que se deseja criar o orçamento, basta clicar sobre o ícone Consultar , para que o sistema retorne com a tela preenchida.
 
Nota 1
 
Selecionando o Parâmetro Projeção Inicial, o sistema trará os valores do orçamento passado, para servir como base para o novo período que entrará em vigência.
 
Figura 2: Tela PO1001 - Lançamento das Despesas do P.O
 
Sem o parâmetro Projeção inicial selecionado, o orçamento é criado com base 0 (sem valores prévios).
 
Figura 3: Tela PO1001 - Lançamento das Despesas do P.O
 
 
O sistema carregará o código/conta, a descrição das despesas e os meses/ano para o preenchimento.
Informando as despesas nos campos, basta submeter o orçamento a aprovação, clicando sobre o ícone Aprovar
 
Figura 4: Tela PO1001 - Lançamento das Despesas do P.O
 
Será exibida uma mensagem solicitando a confirmação do envio do orçamento para aprovação. Clicando sobre o botão OK , será encaminhado para o responsável pela aprovação.
 
Figura 5: Tela PO1001 - Lançamento das Despesas do P.O
 
Após esta etapa, o orçamento será enviado para ser submetido à aprovação, pelo Gestor da Área/Centro de Custo.
 
5.2 Compara Lançamento do P.O
 
ü Tela PO1002 – Compara Lançamento do P.O
 
Nesta tela, realizamos a consulta/comparação do orçado x realizado pelo centro de custo, usando o mês atual como base, comparando com um mês/ano, já realizado. 
 
Figura 6: Tela PO1002 - Compara Lançamento do P.O
 
Para realizar uma consulta/comparação:
 
·     Selecione o Centro de Custo no campo Área
·     Informe no campo Realizado em mês/ano, o mês e o ano que deseja realizar a comparação
 
Nota 2
 
O campo Mês, sempre virá preenchido, com o mês/ano atual.
 
Figura 7: Tela PO1002 - Compara Lançamento do P.O
 
 
Após informar os campos que nortearão as pesquisas, basta clicar sobre o ícone Consultar , para que o sistema retorne com as informações em tela. 
 
Figura 8: Tela PO1002 - Compara Lançamento do P.O
 
Para Expandir uma coluna oculta, utilizamos o ícone Mostrar despesas , onde uma coluna com Orçado, será exibida.
 
Figura 9: Tela PO1002 - Compara Lançamento do P.O