Análise de Crédito - Cliente


Sumário
 
 

1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a realização dos cadastros e consultas ao histórico de crédito do cliente.
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se a ao setor Financeiro, nos processos de análise de crédito de clientes.
 
3.Pré Requisitos
 
Pré-requisitos: N/A.
 
4.Fluxograma
N/A.
 
5.Procedimento                        
 
5.1 Crédito de Clientes 
 
ü Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
Nesta tela, consultamos os créditos que eventualmente os clientes tenham, além da análise de crédito do cliente. Ao acessar a tela, já será carregado pelo sistema a consulta dos clientes.  
 
Figura 1: Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
Para realizar uma consulta por um cliente específico, podemos utilizar algum dos filtros:
 
·     Nome do Cliente
 
·     CNPJ do Cliente
 
·     Código do Cliente
Informando algum dos campos, basta clicar sobre o ícone Consultar , para que o sistema retorne com a consulta consultada.
 
Figura 2: Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
Clicando sobre o código do Cliente, o sistema será redirecionado para outra tela, com as informações referente ao cliente consultado.
 
Figura 3: Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
 
No campo Acumular Valores por, temos as opções:
 
·      Acumular por Código de Cliente
 
Figura 4: Tela FN750 – Crédito de Clientes
·      Acumular por CNPJ
 
Figura 5: Tela FN750 – Crédito de Clientes
·      Acumular por CNPJ principal
 
Figura 6: Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
Nestas opções, o sistema consolida os valores de acordo com a opção escolhida.
 
Figura 7: Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
 
Ícone Enviar Email
 
 
Utilizado para enviar com as informções do cliente para um destinatário
 
Ícone Pedidos Reprovados
 
 
Utilizado para consultar um resumo dos pedidos reprovados
 
Ícone Títulos Pendentes
 
 
Utilizado para consultar um resumo dos títulos pendentes
 
Ícone Títulos Vencidas
 
 
Utilizado para consultar um resumo dos títulos vencidos
 
Ícone Títulos a Vencer
 
 
Utilizado para consultar um resumo dos títulos a vencer
 
Ícone Títulos Pagos
 
 
Utilizado para consultar um resumo dos títulos pagos
 
Ícone Análise de Créditos
 
 
Utilizado para consultar uma análise da situação financeira do cliente
 
Ícone Lucros e Perdas
 
 
Utilizado para consultar os lucros e perdas do cliente
 
Ícone Títulos por Portador
 
 
 
Utilizado para filtrar os títulos por determinados portadores
 
 
Ícone Títulos por Banco
 
 
Utilizado para consultar um resumo dos títulos por portador
 
 
 
 
Clicando sobre o ícone Próximo Cliente/Filial , navegará entre filiais caso o cliente consultado tenha filiais. Ou mudará para o próximo cliente.
 
ü Funções Adicionais
 
A.     Enviar Email com informação deste cliente
 
Clicando sobre o ícone Enviar Email com informação deste cliente, uma guia será exibida para que um email possar ser adicionado e enviado a um destinatário.
 
Figura 8: Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
Informando o Email, basta clicar sobre o ícone Enviar . Para adicionar mais de um Email, basta adicionar mais campos, clicando sobre o ícone Adicionar Email .
 
B.     Análise de Crédito
Clicando sobre o ícone Análise de Crédito , será exibido um histórico das analises de crédito referente ao cliente.
 
Figura 9: Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
C.     Lucros e Perdas
 
Clicando sobre o ícone Lucros e Perdas , o sistema exibirá uma guia, com as duplicatas que estejam contabilizadas como Lucros e Perdas.
 
Figura 10: Tela FN750 – Crédito de Clientes
D. Títulos por Portador
 
Clicando sobre o ícone Adicionar Portador, uma nova guia será exibida para que um portdor possa ser adicionado.
 
 
Figura 11: Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
E. Títulos por Portador
 
Clicando no ícone Títulos, referente aos portadores listados, será exibido um resumo com o títulos do portador.
 
Figura 12: Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
 
F. Bloqueios
 
Clicando sobre o ícone Bloqueios, o sistema exibirá uma guia, com os registros de bloqueio para o cliente.
 
 
Figura 13: Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
G. Títulos Pendentes, Vencidos, a Vencer e Pagos
 
Clicando sobre o ícone Títulos Pendetes, Vencidos, a Vencer ou Pagos, será exibido uma nova guia com um resumo dos títulos pendentes.
 
 
Figura 14: Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
Nesta nova guia, podemos consultar as duplicatas do cliente, acessando a tela FN1004, através do botão Ver Duplicatas , e também ver um detalhamento da ducplicara, clicando sobre o ícone Ver Ducplicata Detalhada .
 
Figura 15: Tela FN750 – Crédito de Clientes
 
H. Títulos  Vencidos
 
 
5.2 Cadastro/Crédito de Clientes                                   
 
ü Tela FN526 – Crédito Clientes
 
Nesta tela, realizamos os cadastros que alimentaram as estatísticas de crédito dos clientes, com o objetivo de formar um histórico, além de realizar o bloqueio/desbloqueio do cadastro cliente.
 
Figura 16: Tela FN526 – Crédito de Clientes
 
·     Cliente: Campo numérico para informar o código do cliente motivo do registro
 
·     Cheques sem fundo: Campo numérico para registrar a quantidade de cheques sem fundo
 
·     Débitos a representante: Campo numérico para registrar a quantidade de débitos concedidos pelo representante
 
·     Pagamentos Cartório: Campo numérico para registrar a quantidade de pagamentos realizado no cartório
 
·     Prorrogações: Campo numérico para registrar a quantidade de pagamentos com prorrogações, solicitou o cliente
 
·     Jurídico: Campo numérico para registrar a quantidade de cobranças, envidas para cobrança jurídica
 
·      Data: Campo formato data (dd/mm/aaaa), para informar a data do envio da cobrança para o Jurídico
 
·      Valor: Campo numérico para inserir o valor da cobrança enviada ao Jurídico
 
·     Motivo do Bloqueio: Campo formato lista, com os motivos de bloqueio do cadastro do cliente.
 
·     Lucros e Perdas: Campo numérico para informar a quantidade de títulos, enviadas ao portador de Lucro e Perdas
 
·     Protestos: Campo numérico para informar a quantidade de títulos protestados tem o cliente.
 
·     Pagamento Advogado: Campo numérico para informar a quantidade de pagamentos foi realizado através de Assessoria de Advogados.
 
·     Devoluções: Campo numérico para informar a quantidade de devoluções o cliente solicitou
 
·     Não aprovar pedido automático: Parâmetro para informar a necessidade das aprovações de pedido, não serem de forma automáticas por parte do Financeiro. Aprovação não automática, significa que uma pessoa do Financeiro, fará a análise de crédito do cliente.
 
·     Data: Preenchido automaticamente pelo sistema, toda vez que uma alteração for incluída
 
·     Usuário: Preenchido automaticamente pelo sistema, toda vez que uma alteração for incluída
 
·     Observação: Campo descritivo, para incluir observações de crédito no histórico do cliente
 
·     Limite Crédito: Campo informar um limite de crédito para o cliente em questão
 
Validade Seguro                                                                
 
Campo para liberar crédito, mediante um seguro a um valor assegurado em apólice.
 
·     De: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para inserir a data inicial da validade do seguro
 
·     Ação: Campo formato lista, com as opções Inc (Incluir), Alt (Alterar), Exc (Excluir), para definir uma ação
 
·     Até: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para inserir a data final da validade do seguro
 
·     Crédito Segurado: Campo numérico para inserir o valor do crédito segurado
 
Após incluir as informações, basta clicar no ícone Atualizar , para o sistema realizar a inclusão das informações, no histórico do cliente.
 
Para realizar uma consulta de um cliente específico, basta informar o código do cliente, e clicar no ícone Consultar . Para navegar entre os registros, basta use o ícone Próximo .