Cadastro de Usuário e Motivos de Manutenção
Sumário
Este procedimento tem como objetivo, prestar as orientações para o cadastro de usuários com prioridades nas ordens de manutenção, bem como cadastrar os motivos de manutenção, relacionando-os ao tipo de manutenção.
Este procedimento aplica-se ao setor de Manutenção nos processos de planejamento e controle das manutenções.
Pré-requisitos: Usuário criado no sistema
N/A
ü Tela MN575 – Cadastro de Usuário com Prioridade nas OM’S
Nesta tela, cadastramos os usuários que ao abrirem uma ordem de manutenção no sistema, serão tratados como prioridade na fila de ordens de manutenção, antes das outras ordens em aberto, levando em consideração sempre o motivo da manutenção e a prioridade.

Figura 1: Tela MN575 – Cadastro de Usuário com Prioridade nas Aberturas de OM'S
Legenda Ícones
Ícone Atualizar
![]() |
Utilizado para atualizar algum registro no sistema
|
Ícone Consultar
![]() |
Utilizado para consultar algum registro no sistema
|
Ícone Próximo
![]() |
Utilizado para navegar entre os registros do sistema
|
Ícone Limpar
![]() |
Utilizado para limpar os campos em tela
|
Para incluir um usuário na lista de prioridades:
· Informe o nome do usuário (nome.sobrenome)
· Certifique-se que o campo Ação esteja como Inc (Incluir)
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Atualizar
, para que o sistema realize o registro.


Figura 2: Tela MN575 – Cadastro de Usuário com Prioridade nas Aberturas de OM'S

Figura 3: Tela MN576 – Cadastro de Motivos de Manutenção
Legenda Ícones
Ícone Atualizar
![]() |
Utilizado para atualizar algum registro no sistema
|
Ícone Consultar
![]() |
Utilizado para consultar algum registro no sistema
|
Ícone Próximo
![]() |
Utilizado para navegar entre os registros do sistema
|
Ícone Limpar
![]() |
Utilizado para limpar os campos em tela
|
Para cadastrar os motivos:
· Informe um código para o motivo no campo Cod. Motivo
· Certifique-se que o campo Ação, esteja como Inc (Incluir)
· No campo Descrição, informe uma para a descrição do motivo
· No campo Prioridade, selecione uma prioridade de acordo com o motivo (Normal, Sem prioridade e Urgente)
· No campo Ativo, desativamos o motivo, caso seja selecionado a opção “Não” (nativo do sistema como "Sim")
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Atualizar
, para que o sistema realize o registro.


Figura 4: Tela MN576 – Cadastro de Motivos de Manutenção
ü Tela MN577 – Relacionar Motivos com Tipos de Manutenção
Nesta tela, relacionamos os grupos de manutenção, aos tipos de manutenção e motivos cadastrados na tela MN576 – Cadastro de Motivos de manutenção, criando a relação que vai nortear a abertura das ordens de manutenção na tela MN1002 -Controle de Ordens de Manutenção .

Figura 5: Tela MN577 – Relacionar Motivos aos Tipos de Manutenção
Para relacionar um motivo, a um tipo de manutenção:
· Selecione o tipo de manutenção no campo Tipo de Manutenção
· Selecione o Motivo da manutenção
· No campo Ação, certifique-se que esteja como Inc (Incluir)
· No campo Grupo de Manutenção, selecione o grupo responsável pelo tipo/motivo da manutenção
Após informar os campos, basta clicar sobre o ícone Atualizar
, para que o sistema realize o registro.


Figura 6: Tela MN577 – Relacionar Motivos aos Tipos de Manutenção