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Pedido de Compra - Importação


Sumário
 

1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a realização do pedido de importação de mercadorias (produto e materiais).
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se ao setor Importação, na aquisição de produtos e materiais com origem internacional.
 
3.Pré Requisitos
 
Pré-requisitos:  Usuário cadastrado no fluxo de importação na tela GS578 – Usuário/Sequência de Fluxo, para aprovação de pedidos.
 
4.Fluxograma
 
 
5.Procedimento
 
5.1 Estatística de Estoque
 
ü Tela IPR004 – Informação Para Pedido de Importação
 
Este relatório, realiza a análise estatística de tempo de estoque por período de tempo.
 
Figura 1: Tela IPR004 – Informações  para Pedido de Importação
 
Para incluir um relatório para análise dos pedidos de compra:
 
·     No campo Obrigatório 1: Informe o mês que servirá de referência para o levantamento
 
·     No campo Repetitivo 2: Caso deseje informar um produto específico, informe neste campo
 
·     No campo Repetitivo 3: Caso deseje selecionar uma categoria, selecione neste campo
 
·     No campo Obrigatório 4: Informe a quantidade de meses de estoque mínimo
 
·     No campo Obrigatório 5: Informe a quantidade de meses para a média de vendas
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Incluir , para que o relatório seja incluído na fila de produção. Para acompanhar a fila de relatórios, basta acessar a tela GS1005 – Consulta Fila de Relatórios e para realizar a impressão do relatório, acesse a tela GS1026 – Impressão de Relatórios.
 
5.2 Pedido de Compra de Importação
 
ü Tela IP508 – Pedido de Compra Importação
 
Nesta tela, incluímos os pedidos de importação de produtos ou materiais. 
 
Figura 2: Tela IP508 – Pedido de Compra – Importação
 
 
Ícone Inclir
 
 
Utilizado para inserir um pedido de importação no sistema
 
Ícone Alterar
 
 
Utilizado para atualizar/salvar alterações realizados no cadastro do pedido
 
Ícone Excluir
 
 
Utilizado para excluir o cadastro do pedido de importação (somente com situação criado)
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para consultar um cadastro/pedido de pedido no sistema
 
Ícone Próximo
 
 
Utilizado para navegar entre os registros do sistema
 
Ícone Exportar informações para IP509
 
 
Utilizado para acessar a tela IP509 - Cadastro da Proforma  com a sugestão do pedido
 
Ícone Importar Excerl
 
 
Utilizado importar um arquivo em Excel com os dados do pedido
 
 
Para incluir um pedido:
 
·     Informe o número do pedido (Próximo Disponível)
 
·     Selecione a Origem do pedido (Produto ou Material)
 
·     Informe o Mês/Ano de previsão de faturamento
 
·     No campo Fornecedor, selecione o fornecedor do pedido
 
·     Informe no campo Código, o código do produto a ser pedido
Após informar estes campos, basta clicar sobre o ícone Incluir , para criar o pedido. Neste instante o sistema carregará as cores disponível para o produto incluído no sistema, para que as quantidades possam ser informadas.
 
Figura 3: Tela IP508 – Pedido de Compra – Importação
 
Para informar as quantidades:
 
·     Selecione o campo Ação como Inc (Incluir)
 
·     No campo Quantidade, informe a quantidade a ser pedida
 
Figura 4: Tela IP508 – Pedido de Compra – Importação
 
Após incluir as quantidades a ser pedida, basta clicar sobre o ícone Alterar , para que o sistema inclua no pedido. Após atualizar a tela, o pedido segue para o fluxo de aprovação na tela IP1001 – Controle de Importação, onde o pedido deve ser aprovado no fluxo definido na tela GS578 - Usuário/Sequência de Fluxo.
 
5.2.1 Alterar Pedido
 
Para alterar um pedido em andamento:
 
·     Desmarcar pimeiramente o parâmetro Bloquear pedidos de outros usuários
 
·     Selecionar o campo Ação como Alt de Alterar (somente para alterar quantidade dos itens, para alterar o cabeçario do pedido, não é necessário)
 
·     Alterar o campo quantidade, com a quantidade desejada
 
Figura 5: Tela IP508 – Pedido de Compra – Importação
 
Após alterarr as quantidades desejada, basta clicar sobre o ícone Alterar , para que as alterações sejam gravadas no pedido.
 
5.3 Aprovação do Pedido
 
ü Tela IP1001 – Controle de Importação
 
Na tela IP1001, cada aprovador definido no fluxo de aprovação de pedidos, deve aprovar sua etapa.
 
Figura 6: Tela IP1001 – Controle de Importação
 
Para consultar o pedido em aprovação:
 
·     Informe no campo Tipo de Consulta, Pedido de Importação
 
·     Informe o número do pedido no campo Número
Após informar o campo, basta clicar sobre o ícone Consultar ,para que o sistema retorne com a consulta solicitada.
 
Figura 7: Tela IP1001 – Controle de Importação
 
·     Clicar sobre o Número do pedido na primeira coluna para acessar a área da aprovação do pedido.
 
Figura 8: Tela IP1001 – Controle de Importação
Após acessar a área de aprovação:
 
·     Basta selecionar o parâmetro “Aprovado”
·     Clicar sobre o ícone Atualizar , a situação do pedido
 
Figura 9: Tela IP1001 – Controle de Importação
 
Caso deseje enviar uma cópia da solicitação de aprovação do pedido de importação, clique sobre o ícone Reenviar pedido . Uma nova guia será exibida para que um Email possa ser informado.
 
Figura 10: Tela IP1001 – Controle de Importação
 
Após a aprovação, o pedido segue para o próximo usuário no fluxo definido na tela GS578 – Usuário/Sequência de Fluxo.
 
5.4 Cadastro de Proforma - Fornecedor
 
ü Tela IP509 – Cadastro Proforma Fornecedor
 
Figura 11: Tela IP509 – Cadastro Proforma Fornecedor
 
 
Ícone Inclir
 
 
Utilizado para cadastrar a Proforma do Formcedor no sistema
 
Ícone Atualizar
 
 
Utilizado para atualizar/salvar alterações realizados no cadastro da Proforma
 
Ícone Excluir
 
 
Utilizado para excluir o cadastro da Proforma do sistema
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para consultar a Proforma do pedido no sistema
 
Ícone Próximo
 
 
Utilizado para navegar entre os registros do sistema
 
Ícone Carregar Proforma Fornecedor
 
 
Utiliado para anexar a Proforma do Fornecedor ao pedido/sistema
 
Ícone Visualizar Proforma Fornecedor
 
 
Utilizado para consultar a Proforma anexada ao pedido no sistema
 
 
Ícone Exporta CSV
 
 
Utilizado para gerar um download de um arquivo em Excel da Proforma
 
 
Para incluir a Proforma do Fornecedor:
 
·     Informar o código da Proforma do Fornecedor no campo Proforma fornec. Para incluir a proforma física como anexo:
 
ü Clicar sobre o ícone Carregar Proforma Fornecedor, onde uma nova guia será exibida para que o arquivo possa ser incluído
 
Figura 12: Tela IP509 – Cadastro Proforma Fornecedor
 
·     Informe no campo Data proforma, a data da proforma do Fornecedor
 
·     Informe o campo Trading (Negociação)
 
·     Informe no campo Via transporte, com se dará o transporte do pedido até o país de destino
 
·     Selecione o ICOTEMS do transporte do pedido
 
·     Selecione o País de origem 
 
·     Informe o local de embarque do país origem e destino
 
·     Informe as Condições de pagamento
 
·     Informe a Moeda do pagamento
 
·     No campo Custos extras, serve para adicionar despesas extras da proforma
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para registrar a Proforma. Após cadastrar a Proforma, acessar a tela IP510 – Cadastro Invoice.
 
5.5 Cadastro Invoice
 
ü Tela IP510 – Cadastro Invoice
 
Nesta tela, cadastramos a Invoice no sistema. 
 
Figura 13: Tela IP510 – Cadastro Invoice
 
 
Ícone Inclir
 
 
Utilizado para cadastrar a Invoice no sistema
 
Ícone Atualizar
 
 
Utilizado para atualizar/salvar alterações realizados no cadastro da Invoice
 
Ícone Excluir
 
 
Utilizado para excluir o cadastro da Invoice do sistema
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para consultar a Invice do pedido no sistema
 
Ícone Próximo
 
 
Utilizado para navegar entre os registros do sistema
 
Ícone Carregar Proforma Fornecedor
 
 
Utiliado para anexar a Invoice  ao pedido/sistema
 
Ícone Visualizar Proforma Fornecedor
 
 
Utilizado para consultar a Invoice anexada ao pedido no sistema
 
 
Ícone Exporta CSV
 
 
Utilizado para gerar um download de um arquivo em Excel da Proforma
 
Para cadastrar a invoice do pedido:
 
·     Incluir no campo Processo sequência, o número da Proforma Cliente (gerado na tela IP509 anteriormente)
 
·     Selecionar o parâmetro Só produtos inf. (“Sim”), para que o sistema faça a sugestão somente dos produtos atrelados ao pedido/sequência
 
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Consultar para que o sistema carregue a sugestão na tela.
 
Figura 14: Tela IP510 – Cadastro Invoice
 
·     Informe no número da invoice emitida pelo Fornecedor no campo Invoice
 
·     Informe no campo Data invoice, a data de emissão da invoice
 
Para anexar a Invoice, clique no ícone Carregar proforma fornecedor , onde uma nova guia será aberta para anexar a invoice
 
Figura 15: Tela IP510 – Cadastro Invoice
 
·     Selecione o Banco onde será realizado o pagamento
 
·     Informar a Data de Embarque e também a Data de Destino
 
·     Informe o Tipo de Carga e também a quantidade de containers (FCL)
 
·     Informe no campo Frete internacional, o valor do frete
 
·     Selecione a Moeda do pagamento doo frete
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para validar as informações digitadas na tela.
 
5.5.1 Junção de Processos na Invoice
 
Caso surja a necessidade de realizar a alteração de uma Proforma fora do nível de cadastro, utilizamos a funcionalidade de unir processos.Para realizar a junção de dois processos (ou mais), utilizamos a tela IP509. É importante destacar que não é possível fazer essa junção com processos de diferentes tipos, ou seja, PRODUTO E MATERIAL.
 
Para unir os processos:
 
·     Informe no campo Processo/Seqquência um processo que esteja no nível de cadstro da Proforma
 
Após informar o campo, basta clicar sobre o ícone Consultar , para que o sistema retorne com as informações do processo.
 
Figura 16: Tela IP510 – Cadastro Invoice
 
·      No primeiro campo Processo/proforma, informamos o processo principal, ou seja, o que ainda está na faze de cadastro
 
·      No segundo campo Processo/proforma, informamos o processo que se deseja alterar
 
·     Selecionar o parâmetro Só produtos Inf
Após informar estes campos, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para a união dos processos. Na imagem acima a Proforma 351 virou a invoice, ou seja, a principal e nesta invoice virá também o processo 368.
 
O próximo passo, é relizar a alteração desejada, na tela SU716 - Digitação de Itens DI.
 
Figura 17: Tela SU716 - Digitação Itens DI