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Cadastro de Cargos


Sumário
 

1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a realização do cadastro de cargos, definição da hierarquia, definição do setor vinculado ao cargo, definição da CBO para o cargo, definição da escolaridade, informação do tipo de despesa, e informação para a base de cálculo de aprendizes.
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se ao setor de RH, no cadastro dos cargos e seus atributos. 
 
3.Pré Requisitos
 
Pré-requisitos:  Cadastro da CBO (RH631 - Cadastro de CBOs)
 
4.Fluxograma
N/A
 
5.Procedimento
 
5.1 Cadastro de Cargos
 
ü Tela RH505 – Cadastro de Cargos 
 
Nesta tela, cadastramos os cargos com seus atributos e também, temos a opção de ativar e inativar um cargo já cadastrado.
 
Figura 1: Tela RH505 – Cadastro de Cargos
 
 
Ícone Incluir
 
 
Utilizado para incluir um cargo no sistema
 
Ícone Atualizar
 
 
Utilizado para atualizar alguma informação de um cargo no sistema
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para consultar algum cargo cadastrado no sistema
 
Ícone Próximo
 
 
Utilizado para navegar entre os cargos criados no sistemas
 
Ícone Consultar Descrição
 
 
Utilizado para consultar a fichga de descrição do cargo (habilliotado após a criação do cargo: Figura 4)
 
Ícone Buscar Códigos
 
 
Utilizado para pesquisar códigos de cargos criados no sistema
 
São atributos do cargo:
 
·     Código
·     Descrição
·     Hierarquia
·     Superior (imediato)
·     Área/Setor 
·     Faixa
·     CBO
·     Número de vagas
·     Escolaridade
·     Descrição para currículo
·     Tipo de despesas
 
Para criar um novo cargo:
 
Figura 2: Tela RH505 – Cadastro de Cargos
 
·     Informe o código para o cargo (Próximo Disponível)
·     Crie no campo Descrição, o nome do cargo
·     Selecione no campo Hierarquia, uma que se enquadre a descrição do cargo: Coordenador, Diretor, Encarregado, Executor, Gerente
·     Informe no campo Superior, o superior imediato do cargo (caso exista)
·     Selecione no campo Área/Setor, o setor que o cargo estará lotado
·     Informe a Faixa que o cargo ocupará
·     Informe no campo CBO, o código da ocupação do cargo
·     Informe o número de vagas do cargo no quadro de pessoal
·     Selecione no campo Escolaridade, a escolaridade do cargo
·     Informe no campo Descrição para currículo, a descrição que constará no cadastro do currículo do sistema
·     Selecione o no campo Tipo de despesas uma despesa que o quadro se enquadra: Administrativa, Direta, Indireta, Por função
·     Selecione o parâmetro Ativo, como “Sim”.
 
Neste momento o sistema exibirá uma guia para que a cota de aprendizes possa ser marcada como Sim ou Não (definida pela CBO informada).
 
Nota 1
 
O parâmetro SAT especial, refere-se a parâmetros do cálculo da folha (SAT Aposentadoria Especial). Os cargos que têm esse parâmetro marcado, terão no cálculo da folha, o percentual definido na tela RH506 - Parâmetro das Empresas.  
 
 
Figura 3: Tela RH505 – Cadastro de Cargos
 
Após selecionar o parâmetro para a cota, basta confirmar clicando sobre o ícone Confirmar .
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Incluir , para criar o cargo no sistema.
 
Figura 4: Tela RH505 – Cadastro de Cargos
 
 
Clicando sobre o ícone Consultar descrição , o sistema exibirá a ficha de descrição do cargo em uma nova tela  RH652 – Consulta Ficha do Cargo. A descrição da ficha do cargo, deve ser realizada na tela RH1007 – Descrição do Cargo, após a criação do cargo.
 
Figura 5: Tela RH652 – Consulta Ficha do Cargos