Topo Reutilizável - Manual do Usuário
×

Cadastro de Laudos e EPIs


Sumário
 

1.Objetivo
 
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para a realização do cadastro dos laudos PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
 
2.Campo de Aplicação
 
Este procedimento aplica-se ao setor Segurança do Trabalho, na aplicação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. 
 
3.Pré Requisitos
N/A
 
4.Fluxograma
N/A
 
5.Procedimento
 
5.1 Cadastro de Laudos e EPIs
 
Nesta tela, cadastramos os laudos do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, referente aos postos de trabalho.
 
Figura 1: Tela ST528 – Cadastro de Laudos e EPIs
 
 
 
Ícone Atualizar
 
 
Utilizado para Atualizar/salvar alterações realizadas em tela
 
Ícone Consultar
 
 
Utilizado para Consultar um cadastro de laudo no sistema
 
Ícone Próximo
 
 
Utilizado para navegar entre os registros do sistema
 
Ícone Exportar CSV
 
 
Utilizado para gerar um download de um arquivo Excel
 
Ícone Dados para PCMSO
 
 
Utilizado para Gerar Dados para o PCMSO em PDF
 
Ícone Importar Excel 
 
 
Utilizado para importar arquivos do PCMSO para dentro do sistema
 
Ícone Abrir Arquivos Importados PCMSO
 
 
Utilizado para acessar os arquivos importados do PCMSO
 
Ícone Imprimir Indicação de Troca de EPIs
 
 
Utilizado para gerar estatísticas do PCMSO
 
Para incluir um Laudo:
 
·     Selecionar o Posto de Trabalho referente ao laudo
 
Figura 2: Tela ST528 – Cadastro de Laudos e EPIs
 
·     Informe No campo Início, a data de início de validade do laudo
 
·     Informe no campo Encerramento, a data de encerramento da validade do laudo
 
·     Selecione o Tipo do de risco associado ao ensaio
 
·     Certifique que o campo Ação, esteja como Inc.  para incluir o laudo
 
·     Informe a Concentração/Intensidade do resultado do ensaio
 
·     Informe a Unidade de Medida, associada ao resultado do ensaio
 
·     Selecione a Técnica Utilizada para obtenção dos resultados
 
·     No campo Proteção Coletiva, selecione uma das opções: Não se aplica, Não implementa, Implementa
 
No campo Atividade, selecione uma atividade com exposição ao risco, caso tenha uma associada. Para realizar a pesquisa das atividades, basta clicar sobe o ícone Atividade Perigosa/Insalubre .
 
Selecionando o código, o campo será preenchido automaticamente.
 
Figura 3: Tela ST528 – Cadastro de Laudos e EPIs
 
Basta selecionar a atividade correspondente, marcando o checkbox.
 
·     Selecione caso exista, no campo Indicador Fator de Risco: Trabalhista ou Previdenciário
 
Figura 4: Tela ST528 – Cadastro de Laudos e EPIs
 
·     Selecione o Fator de Risco, associado ao posto de trabalho
 
·     Informe o Limite de Tolerância associada ao risco
 
·     Informe o Nível de Ação
 
·     Informe o Tipo de avaliação realizada para o risco
 
·     Informe se haverá Utilização de EPI
 
·     Informe também se o EPC eficaz
 
·     Caso haja insalubridade, selecionar o campo Insalubridade como ‘Sim’
 
·     Selecione se haverá Periculosidade
 
·     Selecione se haverá Aposentadoria Especial
Informe o Código do agende e-Social. Para pesquisar o código do agente, basta clicar sobre o ícone Atividade Perigosa/Insalubre . Selecionando o código, o campo será preenchido automaticamente.
 
Figura 5: Tela ST528 – Cadastro de Laudos e EPIs
 
Basta selecionar o código de acordo com o risco, clicando sobre o checkbox correspondente. Selecionando o código, o campo será preenchido automaticamente.
 
Após informar os dados do laudo, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para criar os registros.
 
5.1.1 Vincular EPI ao posto de Trabalho
 
Para criar o vínculo do EPI com o posto de trabalho:
 
Figura 6: Tela ST528 – Cadastro de Laudos e EPIs
 
·     Clicar sobre o ícone Cadastrar EPI, referente ao risco, onde uma nova guia será exibida
 
Figura 7: Tela ST528 – Cadastro de Laudos e EPIs
 
·     Selecionar o Equipamento de proteção individual utilizado
 
·     Certifique que o campo Ação esteja como Inc para Incluir
 
·     Selecionar os campos: EPC Eficaz, EPI Eficaz, Medida de Proteção, Uso Ininterrupto, Prazo de validade, Troca Periódica, Higienização como:
 
NA: Não Aplicável
S: “Sim”, quando for necessário
N: “Não”, quando não for necessário
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Confirmar , para gravar as informações do EPI.
 
Os parâmetros selecionados como “Sim” nesta etapa, serão transportados para a Tela ST1001 – Consulta e Impressão de PPP, aba Exposição.
 
Figura 8: Tela ST1001 – Consulta/Impressão de PPP