Topo Reutilizável - Manual do Usuário
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Custo Transporte Precificação Revenda

 

 
Sumário
 
 

 
1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a realização do cadastro da solicitação para o estudo de viabilidade de custos para o desenvolvimento de novos produtos de revenda.
 
 
2.Campo de Aplicação
 
O processo aplica-se ao setor Importação, onde se utiliza para a cotação e precificação de produtos de origem internacional para analisar a viabilidade de importação de produtos de outros locais.
 
 
3.Pré Requisitos
 
Usuário cadastrado no fluxo de Precificação e Revenda na tela GS578 – Usuário/Sequência de Fluxo, para aprovação das solicitações.
 
 
Figura 1 Tela: GS578 - Usuário/Sequência de Fluxo
 
4.Fluxograma
 
N/A
 
 
5.Procedimento - Custo Transporte Precificação Revenda – Consulta
 
ü Tela CI533 – Custo Transporte Precificação Revenda
 
Nesta tela, criamos a solicitação de aprovação para a aquisição de produtos de revenda. Ao acessar a tela, carregará uma lista de solicitações trazendo as informações:
 
·     Número da solicitação, Descrição do produto, Situação da solicitação, NCM do produto, Código Referência do produto, Pais de origem e Data da criação.
 
 
Figura 2 Tela: CI533 - Custo Transporte Precificação Revenda
 
 
 
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para consultar as solicitações em tela
 
 
Ícone Próximo
 
 
Utilizado para navegar entre os registros do sistema
 
 
Ícone Criar Novo Produto
 
 
Utilizado para criar uma nova solicitação de custo e precificação de produto
 
 
 
A tela possui um combo de filtros que podem ser utilizados de forma isolada ou combinados. São os filtros:
·     Número da solicitação
·     Referência Plasvale
·     Situação
·     Fornecedor
·     Data da criação
·     E ordenar os registros
 
 
Figura 3 Tela: CI533 - Filtros Atividade
 
 
Clicando sobre o número da solicitação, o sistema será redirecionado para a solicitação com todas as informações da criação da solicitação. 
 
 
Figura 4 Tela: CI533 - Consulta por Número da Solicitação
 
 
Nesta guia, o sistema trará as informações do cadastro da solicitação na integra, onde será possível copiar uma solicitação criada, a partir do ícone Criar Cópia , onde a base do cadastro será replicada para um novo cadastro de custo e precificação.
 
 
Figura 5 Tela: CI533 - Aba de edição/Inclusão de Dados
 
 
Nesta etapa, os aprovadores definidos no fluxo de aprovação, terão acesso para dar o parecer da sua área. 
Para Liberar o cadastro para o próximo nível:
·     Basta informar os campos pertinentes a cada aprovador do Fluxo
·     Selecionar o parâmetro Liberado, para liberar o próximo nível
Após informar o parecer, basta clicar sobre o ícone Atualizar .
 
 
Figura 6 Tela: CI533 - Edição de Campos e Liberação
 
 
Nesta etapa, o ícone Revisão , será habilitado, para que alguma correção possa ser realizada. Clicando sobre o ícone Revisão, os campos preenchidos, será reabilitado para que a correção possa ser realizada.
 
 
Figura 7 Tela: CI533 - Revisão de Conteúdo
 
 
Após a correção, basta clicar sobre o ícone Atualizar .
 
 
Figura 8 Tela: CI533 - Atualização de Dados Alterados/Incluídos
 
 
5.1 Inclusão e Consulta de Anexos
 
A atividade além de permitir a consulta, copia e edição das solicitações dos custos de transportes e precificações de revenda, também nos apresenta a opção de anexar arquivos pertinentes aos processos realizados.
 
 
 
Ícone Incluir Anexo 
 
 
Utilizado para incluir anexos a solicitação
 
 
Ícone Acessar Anexos 
 
 
Utilizado para consultar os anexos inclusos em tela
 
 
 
Para realizar a inclusão de um anexo relacionado a solicitação, que deve ser uma imagem do produto ou algo semelhante, deve-se clicar no ícone de incluir anexo ou lupa; posteriormente deverá localizar o anexo em seu computador ou pasta compartilhada e clicar em incluir .
 
 
Figura 9 Tela: CI533 - Inclusão de Anexo
 
 
Com um ou mais anexos inclusos, podemos realizar a consulta clicando sobre o ícone de listar anexos ; assim poderemos efetuar a abertura do anexo apresentado ou a exclusão do mesmo clicando no botão de .
 
 
Figura 10 Tela: CI533 - Consulta de Anexos
 
 
Lembrando que como qualquer outra atividade do sistema, será preciso clicar em atualizar para a imagem ser inclusa dentro da solicitação e ser apresentada para visualização, finalizando os processos necessários.
 
NOTA
Vale ressaltar que além dos processos repassados acima, para inclusão de uma imagem, será solicitada a aprovação ou inclusão de uma observação, portanto no campo de ou deverão estar marcados ou com dados inclusos.
 
 
5.2 Descrição das Funções dos Campos
 
 
Os campos da atividade CI533 já foram exemplificados como efetuar a consulta e inclusão nos tópicos acima, porém detalharemos o que cada campo dentro das solicitações é responsável por alterar, assim facilitando na identificação e mudança dos itens nas tarefas a serem realizadas.
 
 
Figura 11 Tela: CI533 - Descrição de Campos
 
 
 
·     Nrº Solicitação: campo responsável por demonstrar o número da solicitação gerada, sendo que ao clicar sobre está solicitação na tela de consulta irá trazer os dados daquela solicitação em específico, porém se for solicitada a cópia da solicitação, uma nova numeração será gerada;
 
·     Solicitante: este não seria um campo editável, mas sim informativo, onde será demonstrado quem efetuou a solicitação de abertura dos dados que estamos consultando naquele momento;
 
·     Data: assim como a consulta do solicitante, este campo irá demonstrar a data da abertura da solicitação;
 
·     Hora: seguindo a ideia dos dois últimos campos apresentados, irá demonstrar a hora que a solicitação foi aberta no sistema;
 
·     Anexo: ao lado desta descrição existem dois ícones clicáveis, sendo o primeiro o de lupa, utilizado para busca e inclusão de anexos pertinentes a solicitação e o segundo de check, utilizado para mostrar os anexos já inclusos na solicitação;
 
·     Descrição: esta linha digitavel será onde deverá ser identificado o item/produto que será dado entrada na precificação de acordo com a empresa;
 
·     Referência: dentro de cada empresa do grupo é trabalho com numerações que identificam os produtos com referências, assim está numeração deve ser adicionada neste campo para consultas e atrelação de dados;
 
·     País Origem: campo responsável por identificar o país de onde a mercadoria ou suprimento é originário;
 
·     NF Serviço: caso seja necessário informar um valor em porcentagem que consta na NF para o intermediador da importação ou despachante, este valor deve ser preenchido neste campo;
 
·     Fornecedor: este item irá se relacionar com o país de origem e a NF de serviço, pois neste campo será preenchido o nome do fornecedor que o produto ou suprimento foi adquirido;
 
·     Componentes do Produto: campo de origem selecionável; desta forma, existira vários tipos de componentes de produtos, ou seja, do que os mesmos são fabricados e variam de acordo com cada empresa para ser escolhido o que mais se adequa para aquele item; assim especificando da melhor forma para identificação no sistema;
 
·     Comissão: conforme o campo de NF Serviço, este campo destinasse para repassar em porcentagem a comissão informada na NF relacionada ao valor pago para o intermediador da importação ou despachante;
 
·     Valor Produto: campo responsável por identificar o valor do produto ou insumo através da moeda do Dólar USD;
 
·     Qtd. Produto (Container 40HC): conforme o nome do campo, deve-se informar dados relacionados a quantidade de itens que podem ser alocados dentro de um container 40HC, utilizando os softwares das áreas responsáveis por esta distribuição;
 
·     Múltiplo de Venda: o múltiplo de venda seria quantos itens precisam ser vendidos por pacote para formar uma unidade, portanto, uma unidade de um KIT BAR DE 4 PCS teria um múltiplo de venda de 12; desta forma, seriam 12 kits de 4 peças; assim deve-se seguir este padrão para cadastramento do múltiplo e com auxílio de outras atividades de consulta no sistema;
 
·     Peso Produto: campo responsável por identificar o peso do produto de forma unitária;
 
·     Cubagem Ref.: caso o produto seja medido em cubagem, também pode-se adicionar esta informação através deste campo;
 
·     Frete Internacional: campo utilizado para repassar o valor do frete a ser pago no exterior, sendo que a tela utiliza como padrão valores em Dólar USD;
 
·     Custo Embalagens: seguindo a mesma linha do Frete Internacional, o campo se destina a informar valores em Dólar USD para itens a serem enviados e precisam ser embalados, além da cobrança para realização do serviço no exterior;
 
·     Custo Extra Inv.: neste campo, deve-se informar os custos extras de inventário relacionado a custos de armazenamento, custos de manuseio, seguros, obsolência ou impostos e taxas nacionais, todos informados em Dólar USD;
 
·     THC: este campo nada mais é do que a despesa portuária referente à movimentação do contêiner no terminal portuário, sendo que o valor deve ser informado em Real BRL;
 
·     Custo Agentes de Carga: campo responsável por salvar e identificar o valor em Real BRL pago aos agentes que efetuaram o embarque da carga para transporte (BL FREE, DPP e TRS);
 
·     Custo Armazenagem: relacionado aos custos gerais de armazenamento de itens em um porto, também determinado por Real BRL;
 
·     Honorário Despachante: campo responsável por identificar o valor pago em Real BRL aos despachantes sobre a prestação de serviços dos mesmos;
 
·     Seguro INTL: este seguro é acordado entre o segurado, nosso caso as empresas e a companhia de seguros; ele visa proteger o valor das mercadorias durante o transporte internacional, cobrindo perdas causadas por vários tipos de eventos imprevisíveis; caso seja contratado este seguro, deve-se informar neste campo o valor em Real BRL.
 
 
·     Outros: campo destinado a incluir outras despesas especificas em algum país ou até mesmo NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul);
 
·     Observação: está caixa de texto é utilizada para colocar itens pertinentes que não foram informados nos campos acima citados; como dados para aprovação da Contabilidade e setores subsequentes, ou até mesmo a justificativa do valor informado no campo Outros;
 
·     Departamento, Usuário, Data e Hora: estes campos não seriam editáveis, conforme os abordados no início da atividade, porém mostram o departamento, quem seria o aprovador que está o fluxo no momento da abertura para verificação da solicitação, bem como a data da aprovação e a hora;
 
·     NCM: conforme já abordamos em tópicos anteriores, está sigla diz respeito a Nomenclatura Comum do Mercosul, caso o país ou destino faça parte deste meio, deve-se escolher dentro das opções já pré-definidas para deixar o cadastro mais completo;
 
·     %I.I.: este campo é utilizado quando for necessário repassar a porcentagem de imposto sobre a importação;
 
·     %IPI: conforme o campo anterior, este também deve ser utilizado quando houver a necessidade de informar a porcentagem de impostos sobre os produtos industrializados;
 
·     %PIS:  este campo é utilizado quando existe algum valor relacionado ao programa de integração social, sendo que deve ser informado em porcentagem relativa ao pedido;
 
·     %COFINS: nesta caixa de texto deve ser informada a porcentagem de Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, sendo que este valor é utilizado para custear a seguridade social de trabalhadores de empresas privadas;
 
·     %ST MÉDIA: conforme os campos anteriores, deve-se informar em porcentagem a quantidade de imposto relacionado a ST média, sendo que seria uma alíquota média aplicada para calcular o ICMS devido de forma antecipada. Essa média é calculada com base em um conjunto de mercadorias e transações, proporcionando uma taxa uniforme que representa uma média das alíquotas reais de todas as mercadorias;
 
·     %ST MAIOR: conforme os campos anteriores, deve-se informar em porcentagem a quantidade de imposto relacionado a ST maior; sendo que a alíquota máxima de ICMS que pode ser aplicada. Esta alíquota pode ser usada em situações específicas onde a legislação exige a aplicação da taxa mais alta possível para garantir a arrecadação tributária de certos produtos ou transações;
 
·     CEST: campo responsável por identificar o Código Especificador da Substituição Tributária; sendo que o mesmo estabelece uma forma de identificar e uniformizar mercadorias e bens sujeitos ao regime de substituição tributária, assim como a antecipação de recolhimento do imposto referente às operações subsequentes;
 
·     Liberado: este ícone de “check” fica disponível para os colaboradores responsáveis pela aprovação das solicitações; quando marcado e clicado em atualizar, a solicitação será repassada para um próximo fluxo;
 
·     Cotação Dólar: após as aprovações passarem pela Contabilidade, seguirão para a Controladoria, onde será habilitado o campo de Cotação do Dólar, que deve ser preenchido com a cotação atualizada do dia da aprovação da solicitação.
 
 
Estes seriam os campos presentes no momento da edição ou cadastro; sendo que alguns seriam opcionais e outros obrigatórios, caso algum dado seja informado erroneamente ou esteja faltando, a atividade irá reportar em uma mensagem para verificação.