Análise de Crédito - Cliente
Sumário
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a realização dos cadastros e consultas ao histórico de crédito do cliente.
Este procedimento aplica-se a ao setor Financeiro, nos processos de análise de crédito de clientes.
N/A.
N/A.
5. Procedimento - Crédito de Clientes
📌 Tela FN750 – Crédito de Clientes
Nesta tela, consultamos os créditos que eventualmente os clientes tenham, além da análise de crédito do cliente. Ao acessar a tela, já será carregado pelo sistema a consulta dos clientes.

Figura 1: Tela FN750 – Crédito de Clientes
Para realizar uma consulta por um cliente específico, podemos utilizar algum dos filtros:
· Nome do Cliente
· CNPJ do Cliente
· Código do Cliente
Informando algum dos campos, basta clicar sobre o ícone Consultar
, para que o sistema retorne com a consulta consultada.


Figura 2: Tela FN750 – Crédito de Clientes
Clicando sobre o código do Cliente, o sistema será redirecionado para outra tela, com as informações referente ao cliente consultado.

Figura 3: Tela FN750 – Crédito de Clientes
No campo Acumular Valores por, temos as opções:
· Acumular por Código de Cliente

Figura 4: Tela FN750 – Crédito de Clientes
· Acumular por CNPJ

Figura 5: Tela FN750 – Crédito de Clientes
· Acumular por CNPJ principal

Figura 6: Tela FN750 – Crédito de Clientes
Nestas opções, o sistema consolida os valores de acordo com a opção escolhida.

Figura 7: Tela FN750 – Crédito de Clientes
Ícone Enviar Email |
Utilizado para enviar com as informções do cliente para um destinatário |
Ícone Pedidos Reprovados |
Utilizado para consultar um resumo dos pedidos reprovados |
Ícone Títulos Pendentes |
Utilizado para consultar um resumo dos títulos pendentes |
Ícone Títulos Vencidas |
Utilizado para consultar um resumo dos títulos vencidos |
Ícone Títulos a Vencer |
Utilizado para consultar um resumo dos títulos a vencer |
Ícone Títulos Pagos |
Utilizado para consultar um resumo dos títulos pagos |
Ícone Análise de Créditos |
Utilizado para consultar uma análise da situação financeira do cliente |
Ícone Lucros e Perdas |
Utilizado para consultar os lucros e perdas do cliente |
Ícone Títulos por Portador |
Utilizado para filtrar os títulos por determinados portadores |
Ícone Títulos por Banco |
Utilizado para consultar um resumo dos títulos por portador |
Clicando sobre o ícone Próximo Cliente/Filial
, navegará entre filiais caso o cliente consultado tenha filiais. Ou mudará para o próximo cliente.

📌 Funções Adicionais
A. Enviar Email com informação deste cliente
Clicando sobre o ícone Enviar Email com informação deste cliente, uma guia será exibida para que um email possar ser adicionado e enviado a um destinatário.

Figura 8: Tela FN750 – Crédito de Clientes
Informando o Email, basta clicar sobre o ícone Enviar
. Para adicionar mais de um Email, basta adicionar mais campos, clicando sobre o ícone Adicionar Email
.


B. Análise de Crédito
Clicando sobre o ícone Análise de Crédito
, será exibido um histórico das analises de crédito referente ao cliente.


Figura 9: Tela FN750 – Crédito de Clientes
C. Lucros e Perdas
Clicando sobre o ícone Lucros e Perdas
, o sistema exibirá uma guia, com as duplicatas que estejam contabilizadas como Lucros e Perdas.


Figura 10: Tela FN750 – Crédito de Clientes
D. Títulos por Portador
Clicando sobre o ícone Adicionar Portador, uma nova guia será exibida para que um portdor possa ser adicionado.

Figura 11: Tela FN750 – Crédito de Clientes
E. Títulos por Portador
Clicando no ícone Títulos, referente aos portadores listados, será exibido um resumo com o títulos do portador.

Figura 12: Tela FN750 – Crédito de Clientes
F. Bloqueios
Clicando sobre o ícone Bloqueios, o sistema exibirá uma guia, com os registros de bloqueio para o cliente.

Figura 13: Tela FN750 – Crédito de Clientes
G. Títulos Pendentes, Vencidos, a Vencer e Pagos
Clicando sobre o ícone Títulos Pendetes, Vencidos, a Vencer ou Pagos, será exibido uma nova guia com um resumo dos títulos pendentes.

Figura 14: Tela FN750 – Crédito de Clientes
Nesta nova guia, podemos consultar as duplicatas do cliente, acessando a tela FN1004, através do botão Ver Duplicatas
, e também ver um detalhamento da ducplicara, clicando sobre o ícone Ver Ducplicata Detalhada
.



Figura 15: Tela FN750 – Crédito de Clientes
H. Títulos Vencidos
📌 Tela FN526 – Crédito Clientes
Nesta tela, realizamos os cadastros que alimentaram as estatísticas de crédito dos clientes, com o objetivo de formar um histórico, além de realizar o bloqueio/desbloqueio do cadastro cliente.

Figura 16: Tela FN526 – Crédito de Clientes
· Cliente: Campo numérico para informar o código do cliente motivo do registro
· Cheques sem fundo: Campo numérico para registrar a quantidade de cheques sem fundo
· Débitos a representante: Campo numérico para registrar a quantidade de débitos concedidos pelo representante
· Pagamentos Cartório: Campo numérico para registrar a quantidade de pagamentos realizado no cartório
· Prorrogações: Campo numérico para registrar a quantidade de pagamentos com prorrogações, solicitou o cliente
· Jurídico: Campo numérico para registrar a quantidade de cobranças, envidas para cobrança jurídica
· Data: Campo formato data (dd/mm/aaaa), para informar a data do envio da cobrança para o Jurídico
· Valor: Campo numérico para inserir o valor da cobrança enviada ao Jurídico
· Motivo do Bloqueio: Campo formato lista, com os motivos de bloqueio do cadastro do cliente.
· Lucros e Perdas: Campo numérico para informar a quantidade de títulos, enviadas ao portador de Lucro e Perdas
· Protestos: Campo numérico para informar a quantidade de títulos protestados tem o cliente.
· Pagamento Advogado: Campo numérico para informar a quantidade de pagamentos foi realizado através de Assessoria de Advogados.
· Devoluções: Campo numérico para informar a quantidade de devoluções o cliente solicitou
· Não aprovar pedido automático: Parâmetro para informar a necessidade das aprovações de pedido, não serem de forma automáticas por parte do Financeiro. Aprovação não automática, significa que uma pessoa do Financeiro, fará a análise de crédito do cliente.
· Data: Preenchido automaticamente pelo sistema, toda vez que uma alteração for incluída
· Usuário: Preenchido automaticamente pelo sistema, toda vez que uma alteração for incluída
· Observação: Campo descritivo, para incluir observações de crédito no histórico do cliente
· Limite Crédito: Campo informar um limite de crédito para o cliente em questão
📌 Validade Seguro
Campo para liberar crédito, mediante um seguro a um valor assegurado em apólice.
· De: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para inserir a data inicial da validade do seguro
· Ação: Campo formato lista, com as opções Inc (Incluir), Alt (Alterar), Exc (Excluir), para definir uma ação
· Até: Campo formato data (dd/mm/aaaa) para inserir a data final da validade do seguro
· Crédito Segurado: Campo numérico para inserir o valor do crédito segurado
Após incluir as informações, basta clicar no ícone Atualizar
, para o sistema realizar a inclusão das informações, no histórico do cliente.

Para realizar uma consulta de um cliente específico, basta informar o código do cliente, e clicar no ícone Consultar
. Para navegar entre os registros, basta use o ícone Próximo
.


Esta documentação foi útil para você?