Consulta Status dos Chamados


Sumário
 

 
1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a consulta  e aprovação dos chamados por parte dos usuários/aprovadores e apoiar o uso das soluções da Lince Tech, padronizando e agilizando a comunicação na prestação de serviços de suporte aos usuários.
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se a todos os usuários do Sistema SINGE e visa garantir que as inconformidades, solicitações de novos recursos e/ou dúvidas e sugestões cheguem aos responsáveis de uma forma mais clara e com as informações necessárias para a correta avaliação e resolução da situação. 
 
3.Pré Requisitos
 
Pré-requisitos: Usuário criado e liberado dentro do sistema.
 
4.Fluxograma
N/A
 
5.Procedimento
 
5.1 Consulta de Chamados
 
ü Tela DS503 – Consulta de Chamados
 
Esta tela, apresenta duas visões distintas: Visão do Usuário e Visão do Aprovador
 
ü     Visão do Usuário
 
Na Visão do Usuário, é onde consultamos o ststus dos chamados  e interagimos com o atendimento/aprovador. Estarão divididos em:
 
      Chamados Pendentes de Aprovação
      Chamados em Aberto
 
Figura 1: Tela DS503 – Consulta de Chamados
 
ü     Chamados Pendentes Aprovação
 
Os chamado que forem devolvidos ou reprovados pelo aprovador, ficarão disponíveis para o úsuário, em "Chamados Pendentes Aprovação", com a "Situação" como Retorno do Aprovador.
 
Figura 2: Tela DS503 – Consulta de Chamados
 
 
Clicando sobre, o número do chamado do retorno de aprovação,  sistema será direcionado para outra guia, onde o chamado poderá ser corrigido ou excluído.
 
 
Figura 3: Tela DS504 – Detalhamento de Chamados
 
 
Nesta visão, serão habilitados três novos botões:
 
Encerrar o chamado
Atualizar o chamado
Salvar Anexos
 
 
Para encerrar o chamado, basta clicar sobre o ícone Encerrar o chamado , que o chamado sairá da lista.
 
Para Retornar o chamado para o fluxo de aprovação, basta realizar as considerações feitas pelo apriovador, e clicar sobre o ícone Atualizar o chamado , que o chamado retornará para o fluxo de aprovação.
 
Caso deseje salvar anexos para ilustrar a solicityação, basta clicar sobre o ícone Salvar Anexos , onde uma nova guia será exibida para o anexo possa ser incluído.
 
ü      Chamdos em Aberto
 
Ao acessar a tela, o sistema exibe os chamados em abertos do usuário, com a situação que o chamado se encontram (Em Análise, Pré chamado, etc). Utilizando os filtros, é possível realizar a busca por um determinado chamado, ou por grupo de atendimento, responsável, etc.
 
Figura 4: Tela DS503 – Consulta de Chamados
 
Clicando sobre o número do chamado, o sistema exibirá todo o detalhamento do chamado.
 
Figura 5: Tela DS504 – Detalhamento de Chamados
 
ü     Visão Aprovador
 
Na Visão Aprovador, é onde os aprovadores pooderão consultar o status dos seus chamados e os chamado pendentes de sua aprovação. Estarão divididos em:
 
      Chamados Pendentes de Aprovação
      Chamados em Aberto
      Chamados Finalizados com Avaliação Pendente
 
Figura 6: Tela DS503 – Consulta de Chamados
 
                                                                                                                                                                                                                   
ü     Chamados Pendente de Aprovação
 
Os chamados que estiverem em aprovação, aparecerão separados como 4 tipos de situação:
 
    Aguardando aprovador: Chamados pendetes de análise e aprovação por parte do aprovador
    Retorno do aprovador: Chamados que o aprovador, devolveu ao usuário para correção do chamado
    Aprovado: Chamados que já passaram pela aprovação
    Finalizado pelo aprovador: Chamados com a aprovação finalizada
 
5.1.1 Aprovação de Chamados
 
Para aprovar um chamado:
 
Figura 7: Tela DS503 – Consulta de Chamados
 
    Basta clicar sobre o númereo do chamado (coluna Chamado), que esteja com a Situação como "Aguardo aprovador". Neste instante, o sistema será direcionado para a tela de aprovação. 
 
Figura 8: Tela DS504 – Detalhamento de Chamados
 
No campo Situação, temos as seguintes opções:
 
      Reprovar Chamado
      Aprovar Chamado
      Retornar Chamado
 
No campo Descrição, informamos a descrição técnica da reprovação, aprovação ou retornamos ao usuários para casos de correção e ajustes do chamado.
 
Nesta visão, serão habilitados 2 novos botões:
 
Atualizar  Chamado
 
 Salvar Anexos
Para Aprovar o chamado, basta selecionar no campo Situação, a opção "Aprovar chamado", criando uma descrição para justificar a aprovaçao, e após isso, clicar sobre o ícone  Atualizar Chamado . Neste instante, podemos salvar algum anexo para compementar a aprovação do chamado, clicando sobre o ícone Salvar Anexos , onde uma nova guia será exibida para o anexo possa ser incluído.
 
Para Reprovar ou Retornar o chamado, o procedimento é o meso: Mudar o campo"Situação" com a opção desejada, e clicar sobre o ícone  Atualizar Chamado .