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Solicitações de Compra
 

 

Sumário

 
 

 

1.Objetivos

 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a abertura das Solicitações de Compra.
 
 

2.Campo de Aplicação

 
Este procedimento aplica-se ao processo de aquisições de produtos, serviços, insumos.
 
 

3.Pré Requisitos

 
N/A
 
 

4.Fluxograma

 
N/A
 
 

5.Procedimento - Solicitações de Compras

 
📌 Tela SU511 – Solicitação de Compras                                                                                                                                                                                                
 
Nesta tela, incluimos as solicitações compras de materiais e serviços, máquinas e equipamentos, conforme a necessidade.
 
 
Figura 1: Tela SU511 - Solicitação de Compras
 
 
 

Ícone Atualizar

 
 

Utilizado para incluir uma solicitação e validar alguma alteração realizada na tela

 

Ícone Consultar

 
 

Utilizado para consultar uma solicitação criada no sistema

 

Ícone Próximo

 
 

Utilizado para navegar entre as solicitações de compra registradas no sistema

 

Ícone Aprovar

 
 

Utilizado para aprovar a criação de uma solicitação de compras no sistema

 

Ícone Limpar campos

 
 

Utilizado para limpar os dados digitados na tela, para que outra solicitação possa ser iniciada

 

Íone Pesquisar  Material

 
 

Utilizado para pesquisar o código do material, através da descrição do material

 

Ícone Pesquisar Centro de Custo

 
 

Utilizado para pesquisar umcentro de custo

 

Parâmetro Orçamento

 

Utilizado para sinalizar na solicitação de compras, que o item é somente um orçamento

dispensando assim, a solicitação do fluxo de aprovação

 
 

Parâmetro Emitir Chamado

 
 

Utilizado para o sistema identificar e efetuar a abertura de um chamado automático para a TI assim que o Almoxarifado/Compras efetuar a baixa do equipamento na sua chegada.

 
 
 
Para criar uma Solicitação de Compras:
·    Selecione o Centro de Custo Solicitante
·   Marque a Prioridade (Prazo de entrega é calculado em função desta escolha)
·   Selecione o campo Ação, como Inc (Incluir)
·   Informe no campo Quantidade, a quantiadade solicitada
·   No campo Código, informe o código do material. Caso não tenha um código, basta clciar sobre o ícone Buscar Código do Material. Este campo é utilizado para materiais de uso contínuo como materia prima.
 
 
Figura 2: Tela SU511 - Solicitação de Compras
 
 
·      Campo observação é opcional nas prioridades diferente de urgente. Marcando a prioridade como urgente, o campo se torna obrigatório
·      Selecione no campo Centro de custo destino, o centro de custo destino
·      No campo Conta contábil, informe uma conta para lançar as despesas
·      No campo O.S Destino, é para incluir o número de  uma Ordem de Serviço/O.T, para os casos que houver uma O.T criada
 
 
ATENÇÃO
 
Antes de prosseguir com o próximo passo, é importante frisar que deve-se marcar o campo de Orçamento caso a solicitação se encaixe nesses requisitos e se for necessária a configuração do item pela equipe de TI quando a chegada do mesmo for confirmada em sistema, deverá ser marcado o campo de Emitir Chamado
 
 
Após o preenchimento das informações, basta clicar no ícone Atualizar . Neste momento os campos, Descrição do Material, Unidade de Medida (UM), e Tipo, serão preenchidos automaticamente, conforme esteja o cadastro do material no sistema.
 
 
Figura 3: Tela SU511 - Solicitação de Compras – Incluir Anexos
 
 
O campo Prazo de Entrega, será calculado, conforme a Prioridade selecionada. Caso a solicitação, for apenas para buscar um orçamento, o parâmetro Orçamento, deve ser marcado como "Sim", para que a solicitação, não seja incluida no fluxo de aprovação, conforme as solicitações de compra são.
 
Clicando sobre o ícone Histórico da Cotação, que é habilitado após a atualização da tela, uma guia será exibida com o histórico de cotações para o material solicitado.
 
 
Figura 4: Tela SU511 - Solicitação de Compras – Incluir Anexos
 
 
A partir deste momento, se habilita o campo Anexos, onde é possível inserir um anexo para o Suprimentos ou Fornecedor.
 
 
Figura 5: Tela SU511 - Solicitação de Compras – Incluir Anexos
 
 
·     Clicando no ícone Anexos , será aberto uma tela para a definição de quem receberá o anexo, podendo anexar para os dois, Fornecedor/Suprimentos :
 
 
Figura 6: Tela Su511 - Solicitação de Compras – Incluir Anexos
 
 
NOTA
 
O arquivo anexado pelo usuário nesta tela, será enviado para o Fornecedor quando do envio da cotação realizada pelo comprador.
 
 
 
·     Após inserir o anexo, basta clicar no ícone , para criar a Solicitação de Compras.
 
 
Figura 7: Tela Su511 - Solicitação de Compras – Anexos
 
 
Para limpar a tela e iniciar novos cadastros, basta clicar no ícone Limpar .
 
 
📌 Correção de alguma informação da SIC:
 
Em casos em que o Suprimento/Aprovador devolve uma solicitação para alguma correção, basta seguir os passos:
 
·     Após o recebimento da notificação da devolução da SIC via e-mail, acesse a SIC, informando o número dela no campo Requisição/Solicitação, em seguida clique no ícone Consultar :
 
 
Figura 8: Tela SU511 - Solicitação de Compras
 
 
·     Realize as alterações necessárias
·     Altere o campo Ação para Alt
·     Clique no ícone Atualizar
·     Clique no ícone Aprovar , para a SIC retorne para o Suprimentos
 
 
📌 Exclusão de SIC
 
Em caos onde a exclusão de uma solicitação, se faz necessária, basta seguir os passos:
 
 
Figura 9: Tela SU511 - Solicitação de Compras
 
 
·     Após alterar o campo Ação para Exc
·     Clique no ícone Atualizar , para que o sistema realize a exclusão do registro.    
 
 
NOTA
 
Exclusões de SIC, só são possíveis quando a SIC se encontra no nível Solicitante, ou seja, somente o Solicitante consegue realizar a exclusão. Mas para isso, a SIC não pode ter iniciado a fase de Aprovação.