Topo Reutilizável - Manual do Usuário
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Apuração Contábil
 

 

Sumário

 
 

 

1. Objetivo

 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a utilização dos históricos na Contabilização, parâmetros Contábeis para Fechamento e Sped e parametrização das Contas para DRE.
 
 

2. Campo de Aplicação

 
Este procedimento aplica-se na utilização dos parâmetros Contábeis.
 
 

3. Pré Requisitos

 
Cadastro de Centros de Custo e Contas Contábeis
 
 

4. Fluxograma

 
Apuração Contábil
Figura 1: Fluxograma
 
 

5. Procedimento - Demonstrativo de Resultados

Documentação — Leitura Focada & Topo
Tradução em Libras
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📌 Tela CG500 – Demonstrativo de Resultados
 
Esta tela é uma tela de consulta, bastando abrir a tela para que ela carregue os resultados do último mês.
 
 
Figura 2: Tela CG500 - Demonstrativo de Resultados
 
 
📌 Filtros
 
·     Mês/Ano: Campo para escolhe de um exercício específico 
·     Apresentar resultado do mês anterior
·     Em Reais/Dólar: Campo que realiza a conversão dos valores dos resultados de Reais para Dólar
·     Consolida com outras empresas: Campo para casos em que haja filiais (o sistema incluis essas empresas no cálculo)
 
Clicando no ícone  (3) e (4), será exibida novas colunas na tela, com mais informações:
 
·     Mostrar detalhamento de Receita
·     Mostar Custos
·     Mostrar Despesas
 
 
Figura 3: Tela CG500 - Demonstrativo de Resultados
 
 
Caso insira alguma informação nos filtros, clique no ícone Consultar , para que o sistema, carregue na tela as informações solicitadas.
 
 

5.1 Saldos por Conta Contábil

 
📌 Tela CG509 Saldos por Conta Contábil
 
 
Figura 4: Tela CG509 – Saldos por Conta Contábil
 
 
Para realizar a consulta nesta tela, pode ser utilizado alguns dos filtros ou clicar em no ícone Consultar, para que carregue as informações baseadas na Classificação.
 
 
📌 Filtros
 
·     Base Contábil: Societária, Integral e Gerencial
·     Classificação: Campo numérico
·     Mês/Ano: Campo para escolhe de um exercício específico 
·     Conta: Campo numérico
·     Consultar por: Classificação ou Conta
 
Após preencher alguma informação em um dos filtros, basta clicar no ícone Consultar , para que o sistema carregue na tela as informações solicitadas.
 
 
Figura 5: Tela CG509 – Saldos por Conta Contábil
 
 

5.2 Lançamentos Contábeis

 
📌 Tela CG516 – Lançamentos Contábeis
 
Nesta tela, serão realizados os lançamentos contábeis de forma manual, informado.
 
  • Conta Débito
  • Conta Crédito
  • Centro de Custo
  • Valor
  • Histórico
  • Complemento
 
 
Figura 6: Tela CG516 – Lançamentos Contábeis
 
 
·     Base Contábil: Campo em formato lista, nativo do sistema
·     Data de lançamento: Campo numérico formato data (dd/mm/aaaa)
·     Lote: Campo numérico para informar o lote
·     Formulário: Campo numérico para informar o número do formulário
·     Conta Débito: Campo numérico para inserir a conta débito do lançamento
·     Conta Crédito: Campo numérico para inserir a conta crédito do lançamento
·     Centro de Custo: Campo numérico para inserir o centro de custo do lançamento
·     Valor: Campo numérico para inserir o valor do lançamento
·     Histórico: Campo numérico para inserir o número do histórico
·     Complemento: Campo descritivo para inserir algum complemente de informações
 
Após o preenchimento dos parâmetros, basta clicar no ícone Incluir , para que o sistema registre o lançamento.
 
Caso necessite alterar algum parâmetro, basta após a alteração, clicar no ícone Atualizar , para que o sistema valide a alteração.
 
Para limpar a tela para realizar novos cadastros, basta clicar no ícone Limpar .
 
 

5.3 Manutenção dos Lançamentos Contábeis

 
📌 Tela CG518 – Manutenção dos Lançamentos Contábeis
 
Em casos em que o lançamento contábil, foi realizado de forma manual, e um erro foi identificado, nesta tela CG518 – Manutenção de Lançamento Contábil, é onde realizamos as manutenções dos lançamentos.
 
Informe:
  • A sequência
  • Conta
  • CNPJ
  • Informe se é  Débito (DB) ou Crédito (CR)
  • Centro de Custo
  • Valor
  • Histórico/Complemento
 
 
                                                     
Figura 7: Tela CG518 – Manutenção de Lançamento Contábil
 
 
·     Base Contábil: Campo em formato lista, nativo do sistema com as bases contábeis disponíveis para seleção
·     Lote: Campo é carregado pelo sistema com base no registro da tela CG516 – Lançamentos Contábeis
·     Formulário: Campo é carregado pelo sistema com base no registro da tela CG516 – Lançamentos Contábeis
·     Data: Campo é carregado pelo sistema com base no registro da tela CG516 – Lançamentos Contábeis
·     Origem: Campo carregado pelo sistema
·     Sequência: Campo numérico sequencial atribuído pelo sistema
·     CNPJ: Campo numérico de 14 dígitos
·     DB: Campo para informar se o lançamento é Débito
·     CR: Campo para informar se o lançamento é Crédito
·     Ação: Campo formato lista para informar a ação Incluir (Inc), Alterar (Alt) e Excluir (Exc)
·     Centro de Custo: Campo numérico para inserir o centro de custo do lançamento
·     Valor: Campo numérico para inserir os valores (usa a virgula como separador)
·     Histórico: Campo numérico
·     Complemento: Campo descritivo
 
 
📌 Em casos de lançamentos com erro de Centro de Custo ou valor:
Realizar a correção dos dados e após selecionar o campo Ação para Alterar (Alt), e clicar no ícone Atualizar , para que o sistema valide as alterações.
 
 
📌 Em casos em que o lançamento aconteceu na conta contábil errada:
O registro lançado em uma conta errada, deve ser excluído. Selecione o campo Ação para Excluir (Exc), e clique o ícone Atualizar .
 
 
Após a exclusão, lançar novamente com a mesma sequência do lançamento excluído.
 
 

5.4 Fechamento Contábil – Lotes

 
📌 Tela CG519 – Fechamento Contábil Lotes
 
 
Figura 8: Tela CG519 – Fechamento Contábil Lotes
 
 
·     Base: Campo em formato lista com as opções: Societária, Integral e Gerencial
·     Data: Campo numérico no formato data (dd/mm/aaaa)
·     Origem: Campo em formato de lista, nativo do sistema
·     Lote: Campo numérico
·     Total de diferenças: Campo carregado pelo sistema
 
Informe a data de referência, selecione no campo Origem a opção onde deseja realizar o fechamento. Após isso, clique no ícone Consultar , para que o sistema carregue na tela, os lotes com a origem selecionadas. O sistema trará, os lotes com a diferenças a acertar.
 
 
Figura 9: Tela CG519 – Fechamento Contábil de Lotes
 
 
Clicando sobre a palavra Acertar, o sistema será direcionado para a tela GS518 – Manutenção de Lançamento Contábil, onde a diferença do lote em questão, é totalizada.
 
 
Figura 10: Tela CG518 – Manutenção de Lançamento Contábil
 
 
A tela trará a origem do lançamento, usuário que fez a digitação e alteração no lançamento, além dos valores a serem corrigidos.
 
Nesta etapa a correção é realizada de acordo com o item 5.3 Manutenção dos lançamentos contábeis.
 
 

5.5 Razão Analítica

 
📌 Tela CG520 - Razão Analítico
 
 
Figura 11: Tela CG520 – Razão Analítico
 
 
·     Base contábil: Campo em formato de lista com as opções: Societária, Integral e Gerencial
·     Classificação: Campo numérico para receber a classificação contábil da conta
·     Conta: Campo numérico para receber o número da conta contábil
·     Centro de Custo: Campo em formato de lista cadastrado previamente
·     Data inicial: Campo numérico formato data (dd/mm/aaaa)
·     Data final: Campo numérico formato data (dd/mm/aaaa)
·     Classificação: Parâmetro para refinar busca
·     Conta: Parâmetro para refinar busca
 
Primeiro passo, é definir o tipo de busca (por conta ou classificação).
Informe a data inicial e final, para refinar a busca.
 
Após preencher os dados, basta clicar no ícone Consultar , para que o sistema carregue na tela as informações.
 
 
Figura 12: Tela CG520 – Razão Analítico
 
 
Para navegar entre os registros, basta usar o ícone Próximo . Caso necessite exportar um arquivo em Excel, basta utilizar o ícone Exportar para Excel
 
 

5.6 Despesas por Centros de Custo

 
📌 Tela CG1021 – Despesas por Centros de Custo
 
 
Figura 13: Tela CG1021 – Despesas por Centro de Custo
 
 
Nesta tela é possível realizar o acompanhamento das despesas por centros de custo.
 
Utilizar os filtros:
·     Mês/Ano: Campos lista (mês) e numérico (ano)
·     Centro de Custo: Campo em formato lista
·     Conta Contábil: Campo numérico
·     Individual: Parâmetro para refinar a busca
·     Agrupar (caso em que existam mais de um centro de custo atrelado): Parâmetro para refinar a busca
 
 
Figura 14: Tela CG1021 – Despesas por Centro de Custo
 
 
 

Ícone Consultar

 
 

  Utilizado para realizar uma consulta de registros dentro do sistema

 

  Ícone Filtros

 

 

Utilizado para acessar filtros para refinar a busca

 

Ícone Próximo

 
 

Utilizado para navegar entre os regsitros do sistema

 

Ícone Justificativa

 
 

Utilizado para incluir uma justificativa, para um desvio na prestação de contas do Centro de Custo

 

Ícone Imprimir

 
 

Utilizado para realizar a impressão dos dados da tela CG1021

 
 

Ícone Visão Anual

 
 

Utilizado para apresentar uma visão anual das despezas por Centro de Custo. O ícone só aparece para o liberador da tela CG526.

 
 
Após o sistema realizar a busca, alguns ícones são habilitados.
·     Filtros: adicionar mais filtros
·     Próximo registro: Item de navegação
·     Justificar: Abre uma guia para inserir uma justificativa do centro de custo em casos de estouro de orçamento
·     Imprimir: Item de impressão
·     Visão anual: Abre um guia com uma visão anual das despesas Orçado/Realizado/mês
 
Após inserir os dados em tela, basta clicar no ícone Consultar , para que o sistema carregue as informações.
 
São carregadas as despesas:
 
📌 Por mês
 
 
Figura 15: Tela CG1021 – Despesas por Centro de Custo
 
 
Clicando sobre o número da classificação (No mês), é possível realizar as justificativas das despesas realizadas no mês. O sistema abrirá uma nova guia para que a Justificativa da Conta, possa ser digitada.
 
 
Figura 16: Tela CG1021 – Despesas por Centro de Custo – Tela de Justificativa
 
 
Após incluir a justificativa, basta clicar no ícone Atualizar .
 
 
📌 Por ano
 
 
Figura 17: Tela CG1021 – Despesas por Centro de Custo
 
 
Traz as despesas orçado, realizado, desvio, % do desvio, um comparativo com ano anterior e a variação
 
 
📌 Justificativas
 
 
Figura 18: Tela CG1021 – Despesas por Centro de Custo
 
 
Nesta aba Justificativa, cria-se um histórico mensal, das justificativas realizadas.
 
 

5.6.1 Justificativa Centro de Custo

 
📌 Tela CG1011 – Despesas por Centro de Custo
 
 
Figura 19: Tela CG1021 – Despesas por Centro de Custo
 
 
Clicando no ícone Justificar , o sistema abrirá uma nova guia onde a justificativa deverá ser digitada.
 
 
Figura 20: Tela CG1021 – Despesas por Centro de Custo – Tela de Justificativa
 
 
Após incluir a justificativa, basta clicar no ícone Atualizar .
 
 

5.6.2 Visão Anual

 
📌 Tela CG1021 – Despesas por Centro de Custo
 
 
Figura 21: Tela CG1021 – Despesas por Centro de Custo
 
 
Clicando sobre o ícone Visão Anual, o sistema abrirá uma nova guia com as informações carregadas em tela.
 
 
Figura 22: Tela CG526 – Despesas por centro de Custo
 
 
Caso necessite exportar para o Excel, basta clicar no ícone Exportar para Excel .
 
 

5.7 Lançamentos Contábeis por Lote

 
📌 Tela CG1022 – Lançamentos Contábeis por Lote
 
Através desta tela, é possível editar um lançamento.
 
 
Figura 23: Tela CG1022 – Lançamentos Contábeis por Lote
 
 
·     Base Contábil: Campo em formato de lista com as opções: Societária, Integral e Gerencial
·     Lote: Campo numérico para informar o número do lote
·     Formulário: Campo numérico para informar o número do formulário
·     Data: Campo carregado pelo sistema
·     Origem: Campo carregado pelo sistema com a origem do lançamento
 
Informe a base contábil e também o número do Lote e clique no ícone Consultar . Com isso, o sistema carregará na tela as informações referentes ao Lote digitado.
 
 
Figura 24: Tela CG1022 - Lançamentos Contábeis por Lote
 
 
Após os dados serem carregados em tela, os ícones Exportar Excel e Editar lançamento Contábil serão habilitados. Clicando sobre o Ícone Editar Lançamento Contábil, o sistema será direcionado para a tela CG518 - Manutenção de Lançamento Contábil.
 
 

5.7.1 Editar Lançamento Contábil

 
📌 Tela CG518 – Manutenção de Lançamento Contábil
 
 
Figura 25:Tela CG518 – Manutenção de Lançamento Contábil
 
 
📌 Em casos de lançamentos com erro de Centro de Custo ou valor:
Realizar a correção dos dados e após selecionar o campo Ação para Alterar (Alt), e clicar no ícone Atualizar , para que o sistema valide as alterações.
 
 
📌 Em casos em que o lançamento aconteceu na conta contábil errada:
O registro lançado em uma conta errada, deve ser excluído. Selecione o campo Ação para Excluir (Exc), e clique o ícone Atualizar .
 
 
Após a exclusão, lançar novamente com a mesma sequência do lançamento excluído.
 
 

5.8 Relatórios - Movimento Contábil Diário/Lote

 
📌 Tela CGR005 – Movimento Contábil Diário/Lote
 
 
Figura 26: Tela CGR005 – Movimento Contábil Diário/Lote
 
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
Informando as opções da tela CGR005, basta clicar no ícone Incluir , para que o relatório se encaminhe para a fila de produção.
 
Para consultar o andamento dos relatórios, basta acessar a tela GS1005.
 
 

5.8.1 Razão Analítico e Auxiliar

 
📌 Tela CGR006 – Razão Analítico e Auxiliar
 
 
Figura 27: Tela CGR006 – Razão Analítico Auxiliar
 
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
Após isso, basta clicar no ícone Atualizar .
 
Informando as opções da tela CGR006, basta clicar no ícone Incluir , para que o relatório se encaminhe para a fila de produção.
Para consultar o andamento dos relatórios, basta acessar a tela GS1005.
 
 

5.8.2 Balancete de Verificação

 
📌 Tela CGR007 – Balancete de Verificação
 
 
Figura 28: Tela CGR – 007 Balancete de Verificação
 
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
Após isso, basta clicar no ícone Atualizar .
 
Informando as opções da tela CGR007, basta clicar no ícone Incluir , para que o relatório se encaminhe para a fila de produção.
Para consultar o andamento dos relatórios, basta acessar a tela GS1005.
 
 

5.8.3 Rateios Contábeis

 
📌 Tela CGR009 Rateios Contábeis
 
 
Figura 279: Tela CGR009 – Rateios Contábeis
 
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
Após isso, basta clicar no ícone Atualizar .
 
Informando as opções da tela CGR009, basta clicar no ícone Incluir , para que o relatório se encaminhe para a fila de produção.
Para consultar o andamento dos relatórios, basta acessar a tela GS1005.
 
 

5.8.4 Despesas por Centro de Custo

 
📌 Tela CGR010 – Despesas por Centro de Custo
 
 
Figura 30: Tela CGR010 – Despesas por Centro de Custo
 
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
Após isso, basta clicar no ícone Atualizar .
 
Informando as opções da tela CGR010, basta clicar no ícone Incluir , para que o relatório se encaminhe para a fila de produção.
Para consultar o andamento dos relatórios, basta acessar a tela GS1005.
 
 

5.8.5 Balanço e Demonstrativos de Resultados

 
📌 Tela CGR012 – Balanço e Demonstrativos de Resultados
 
 
Figura 31: Tela - Balanço e Demonstrativos Resultados
 
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
Após isso, basta clicar no ícone Atualizar .
 
Informando as opções da tela CGR012, basta clicar no ícone Incluir , para que o relatório se encaminhe para a fila de produção.
Para consultar o andamento dos relatórios, basta acessar a tela GS1005.
 
 

5.8.6 Razão Auxiliar

 
📌 Tela CGR 014 – Razão Auxiliar CGR014
 
 
Figura 32: Tela CGR014 – Razão Auxiliar
 
 
·     Executar no dia: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para informar a data/horário que deseja rodar o relatório
·     Impressão Distribuída: Seleciona quem recebe uma cópia do relatório. Clicando no ícone para acessar a tela GS570.
 
O sistema abrirá uma nova guia para que possa informar o nome do Relatório, usuário de destino, e ação (Inc).
Após isso, basta clicar no ícone Atualizar .
 
Informando as opções da tela CGR014, basta clicar no ícone Incluir , para que o relatório se encaminhe para a fila de produção.
Para consultar o andamento dos relatórios, basta acessar a tela GS1005.
 
 

5.9 Impressão de Relatórios

 
📌 Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
 
Figura 33: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
 
Para realizar a impressão ou geração de um arquivo do relatório:
Pode- clicar sobre o nome do relatório, onde o sistema gera um download de um arquivo, onde pode ser impresso.
 
 
Figura 34:Tela de Relatórios
 
 
Ou pode-se selecionar uma das opções do campo Ação:
·     Imprimir
·     Parcial
·     Salvar
·     Salvar todos
·     Transferir
·     Gerar PDF
 
 
Figura 35: Tela GS526 – Impressão de Relatórios
 
 
Após selecionar a opção desejada, basta clicar no ícone Consultar .