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Cancelamento da ARD (Têxtil)
 

 

Sumário

 
 

 

1.Objetivo

 
Este procedimento tem como objetivo, estabelecer a sistemática para realizar estorno de uma ARD, dentro do sistema. 
 
 

2.Campo de Aplicação

 
Este procedimento aplica-se ao módulo Comercial, aos setores Expedição, de Pós-Vendas, Contabilidade e Financeiro nas atividades de recebimento, digitação e aprovação das devoluções de mercadorias por dos clientes.
 
 

3.Pré Requisitos

 
Usuários criados no sistema, ARD Digitada, Devolução Realizada.
 
 

4. Fluxograma

 
N/A
 
 

5.Procedimento - Estorno Cancelamento de ARD - Normal

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FAQ — Cancelamento da ARD (Têxtil)
Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Qual o objetivo deste procedimento?

Estabelecer a sistemática para estornar (cancelar) lançamentos de ARD no sistema.

Em quais setores se aplica?

Módulo Comercial: Expedição, Pós-Vendas, Contabilidade e Financeiro no processo de devoluções.

Quais são os pré-requisitos?

Usuários cadastrados, ARD já digitada e devolução registrada no sistema.

Existe fluxo esquemático?

Não há fluxograma; siga os passos indicados nas telas DV515 e DV518.

Como estornar uma devolução normal?

Use a tela DV515 – Estorno Receb. Devol. Normal, informe ARD, cliente e motivo, depois clique em Atualizar.

Como acessar a tela de estorno normal?

Selecione DV515 no menu de atividades.

Quais campos preencher em DV515?

- Número da ARD
- Código do cliente
- Motivo: Erro de digitação NF

Qual motivo deve ser selecionado?

Selecione a opção Erro de digitação NF no campo motivo.

O que acontece ao clicar em Atualizar?

O sistema exclui o lançamento de recebimento de devolução normal.

Como estornar uma devolução especial?

Use a tela DV518 – Estorno Receb. Devolução Especial, preencha ARD, cliente e motivo, e clique em Atualizar.

Como acessar a tela de estorno especial?

Selecione DV518 no menu de atividades.

Quais campos preencher em DV518?

- Número da ARD
- Código do cliente
- Motivo: Erro de digitação NF

O que ocorre ao confirmar a operação?

O sistema exclui o lançamento de recebimento de devolução especial.

É necessário aprovar a ARD novamente?

Não. Após o estorno, refaça o lançamento completo da ARD, mas não é preciso nova aprovação.

Como relançar a ARD após estorno?

Insira novamente a ARD na tela de digitação normal, sem aprovar via relatório especial.

O que significa estorno de ARD?

É a reversão do recebimento de devolução, removendo os lançamentos financeiros e de estoque associados.

Posso estornar ARD antiga?

Sim, desde que o registro ainda exista e o usuário tenha permissão para acessar DV515/DV518.

 
📌 Tela DV515 – Estorno Receb. Devol. Normal
 
Para fazer o cancelamento do lançamento, basta obter as informações (ARD, cliente) e  acessar a tela DV515 -Estorno Recebimento Devolução Normal.
 
 
Figura 1: tela DV515 – Estorno de Recebimento de Devolução Normal
 
 
·     Informe o número da ARD
·     Informe o código do cliente
·     No campo motivo, selecionar a opção Erro de digitação NF
 
 
Figura 2: tela DV515 – Estorno de Recebimento de Devolução Normal
 
 
Após inserir as informações, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para que o sistema realize a exclusão do lançamento.
 
 

5.1 Estorno de Devolução Especial

 
📌 Tela DV518 – Estorno Recebimento Devolução Especial
 
Para fazer o cancelamento do lançamento, basta obter as informações (ARD, cliente) e acessar a tela DV518 -Estorno Recebimento Devolução Especial.
 
 
Figura 3: tela DV518 – Estorno de Recebimento de Devolução Especial
 
 
·     Informe o número da ARD
·     Informe o código do cliente
·     No campo motivo, selecionar a opção Erro de digitação NF
 
 
Figura 4: tela DV518 – Estorno de Recebimento de Devolução Especial
 
 
Após inserir as informações, basta clicar sobre o ícone Atualizar , para que o sistema realize a exclusão do lançamento.
 
 
NOTA
 
Deve ser realizado um novo lançamento completo da ARD, porém não vai necessário efetuar a aprovação da ARD novamente, pois a exclusão apenas exclui o lançamento e não o departamento.
 
 
 
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