Custo Transporte Precificação Revenda
Sumário
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a realização do cadastro da solicitação para o estudo de viabilidade de custos para o desenvolvimento de novos produtos de revenda.
O processo aplica-se ao setor Importação, onde se utiliza para a cotação e precificação de produtos de origem internacional para analisar a viabilidade de importação de produtos de outros locais.
Usuário cadastrado no fluxo de Precificação e Revenda na tela GS578 – Usuário/Sequência de Fluxo, para aprovação das solicitações.

Figura 1 Tela: GS578 - Usuário/Sequência de Fluxo
N/A
ü Tela CI533 – Custo Transporte Precificação Revenda
Nesta tela, criamos a solicitação de aprovação para a aquisição de produtos de revenda. Ao acessar a tela, carregará uma lista de solicitações trazendo as informações:
· Número da solicitação, Descrição do produto, Situação da solicitação, NCM do produto, Código Referência do produto, Pais de origem e Data da criação.

Figura 2 Tela: CI533 - Custo Transporte Precificação Revenda
Ícone Consultar
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Utilizado para consultar as solicitações em tela
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Ícone Próximo
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Utilizado para navegar entre os registros do sistema
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Ícone Criar Novo Produto
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Utilizado para criar uma nova solicitação de custo e precificação de produto
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A tela possui um combo de filtros que podem ser utilizados de forma isolada ou combinados. São os filtros:
· Número da solicitação
· Referência Plasvale
· Situação
· Fornecedor
· Data da criação
· E ordenar os registros

Figura 3 Tela: CI533 - Filtros Atividade
Clicando sobre o número da solicitação, o sistema será redirecionado para a solicitação com todas as informações da criação da solicitação.

Figura 4 Tela: CI533 - Consulta por Número da Solicitação
Nesta guia, o sistema trará as informações do cadastro da solicitação na integra, onde será possível copiar uma solicitação criada, a partir do ícone Criar Cópia
, onde a base do cadastro será replicada para um novo cadastro de custo e precificação.


Figura 5 Tela: CI533 - Aba de edição/Inclusão de Dados
Nesta etapa, os aprovadores definidos no fluxo de aprovação, terão acesso para dar o parecer da sua área.
Para Liberar o cadastro para o próximo nível:
· Basta informar os campos pertinentes a cada aprovador do Fluxo
· Selecionar o parâmetro Liberado, para liberar o próximo nível
Após informar o parecer, basta clicar sobre o ícone Atualizar
.


Figura 6 Tela: CI533 - Edição de Campos e Liberação
Nesta etapa, o ícone Revisão
, será habilitado, para que alguma correção possa ser realizada. Clicando sobre o ícone Revisão, os campos preenchidos, será reabilitado para que a correção possa ser realizada.


Figura 7 Tela: CI533 - Revisão de Conteúdo
Após a correção, basta clicar sobre o ícone Atualizar
.


Figura 8 Tela: CI533 - Atualização de Dados Alterados/Incluídos
A atividade além de permitir a consulta, copia e edição das solicitações dos custos de transportes e precificações de revenda, também nos apresenta a opção de anexar arquivos pertinentes aos processos realizados.
Ícone Incluir Anexo
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Utilizado para incluir anexos a solicitação
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Ícone Acessar Anexos
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Utilizado para consultar os anexos inclusos em tela
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Para realizar a inclusão de um anexo relacionado a solicitação, que deve ser uma imagem do produto ou algo semelhante, deve-se clicar no ícone de incluir anexo
ou lupa; posteriormente deverá localizar o anexo em seu computador ou pasta compartilhada e clicar em incluir
.



Figura 9 Tela: CI533 - Inclusão de Anexo
Com um ou mais anexos inclusos, podemos realizar a consulta clicando sobre o ícone de listar anexos
; assim poderemos efetuar a abertura do anexo apresentado ou a exclusão do mesmo clicando no botão de
.



Figura 10 Tela: CI533 - Consulta de Anexos
Lembrando que como qualquer outra atividade do sistema, será preciso clicar em atualizar
para a imagem ser inclusa dentro da solicitação e ser apresentada para visualização, finalizando os processos necessários.

NOTA
Vale ressaltar que além dos processos repassados acima, para inclusão de uma imagem, será solicitada a aprovação ou inclusão de uma observação, portanto no campo de
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Os campos da atividade CI533 já foram exemplificados como efetuar a consulta e inclusão nos tópicos acima, porém detalharemos o que cada campo dentro das solicitações é responsável por alterar, assim facilitando na identificação e mudança dos itens nas tarefas a serem realizadas.

Figura 11 Tela: CI533 - Descrição de Campos
· Nrº Solicitação: campo responsável por demonstrar o número da solicitação gerada, sendo que ao clicar sobre está solicitação na tela de consulta irá trazer os dados daquela solicitação em específico, porém se for solicitada a cópia da solicitação, uma nova numeração será gerada;
· Solicitante: este não seria um campo editável, mas sim informativo, onde será demonstrado quem efetuou a solicitação de abertura dos dados que estamos consultando naquele momento;
· Data: assim como a consulta do solicitante, este campo irá demonstrar a data da abertura da solicitação;
· Hora: seguindo a ideia dos dois últimos campos apresentados, irá demonstrar a hora que a solicitação foi aberta no sistema;
· Anexo: ao lado desta descrição existem dois ícones clicáveis, sendo o primeiro o de lupa, utilizado para busca e inclusão de anexos pertinentes a solicitação e o segundo de check, utilizado para mostrar os anexos já inclusos na solicitação;
· Descrição: esta linha digitavel será onde deverá ser identificado o item/produto que será dado entrada na precificação de acordo com a empresa;
· Referência: dentro de cada empresa do grupo é trabalho com numerações que identificam os produtos com referências, assim está numeração deve ser adicionada neste campo para consultas e atrelação de dados;
· País Origem: campo responsável por identificar o país de onde a mercadoria ou suprimento é originário;
· NF Serviço: caso seja necessário informar um valor em porcentagem que consta na NF para o intermediador da importação ou despachante, este valor deve ser preenchido neste campo;
· Fornecedor: este item irá se relacionar com o país de origem e a NF de serviço, pois neste campo será preenchido o nome do fornecedor que o produto ou suprimento foi adquirido;
· Componentes do Produto: campo de origem selecionável; desta forma, existira vários tipos de componentes de produtos, ou seja, do que os mesmos são fabricados e variam de acordo com cada empresa para ser escolhido o que mais se adequa para aquele item; assim especificando da melhor forma para identificação no sistema;
· Comissão: conforme o campo de NF Serviço, este campo destinasse para repassar em porcentagem a comissão informada na NF relacionada ao valor pago para o intermediador da importação ou despachante;
· Valor Produto: campo responsável por identificar o valor do produto ou insumo através da moeda do Dólar USD;
· Qtd. Produto (Container 40HC): conforme o nome do campo, deve-se informar dados relacionados a quantidade de itens que podem ser alocados dentro de um container 40HC, utilizando os softwares das áreas responsáveis por esta distribuição;
· Múltiplo de Venda: o múltiplo de venda seria quantos itens precisam ser vendidos por pacote para formar uma unidade, portanto, uma unidade de um KIT BAR DE 4 PCS teria um múltiplo de venda de 12; desta forma, seriam 12 kits de 4 peças; assim deve-se seguir este padrão para cadastramento do múltiplo e com auxílio de outras atividades de consulta no sistema;
· Peso Produto: campo responsável por identificar o peso do produto de forma unitária;
· Cubagem Ref.: caso o produto seja medido em cubagem, também pode-se adicionar esta informação através deste campo;
· Frete Internacional: campo utilizado para repassar o valor do frete a ser pago no exterior, sendo que a tela utiliza como padrão valores em Dólar USD;
· Custo Embalagens: seguindo a mesma linha do Frete Internacional, o campo se destina a informar valores em Dólar USD para itens a serem enviados e precisam ser embalados, além da cobrança para realização do serviço no exterior;
· Custo Extra Inv.: neste campo, deve-se informar os custos extras de inventário relacionado a custos de armazenamento, custos de manuseio, seguros, obsolência ou impostos e taxas nacionais, todos informados em Dólar USD;
· THC: este campo nada mais é do que a despesa portuária referente à movimentação do contêiner no terminal portuário, sendo que o valor deve ser informado em Real BRL;
· Custo Agentes de Carga: campo responsável por salvar e identificar o valor em Real BRL pago aos agentes que efetuaram o embarque da carga para transporte (BL FREE, DPP e TRS);
· Custo Armazenagem: relacionado aos custos gerais de armazenamento de itens em um porto, também determinado por Real BRL;
· Honorário Despachante: campo responsável por identificar o valor pago em Real BRL aos despachantes sobre a prestação de serviços dos mesmos;
· Seguro INTL: este seguro é acordado entre o segurado, nosso caso as empresas e a companhia de seguros; ele visa proteger o valor das mercadorias durante o transporte internacional, cobrindo perdas causadas por vários tipos de eventos imprevisíveis; caso seja contratado este seguro, deve-se informar neste campo o valor em Real BRL.
· Outros: campo destinado a incluir outras despesas especificas em algum país ou até mesmo NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul);
· Observação: está caixa de texto é utilizada para colocar itens pertinentes que não foram informados nos campos acima citados; como dados para aprovação da Contabilidade e setores subsequentes, ou até mesmo a justificativa do valor informado no campo Outros;
· Departamento, Usuário, Data e Hora: estes campos não seriam editáveis, conforme os abordados no início da atividade, porém mostram o departamento, quem seria o aprovador que está o fluxo no momento da abertura para verificação da solicitação, bem como a data da aprovação e a hora;
· NCM: conforme já abordamos em tópicos anteriores, está sigla diz respeito a Nomenclatura Comum do Mercosul, caso o país ou destino faça parte deste meio, deve-se escolher dentro das opções já pré-definidas para deixar o cadastro mais completo;
· %I.I.: este campo é utilizado quando for necessário repassar a porcentagem de imposto sobre a importação;
· %IPI: conforme o campo anterior, este também deve ser utilizado quando houver a necessidade de informar a porcentagem de impostos sobre os produtos industrializados;
· %PIS: este campo é utilizado quando existe algum valor relacionado ao programa de integração social, sendo que deve ser informado em porcentagem relativa ao pedido;
· %COFINS: nesta caixa de texto deve ser informada a porcentagem de Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, sendo que este valor é utilizado para custear a seguridade social de trabalhadores de empresas privadas;
· %ST MÉDIA: conforme os campos anteriores, deve-se informar em porcentagem a quantidade de imposto relacionado a ST média, sendo que seria uma alíquota média aplicada para calcular o ICMS devido de forma antecipada. Essa média é calculada com base em um conjunto de mercadorias e transações, proporcionando uma taxa uniforme que representa uma média das alíquotas reais de todas as mercadorias;
· %ST MAIOR: conforme os campos anteriores, deve-se informar em porcentagem a quantidade de imposto relacionado a ST maior; sendo que a alíquota máxima de ICMS que pode ser aplicada. Esta alíquota pode ser usada em situações específicas onde a legislação exige a aplicação da taxa mais alta possível para garantir a arrecadação tributária de certos produtos ou transações;
· CEST: campo responsável por identificar o Código Especificador da Substituição Tributária; sendo que o mesmo estabelece uma forma de identificar e uniformizar mercadorias e bens sujeitos ao regime de substituição tributária, assim como a antecipação de recolhimento do imposto referente às operações subsequentes;
· Liberado: este ícone de “check” fica disponível para os colaboradores responsáveis pela aprovação das solicitações; quando marcado e clicado em atualizar, a solicitação será repassada para um próximo fluxo;
· Cotação Dólar: após as aprovações passarem pela Contabilidade, seguirão para a Controladoria, onde será habilitado o campo de Cotação do Dólar, que deve ser preenchido com a cotação atualizada do dia da aprovação da solicitação.
Estes seriam os campos presentes no momento da edição ou cadastro; sendo que alguns seriam opcionais e outros obrigatórios, caso algum dado seja informado erroneamente ou esteja faltando, a atividade irá reportar em uma mensagem para verificação.