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Estatísticas do Cliente
 

 

Sumário

 
 

 

1. Objetivo

 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para realizar a consulta das estatísticas dos clientes.
 
 

2. Campo de Aplicação

 
Este procedimento aplica-se a todos ao setor Comercial, nas análises da carteira de clientes.
 
 

3. Pré Requisitos

 
N/A
 
 

4. Fluxograma

 
N/A
 
 

5. Procedimento - Consulta Estatísticas do Cliente

 
📌 Tela AV1012 – Estatística de Clientes
 
Nesta tela consultamos dados estatísticos de:
·     Faturamento
·     Mix
·     Devoluções
·     Ações (Inclusão)
·     Ações Utilizadas
 
 
Figura 1: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
 

Ícone Consultar

 
 

Utilizado para  consultar as estatísticas de um cliente

 

Ícone Ítens

 
 

Utilizado para configurar o layout da tela (incluir ou excluir colunas)

 

Ícone Próximo

 
 

Utilizado para navegar entre os registros na tela

 
 
Para realizar uma consulta, definimos como será realizada:
 
 

5.1 Pesquisa Geral

 
·     Informe um parâmetro no campo Consulta por como Geral
·     Informe o Código do cliente, ou o CNPJ para realizar a consulta
·     Ou informe o Nome ou Nome de Fantasia
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Consultar (ou Enter), para que o sistema retorne com a pesquisa.
 
 
Figura 2: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 

5.1.1 Pesquisa Filial

 
Selecionando o parâmetro Consulta por como Filial, basta clicar sobre o ícone Consultar , para que o sistema habilite campos específicos para a pesquisa.
 
Para realizar a pesquisa:
 
·     Basta informar o Código da Filial
 
 
Figura 3: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Consultar (ou Enter), para que o sistema retorne com a pesquisa.
 
 
Figura 4: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 

5.1.2 Pesquisa por Representante

 
Selecionando o parâmetro Representante como Filial, basta clicar sobre o ícone Consultar , para que o sistema habilite campos específicos para a pesquisa.
 
Para realizar a pesquisa:
 
·     Informe o Código do Representante
 
 
Figura 5: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Consultar (ou Enter), para que o sistema retorne com a pesquisa.
 
 
NOTA
 
A pesquisa sem um cliente específico (Por Filial ou Representante), trará todos os clientes pertencentes a Filial ou Representante.
 
Figura 6: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
 
Após carregar a consulta, basta clicar sobre o código da Coluna Cliente, para que as estatísticas do cliente sejam exibidas.
 
 
Figura 7: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
A tela será exibida em abas, cada informações diferentes:
 
·     Faturamento: Gráficos estatísticos do faturamento
·     Mix: Gráfico de evolução do mix de produtos
·     Devoluções: Registros das devoluções efetuadas pelo cliente
·     Brindes: Registros dos brindes concedidos ao cliente
·     Ações: Inclusão, consulta e aprovação das ações via financeiro, de bonificação e promocionais, concedidas ao cliente
·     Ações utilizadas: Registros das ações realizadas no cliente
 
 

5.1.3 Aba Faturamento

 
Nesta aba, estará os gráficos de evolução de: Evolução do Faturado, Evolução Faturado em KG e Evolução da Margem de Contribuição.
 
 
Figura 8: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
 

Ícone Consultar Grupo/Cliente

 
 

Utilizado para  consultar as estatísticas a nível de Grupo

 

Ícone Voltar

 
 

Utilizado para retornar a tela anterior

 
 

5.1.4 Mix

 
Nesta aba, estará o registro da evolução do mix de produtos.
 
 
Figura 9: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
Clicando sobre o mês na coluna Mês/ano, será habilitada para a consulta, uma nova aba com os produtos do mix referente ao mês/ano da consulta.
 
 
Figura 10: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 

5.1.5 Aba Brindes

 
Nesta aba, ficará registrado a evolução do valor dos brindes concedidos ao cliente.
 
 
Figura 11: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 

5.1.6 Aba Ações

 
Nesta aba, incluímos as ações, consultamos oi status das ações em aprovação, aprovamos, reprovamos e devolvemos as ações ao solicitante.
 
 
NOTA
 
As funções de aprovação/reprovação/devolução, só estarão habilitas para os aprovadores, definidos no fluxo de aprovação, definidos na tela GS578 – Usuário/Sequência de Fluxo, no Controle de Origem: Ações Clientes, Tipo de Fluxo: Verbas.
 
 
Figura 12: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
 

Ícone Incluir

 
 
 

Utilizado para  incluir uma ação no sistema

 

Ícone Programar Ações

 
 
 

Utilizado para programar as ações

 

Ícone Salvar Anexos

 
 

Utilizado para salvar anexos na ação criada

 

Ícone Listar Anexos

 
 

Utilizado para exibir a lista de anexos da ação

 
 
 
Para Incluir uma ação programada:
 
·     Selecione no campo Filial, a filial do cliente
·     No campo Ação, selecione o tipo de ação que será incluída no fluxo de aprovação
 
Ao selecionar uma das opções do campo Ação, o sistema assume um comportamento para cada opção:
 
·     Ação via Financeiro: Habilita o campo Forma de pagamento
·     Bonificação: Habilita o campo Tipo de Bonificação
·     Promoções: Nenhum campo habilitado
·     Selecione no campo Divisão, a linha de produtos que fará parte da ação (Observando no vídeo o comportamento da tela pela escolha da Ação)
 
 
Figura 13: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
·     Informe a Filial do cliente
·     Selecione o tipo de ação no campo Ação
·     Selecione a Divisão de negócios do cliente
·     Selecione a forma de pagamento
 
 
NOTA
 
Cada forma de pagamento, tem seus campos específicos que são visíveis/ocultos de acordo com a forma desejada.
 
 
 
Clique sobre o ícone Programar Ação . Nesse momento, será exibido uma nova guia para que se possa informar:
 
 
Figura 14: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
·     Data inicial da ação
·     Data final da ação
·     Valor total da ação
·     Quantidade de parcelas que será paga a ação
·     Informando a quantidade de parcelas, o sistema calcula o valor do campo  Valor parcelas
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Incluir , e seguir com o preenchimento da ação. Após incluir, o ícone habilitado é o Atualizar .
 
 
Figura 15: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
Após incluir a ação programada, o Departamento de Admnistração de Vendas - DAV, executa o relatório AV245 - Geração de Ação Programada.
 
Caso necessite atualizar o valor, basta após atualizar, clicar sobre o ícone .
 
 
Figura 16: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
Realize a projeção de faturamento informando os campos:
 
·     Informe o Mês/ano da ação
·     No campo Faturamento, informe o valor da (s) parcela (s)
·     Informe no campo Data final da ação, a data que se encerra a ação
·     No campo Valor da Ação, informe o valor da parcela
·     No campo Descrição, detalhe o motivo da ação
·     No campo Justificativa, informe as justificativas comerciais da ação
·     No campo Forma de pagamento, descreva como será realizado o pagamento
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Incluir , para criar a ação no sistema e submete-la ao fluxo de aprovação.
 
Para ações não programadas, basta preencher os campos e clicar sobre o ícone Incluir
 
 
Figura 17: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 

5.1.7 Aba Ações Utilizadas

 
Nesta aba, o sistema listará as ações já utilizadas pelo cliente.
 
 
Figura 18: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
Clicando no código da coluna ação, o sistema exibirá uma nova guia, com a descrição da ação.
 
 
Figura 19: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 

5.2 Consulta Grupo

 
Esta funcionalidade, é utilizada por clientes que possuem Grupos (filiais).
 
 
Figura 20: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
Clicando sobre o ícone Consultar Grupo/Cliente ,  o sistema habilitará novas abas, referente às estatísticas a nível de grupo.
 
 
📌 Aba Faturamento
 
Nesta aba, será listado o gráfico de evolução da margem de contribuição a nível de grupo.
 
 
Figura 21: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
📌 Aba Ranking
 
Nesta aba, consultamos o Ranking de evolução do grupo.
 
·     Gráfico de evolução do Ranking por Empresa
·     Gráfico de evolução do Ranking por Filial 
·     Gráfico de evolução do Ranking por Representante
 
 
Figura 22: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
📌 Aba Liquidez
 
Nesta aba, consultamos o gráfico de evolução da liquidez.
 
 
Figura 23: Tela AV1012 – Estatística do Cliente
 
 
Para consultar e aprovar as solicitações de ações, basta acessar a tela AV685 e AV686.